Bóris Casoy, um serviçal do poder econômico é pego em flagrante delito

Qual a moral que tem o senhor Bóris Casoy depois de ser defenestrado em pleno noticiário? Casoy, um antigo militante do Comando de Caça aos Comunistas (CCC) saiu-se com a seguinte jóia do pensamento elitista ao ver e ouvir mensagem de dois garis desejando feliz ano novo aos telespectadores: “Que merda… Dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros! O mais baixo da escala do trabalho”. E ao fundo alguém gritou para avisar que o áudio estava no ar, interrompendo a reflexão de Casoy: “deu pau, deu pau”, ou seja, o áudio estava aberto, ou a merda estava feita.
No dia seguinte, o próprio Casoy pedia desculpas verbais pelo que tinha dito. De que adianta pedir desculpas e tudo ficar por isso mesmo? É o mesmo que o âncora tinha feito desmentindo sua participação no CCC nos anos 60. Desmentiu, mas na prática continuou defendendo os valores do Comando.
O episódio revelou uma faceta do pensamento de parte significativa da elite brasileira, que tem um profundo menosprezo aos trabalhadores de um modo geral, em especial aos que exercem atividades como a dos garis.
Casoy é um digno representante de um segmento das elites, de natureza racista e preconceituosa. É do mesmo time de um jornalista que escreveu um livro dizendo que no Brasil não há racismo e hoje na TV Globo cuida diretamente de todo o noticiário sobre o candidato preferencial da emissora, o senhor José Serra. Em outras palavras, tudo que sai sobre Serra na Rede Globo passa antes pelo crivo de Ali Camel, segundo informam espiões benignos.
É uma vergonha que a TV brasileira seja ocupada por profissionais de imprensa que babam ódio, como Casoy, a qualquer tipo de manifestação das classes populares. Volta e meia, o próprio âncora da Bandeirantes é acionado para criminalizar de forma grosseira o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e qualquer outro movimento social. Ele fala com satisfação, tal como um mlitante ativo do CCC nos anos 60.
Os comentários contra os movimentos sociais são exatamente da mesma natureza que as reflexões feitas por Casoy sobre os garis. É o real pensamento de parte da elite brasileira, que não se conforma com o fato de o Brasil e a América Latina estarem em processo de transformação.
Casoy e outros do gênero, como, por exemplo, Arnaldo Jabor, são pagos para babarem ódio contra tudo que se aproxima de movimentos que visam tornar o país mais justo e igualitário.
Por estas e muitas outras é preciso mostrar aos brasileiros que o manipulado noticiário jornalístico das principais emissoras de televisão faz parte do jogo da dominação. Nada é por acaso, mesmo a reflexão do senhor Casoy ao expor o seu verdadeiro pensamento de servidor incondicional do poder econômico.
O âncora poderá ser gradativamente jogado fora pela cúpula da Band, porque pega mal para ela mostrar uma verdade que diariamente os bi-shots midiáticos tentam maquiar de forma sofisticada para iludir os telespectadores.
Será que o Sinidicato de Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas não vão se pronunciar sobre um fato que fere a ética dos profissionais de imprensa?

7 comentários sobre “Bóris Casoy, um serviçal do poder econômico é pego em flagrante delito”

  1. Pois é, desmascarar o Sr. Boris só foi possível por um erro ao não desligar os microfones, com a cara de amigo dos brasileiros pobres e ferrenho defensor da justiça. Só desta forma, por erros, é que podemos ter a imagem real destas pessoas que têm todo este poder nas mãos: a mídia e a usam para mentir, enganar e trabalhar para que as coisas continuem a favor desta elite que não quer transformações. Será que o Sr. Boris vai continuar sendo exemplo de jornalista e jornalismo dignos para os filhotes da ditadura, vulgo CQC, da mesma emissora de Boris?

  2. Este comentário ouvido em off foi só uma síntese do que este jornalista despeja diariamente em nossos lares, já venho há muito questionando nas ruas o que fazem este e outros âncoras ininterruptamente nos jornais televisivos brasileiros. A máscara caiu, revelou-se o monstro que alimenta preconceitos em nossa sociedade.

