AGENDA NPC 2012: a importância da comunicação na disputa de hegemonia

O tema da Agenda do NPC de 2012 é a Comunicação dia a dia. Este é um dos assuntos fundamentais trabalhados pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, entidade que há 17 anos vem defendendo a centralidade da mídia na disputa diária de hegemonia e na construção de uma sociedade outra: igualitária, socialista, de e para todos. Além desse tema, a publicação já tratou de outros assuntos, como as lutas das mulheres e a história da luta dos trabalhadores do Brasil.
Já faz muito tempo que as agendas do NPC têm sido procuradas por estudantes, professores e militantes de lutas sociais do Brasil inteiro. Mais do que organizar as tarefas em dias, semanas e meses, o livro-agenda tem servido como um importante instrumento político de formação e de conscientização. Todos os dias são apresentadas duas ou mais notícias relacionadas ao tema principal. Há, por exemplo, registro de lançamentos de jornais, livros, cartilhas, revistas e programas de rádio ou TV que tenham contribuído para uma maior circulação das ideias da esquerda em todo o Brasil. Também são noticiados comícios, manifestações e protestos organizados para defender a democratização do acesso e da produção de informações.
Na abertura de cada mês, a agenda traz textos sobre diversas áreas da comunicação contra-hegemônica, como as imprensas sindical, anarquista, comunista e alternativa; as rádios e jornais comunitários; e materiais do movimento negro e das mulheres. Também são apresentadas publicações da esquerda brasileira, como o Jornal Sem Terra, do MST; a revista Caros Amigos; e as charges do ilustrador Carlos Latuff, conhecido por dedicar sua arte às lutas sociais e sindicais do mundo inteiro. A publicação destaca, ainda, importantes mudanças na área da comunicação em curso na América Latina. Enquanto no Brasil muito pouco tem sido feito para combater a concentração dos meios, países vizinhos como a Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina vêm combatendo frontalmente o monopólio privado da mídia, fortalecendo a comunicação estatal. A criação do canal Telesul é um importante exemplo neste sentido, como reforça um dos textos da agenda.
A apresentação esclarece que “esta agenda quer ser um instrumento para os que disputam hegemonia na sociedade, a serviço da classe trabalhadora. De todos os trabalhadores: do bancário ao metalúrgico, do engenheiro ao ambulante, do funcionário público ao camponês”. Agindo em conjunto com jornais, cartilhas, programas de rádio e páginas na Internet, a Agenda NPC 2012 é mais um instrumento para a construção da Comunicação, dia a dia, dos trabalhadores.
A Agenda NPC de 2012 custa R$ 20,00. Informações pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br ou pelos telefones (21)2220-5618 e 2220-4895.

Deixe uma resposta