O Canto das Três Raças, de Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte, é a pedida de um sábado para quem gosta e luta por mais liberdade. Na voz da Clara do Brasil:
Perceba — para quem nunca atentou — que a música fala sobre nossa ignorância (‘Ninguém ouviu’) sobre a opressão primeiro aos povos indígenas e, em seguida, aos negros escravizados barbaramente pelo brancos europeus.
A terceira raça é a branca (‘Fora a luta dos inconfidentes / Pela quebra das correntes’), também oprimida posteriormente pela elite política à época, a Coroa portuguesa.
A letra nos lembra ainda que alguns dos fatos históricos do Brasil tiveram pouca importância para uma verdadeira transformação da sociedade, marcando a dor dos trabalhadores até hoje explorados pela lógica perversa do sistema econômico altamente concentrador.
É uma maravilhosa aula de História e uma linda canção, mas apenas para aqueles que querem assistir e participar dela.
Jornalista, 40, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis em https://amzn.to/3ce8Y6h). Acesse o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0384762289295308.