  3. – E agora “Dr.” Boris Casoy?! Onde ficará sua já tão “impoluta credibilidade”?
    – E como será de agora em diante usado (se conseguir ainda usá-lo depois de tudo) a sua tão celebre e famosa (e agora CAPENGA) frase “ISSO É UMA VERGONHA!”?!
    – São Incríveis como as máscaras dos ditos “intocáveis” e “puros arcanjos” da “ÉTICA e MORAL BRASILEIRA” neste início de século 21 e juntamente com o advento da comunicação e a informação midiática fazem cair por terra hipócritas desse naipe!
    – É… Os tempos realmente mudaram “Dr.” Casoy! A interatividade, agora globalizada, é a maior e mortal das armas que uma sociedade cercada por pessoas do seu tipo pode ter!
    – E viva a internet! E viva os meios de comunicação que a cada dia estão mais interativos (YouTube), que é para onde transbordam todas as calhordices de pessoas do “seu tipo”!
    – Como posso classificar esse tipo de comentário? Nojento? Repulsivo? Desprezível? Preconceituoso? Arrogante? Discriminador? Podre? Cretino? Estúpido? Imbecil? Vil? Falso? Vergonhoso? Odioso? mal educado? Desprezível? Burro? Infeliz? Inconseqüente? Palerma? Cruel? Opressor? … Bem, dentre tantos outros adjetivos que poderiam ser usados, estes, porém, são apenas descrições e não julgamento, desse ato/atitude, transformado no áudio/fala em rede nacional!
    – Que pena “Dr.” Boris que só agora sua máscara caiu… E viva os lixeiros! “…que do alto de suas vassouras…”! Fizeram cair por terra mais um DRAGÃO da Mídia Nacional!
    – Rabino que rouba loja chique no exterior, políticos que ficam impunes de suas roubalheiras e jornalistas que falam o que quer, também ouvem o que não quer!
    – E no final, afinal, o que nos resta? Que atirem a primeira pedra quem nunca errou/pecou!?
    – Quem somos nós?! Somos todos hipocritamente humanos ao julgarmos e emitir juízo de valor?!
    – Em fim, todos nós merecemos perdão! Mas infelizmente, o perdão não faz apagar (do YouTube e de nossas mentes) as marcas que ficarão registradas para a posteridade!
    – Um lobo na pele de cordeiro?! Quem diria, heim “Dr.” Casoy?! Quem diria…Bem, eu diria! Você realmente nunca foi um Miss Simpatia, pelo contrário, do alto de seu pedantismo, qualquer comentário feito por vossa senhoria, se tornava imediatamente populista, falso e antipático.
    – Que me desculpem o juízo de valor e a crucificação de um “arauto” das comunicações em massa! Mas pelo menos esse, realmente culpado o é! Como todos perceberam em seu vídeo de desculpas formal e deveras esfarrapadas…
    – Sejamos então práticos nessas horas senhores! Solução?! Hora de apagar as luzes da ribalta e se aposentar “Dr.” Casoy! Não espere muito mais de nós após tamanha transparência em rede nacional! Sinta-se DEMITIDO e PROIBIDO de adentrar nossos lares.

  4. O ‘Estadão’ já fez coisa parecida com o próprio Lula numa ‘matéria’ vendida para o site MSN.com.br. Nele se explicava através de alguns ‘cálculos’ o quanto Lula ‘economizaria’ por morar no Palácio do Planalto e não precisar pagar por isso, por receber um salário e não precisar pagar comida, transporte etc A coisa vai nesse ‘nível’ de mesquinharia! ‘Estadão’ ou outro jornal da mesma ‘linha editorial’ faria isso com FHC, Aécio Neves, Serra?! Ora, se o cara foi eleito estava implícito q se ganhasse o cargo teria direito faria jus aos ônus mas tb aos bônus, mas a matéria maldosamente como que suspira nas entrelinhas algo de errado nisso, como se fosse quase uma apropriação indébita, como se Lula estivesse ‘calçando a bota larga’, como se dizia antigamente em mineirês castiço!

Deixe uma resposta