Bonde da Cultura relata viagem a São Paulo

Turma do curso do NPC reunida em São Paulo

Neste final de semana que passou (9, 10 e 11/11) o NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação) proporcionou uma experiência ímpar ao Bonde da Cultura e a todos que estiveram na viagem de encerramento do curso Vozes das Comunidades de 2012 a São Paulo. Foram momentos de integração e muita fraternidade entre uma juventude que acredita que pode promover mudanças através da COMUNICAÇÃO POPULAR.

Saudamos aqui com um carinho todo especial Vito Giannotti e Claudia Santiago, além de toda turma do curso.

Um breve relato:

Alunos em passeio na Escola Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP)

Assim que chegamos em Sampa passamos a noite na escola Florestan Fernandes (na cidade de Guararema). De manhã tomamos um maravilhoso café com direito até a deliciosas geleias feitas com frutas da própria horta da escola pelos brigadistas. Um espetáculo! Saímos dali com um acúmulo de conhecimento riquíssimo após conhecer os espaços e a organização da escola,que é um centro de formação política do MST, numa excelente palestra.

Emocionante visita ao Memorial da Resistência, em SP

Em seguida, fizemos uma memorável visita ao museu da Língua Portuguesa. Que museu lindo!!! Contudo, foi em uma passagem pelo Memorial da Resistência de São Paulo que passamos os momentos mais emocionantes da viagem. As histórias marcadas nas paredes da extinta delegacia do DOPS, e os relatos da experiência vivida por Vito Giannotti naquelas antigas celas, contados por ele próprio ali, nos tocaram e fizeram lembrar da violência nas favelas do Rio, onde pessoas ainda nos dias de hoje são torturadas e assassinadas brutalmente, assim como acontecia no período da ditadura militar no Brasil. Ali, neste memorial, muitos tripulantes dessa viagem choraram.

Ao sair dali fomos para a cidade de Osasco, para um centro de educação popular e fomos recebidos pelo camarada Cícero (amigo de luta da antiga do Vito). Foi uma noite de muita confraternização (com apresentações do Bonde e do Fiell), muito churrasco e música. Na linguagem do Vitão, “ Uma puta festa!!!” Depois da festa fomos para um hotel no centro de São Paulo, no Bairro da Liberdade onde nós dormimos (alguns, rsrsrsr).

"Vamos derrubar o sistema" vira hino de luta contra o capitalismo em frente à Bovespa

Pela manhã de domingo, tivemos uma SUPER AULA no centro antigo de São Paulo com o professor Neto. Mas isso foi depois de conhecermos a Feira da Liberdade, que é uma feira de tradições orientais, nesse bairro de imigrantes que ficamos. No caminho histórico fizemos ecoar o grito de ‘’Vamos derrubar o sistema!’’, que foi entoado com muita firmeza pela turma do curso em frente à BOVESPA, um grande símbolo do capital.

Por fim, pra fechar com chave de ouro, tivemos a imensa satisfação de conhecer a favela de Heliópolis e o louvável trabalho da Rádio Heliópolis, uma rádio comunitária que é um exemplo de comunicação popular. Ali tivemos a oportunidade de dar um papo pros nossos “manos” daquela favela.

Companheiro Marlon Natural, falando sobre o Bonde da Cultura na rádio Heliópolis

OBS*** Na viagem (tanto na ida, quanto na volta) e nos percursos das visitações da excursão o ambiente era animado e descontraído dentro do ônibus, o Bonde da Cultura e o Repper Fiell fizeram muito som junto com todos os outros tripulantes. A “turma do fundão” do ônibus cantava funk carioca da década de noventa, samba, além das canções do Bonde e do Fiell que embalaram o ambiente do busão, esses momentos também foram muito marcantes, além de muito(claro!), muito bate-papo.

O Bonde só tem a agradecer a todos e afirmar que JAMAIS esqueceremos essa viagem.
Rio, 14/11/2012, Bonde da Cultura.

 

2 comentários sobre “Bonde da Cultura relata viagem a São Paulo”

  1. Vozes das Comunidades 2012!!! Essa galera tá fazendo (e ainda vai fazer) muita história junto. Que as lembranças desses momentos fiquem na nossa memória para sempre. Os lugares, as falas, a energia, além de todo o aprendizado colocado ao nosso dispor fazem com que os idealizadores e realizadores desse curso(“fechado” com chave de ouro nessa viajem) recebam nossos parabéns e agradecimentos. Mas acredito que o que foi proporcionado de maior valor foi a integração entre uma galera que faz e aprendeu muito, mas muito mesmo, sobre comunicação popular junto de vcs.Quanto a isso, Npc, penso ser impagável. Mas posso prometer uma coisa, vou lutar para que seja colocado em prática tudo que reconheço(e foi muita coisa) ter aprendido sob a coordenação dos nossos excelentes mestres Vito Giannotti e Cláudia Santiago. Eu já vi muita gente oferecer e proporcionar algo pra favelado, mas pouquíssimas vezes com a intenção do empoderamento e capacitação real para as lutas do povo e sua organização.E vocês fazem isso com muita competência, essa é minha opinião. Na moral, pode contar comigo.Tô felizão, foi show de bola!!!PQP, que viajem do CARAL…!!!

Deixe uma resposta