Caros Amigos de janeiro nas bancas

Informamos que a nova edição da Caros Amigos já está nas bancas. Abordamos, com destaque, o forte processo de especulação da terra e dos imóveis urbanos nas cidades brasileiras, que aumenta o apartheid social e provoca efeitos danosos para as populações de menor renda.
A reportagem mostra que a ganância das incorporadoras não apenas eleva artificialmente os preços nas áreas nobres, inviabiliza a moradia até mesmo para setores da classe média, como também força o deslocamento de contingentes da população para núcleos residenciais longe dos centros urbanos – nos quais os moradores ficam isolados e despojados dos serviços públicos.
Outra reportagem debate o papel nefasto dos chamados programas humorísticos da TV, que, na ausência de melhor criatividade, procuram explorar nas piadas as situações que reproduzem e reforçam preconceitos contra segmentos da população, especialmente para atingir negros, índios, mulheres e gays. Em nome de uma pretensa “liberdade de expressão”, tais programas exploram a piada de mau gosto e o sensacionalismo barato.
Caros Amigos mostra que, diferentemente da omissão de muitos governos latinoamericanos, o governo de Cristina Kirchner, na Argentina, com a participação do Congresso Nacional e de setores do Poder Judiciário, decidiu enfrentar para valer os barões da mídia, aqueles poucos grupos que há anos monopolizam o sistema de comunicação do país. A nova lei de mídia estabelece a divisão equilibrada dos meios entre públicos, privados e estatais, e limita o número de concessões de rádio e TV para cada empresa.
Outras matérias tratam da organização de trabalhadores nas reservas extrativistas do Amapá, o novo status da Palestina na ONU, o projeto que procura integrar o futebol de várzea e os saraus de poesia e literatura, o papel do Estado na “cracolândia”, além de excelentes entrevistas com Maria Lucia Fattorelli , que analisa a dívida pública que consome o orçamento da União, e com o músico Marcelo Yuka, que fala sobre as operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro.
Além disso, encartamos nesta edição o fascículo 2 da série CUBA SEM BLOQUEIO, uma oferta especial para os leitores da revista.
Vale a pena conferir.
Hamilton Octavio de Souza
Editor
Participaram: Bárbara Vidal, Caio Zinet , Claudius, Débora Prado , Eduardo Sá , Eliane Parmezani , Eliete Negreiros , Frei Betto, Gabriela Moncau, Gershon Knispel , Gilberto Felisberto Vasconcell os, Guto Lacaz , João Pedro Stedile , Joel Rufino dos Santos , José Arbex Jr., Marcos Bagno, Mário Augusto Jakobskind , Mc Leonardo, Nina Fideles , Otávio Nagoya , Patrícia Monteiro, Paula Salati , Renato Pompeu, Sérgio Vaz, Tatiana Merlino.

Deixe uma resposta