Há mais de três anos a Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência vem atuando contra a violência e a corrupção policial e as sistemáticas violações de direitos nas comunidades pobres do Rio de Janeiro. Denunciando, no Brasil e no exterior, casos de violações e toda a estrutura e política de violência do Estado.
Estimulando e apoiando a atividade e a organização próprias de familiares de vítimas e moradores de comunidades, no sentido de encaminharem denúncias, acusações criminais e mobilizações. Dando combate cultural e ideológico às concepções reacionárias e preconceituosas que buscam justificar o desrespeito às favelas e a política de segurança violenta e militarizada. Participando, junto com outros movimentos e organizações sociais, de lutas, campanhas e mobilizações que buscam atacar as causas da desigualdade e opressão.
Nestes anos, começamos a montar uma pequena estrutura de apoio à nossa luta: um escritório com infra-estrutura mínima, telefone, site na Internet. Entretanto, as demandas e compromissos gerados por nossa atuação são hoje muito maiores, e essa estrutura de apoio é claramente insuficiente. A grande maioria de nossos militantes são moradores de favelas e bairros populares, que muitas vezes não têm as condições mais elementares para cumprir suas tarefas de luta: locomover-se, telefonar, alimentar-se fora de casa, etc. Por outro lado, temos também falta de recursos para manter e ampliar nossa estrutura de uso comum: nosso escritório e meios de comunicação.
Finalmente, os grupos organizados de familiares, sobreviventes e moradores de favelas, apoiados pela Rede, necessitam de voluntários com conhecimentos específicos para desenvolverem suas atividades.
Sabemos que a Rede conta hoje com inúmeros simpatizantes, aliados e potenciais apoiadores, e estamos nos dirigindo a todas e todos no sentido que colaborem mais efetivamente com nossa luta. Seja individualmente, seja de maneira informal, ou através de projetos e iniciativas mais formais. Indicamos abaixo as diversas formas dessa colaboração:
1) Contribuição para as necessidades financeiras/materiais da Rede:
- Adquira e divulgue o documentário “Entre Muros e Favelas”. A cópia em DVD e VHS custa R$ 15,00 para entrega em mãos ou R$ 25,00 para envio pelo correio. Para fazer pedidos entrar em contato por email comunicacao.rede@gmail.com, ou pelos telefones (21) 2210-2906 ou 9388-5060. Para envio pelos correios, é preciso depositar o valor em conta-corrente (ver abaixo);
- Faça uma assinatura anual do nosso boletim que será lançado em breve;
- Deposite contribuições voluntárias em nossa conta corrente: Banco Unibanco, agência 0199, Conta: 116581-0;
- Adquira créditos para nosso celular de uso comum;
- Seja parceira(o) da Rede em projetos para sustentação das necessidades de atuação de nossos militantes (transporte, alimentação, comunicação);
- Seja parceira(o) da Rede em projetos para sustentação de nossa estrutura de uso comum (aluguel e taxas do escritório, contas de telefone fixo e acesso à Internet).
2) Aquisições e/ou doações de equipamentos e materiais de escritório:
- Computador desktop;
- Computador portátil;
- Impressora;
- Fax;
- Televisor;
- Projetor;
- Filmadora;
- Mesas de escritório;
- Estante;
- Cadeiras;
- Geladeira pequena;
- Papel, cartuchos de tinta de impressora e outros materiais de escritório.
3) Trabalhos e atividades voluntárias nas seguintes áreas:
- Direito;
- Psicologia;
- Assistentes sociais;
- Comunicação, Editoração e webdesign;
- Arquivologia (para organizar a grande quantidade de recortes, publicações e documentos que temos);
- Traduções (inglês, espanhol, francês, alemão e outras)
4) Outras formas de colaboração:
- Doação de livros para nossa biblioteca;
- Assinatura de jornais e periódicos para uso coletivo da Rede
Entre em contato conosco:
- Rua Senador Dantas, 20, sala 1407 – Centro – Rio de Janeiro – CEP 20031-203;
- Telefone: (21) 2210-2906;
- E-mail: redecontraviolencia@uol.com.br
- Lista de discussão: redecontraviolencia@grupos.com.br
- E-mail da Comissão de Comunicação: comunicacao.rede@gmail.com
- Site: www.redecontraviolencia.org