Até o dia 31 de Maio, a Companhia Ensaio Aberto apresenta a peça “Sacco e Vanzetti”, no Armazém da Utopia, na Zona Portuária do Rio. A montagem, dirigida por Luiz Fernando Lobo e de autoria do argentino Mauricio Kartuan, retrata a prisão e o julgamento de dois imigrantes italianos, Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti, ambos acusados de roubo e homicídio nos Estados Unidos dos anos 20.
Desde aquela época a acusação foi vista como duvidosa, já que existiam fortes indícios da inocência dos dois imigrantes, que se identificavam como anarquistas. Suas atuações políticas pareciam ser a principal evidência para o julgamento, que ignorou os alíbis apresentados pelos réus, as testemunhas de defesa e até mesmo a confissão do crime por outro homem.
Em 1921, o sapateiro Nicolau Sacco e o vendedor de peixes Bartolomeu Vanzetti foram condenados à morte. O caso teve repercussão internacional e a pena provocou uma onda de manifestações e greves pelo mundo, inclusive no Brasil, com registros de protestos em Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.
A execução foi adiada por quase seis anos, até que em 1927, Sacco e Vanzetti foram mortos na cadeira elétrica. O espetáculo, realizado pela primeira vez no Brasil e 94 anos depois dos acontecimentos, reafirma que as histórias de todos aqueles que ousaram lutar por um mundo melhor não serão esquecidas.


SERVIÇO
Datas e horários: Sextas às 21 horas e Sábados e Domingos às 19h
Endereço: Av. Rodrigues Alves, Armazém 6 – Cais do Porto
Mais informações: publico@ensaioaberto.com

Pingback: Alunos de comunicação popular do NPC assistem à peça Sacco e Vanzetti, no Rio | NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação