Aprenda a publicar matérias neste site!!!

Por Soraia e Rai

O que parece um bicho de sete cabeças aos poucos se torna um bichinho de estimação. Foi com esta sensação que a turma de internet avançada terminou a aula da última quarta-feira (27). Do começo ao fim ter vontade de aprender significa que vamos errar e para isso agora todos sabemos que salve o ctrl z.

Para essa caminhada é preciso entender que um site tem duas linguagens a do HTML cheia de simbolos e significados não muito comuns e a que vemos ao abrir o site, visual. É lógico que na prática tudo é muito mais específico, por isso a orientação é bater um bapo e tomar um café com o Alan Tygel.

O primeiro passo é pedir para alguém já cadastrado criar um nome(login) e uma senha. É importante que esteja habilitado como administrador, pois devido a “hierarquia” tradicional como assinante você não poderá fazer nenhuma modificação.

Pronto, com login e senha em mãos entre no site vozesdascomunidades.org.br/ wp-admin, insira seu login e senha e do lado esquerdo confira painel e post. Na sequencia, clique em adicionar um post, pense em um título e coloque na caixa superior, a dica é deixar o título por último, pois terá as informações da matéria mais claras em sua cabeça e isso facilitará a pensar em um título mais criativo e atraente, vamos pensar na Claudinha e Tati explicando sobre o cotidiano da notícia.

Comece seu texto e mande ver, mas se por acaso achar importante destacar alguma palavra ou assunto pode colocar um link, clicando sobre a palavra e no ícone com uma corrente, ele pedirá a palavra e o link que você pode colar do endereço da página da internet.

Agora você tem texto e título que tal pensar numa foto maneira para ilustrar sua informação. Para isso, basta colar a foto sobre o texto ou salvar a foto no computador e depois ir no upload/inserir e buscar a foto escolhida. Se precisar ajustar clique sobre a foto e novamente sobre um ícone que aparecerá a esquerda como se fosse uma foto, lá você pode ajustar centro, esquerda ou direita e na configuração avançada ainda definir o espaço de distância entre foto e texto.

Com o texto lindo, foto e título vamos definir a categoria no canto direito, é como se fosse a editoria que a Claudia tantas vezes explicou e ajuda a reunir as matérias por assuntos. Na sequencia, vamos facilitar a busca do leitor selecionando uma palavra como palavra-chave para ajudar a encontrar informações sobre o assunto, o nome dado para isso é tag e para listar a tag basta verificar uma opção abaixo da categoria, fácil assim.

Agora, basta publicar, clicando numa caixa superior direita azul e convidar os colegas para aprender mais sobre o assunto, afinal de contas tudo que é publicado aqui é para ser compartilhado, utilizado, criticado e quem sabe aplaudido!

Deixe uma resposta