Aconteceu no I festival periferias em cena

O Curso de Formação de Agentes Culturais Populares, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), promoveu no dia 27 de agosto de 2011 (sábado), de 9 às 19h, no Campus Maracanã, o I Festival Periferias em Cena. O evento foi organizado e produzido pelos próprios alunos, onde apresentaram atividades e práticas culturais que desenvolvem no seu cotidiano, como trabalho de conclusão do curso.

O Festival contou com presença de Luis Edmundo Aguiar representando o Ministério da Educação (MEC), Rafael Almada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Cristiano Ponte, pela Direção do campus Rio de Janeiro do IFRJ, na mesa de abertura. Todos parabenizaram a iniciativa da Coordenadora Pâmella Passos e os demais integrantes da coordenação do curso na busca por fortalecer iniciativas artísticas e culturais oriundas das periferias e favelas cariocas. Também apontaram o estreitamento entre o IFRJ e os sujeitos que produzem, divulgam e vivenciam a cultura popular, como a concretização de uma política pública que busca valorizar a diversidade cultural, a democratização das instituições públicas, bem como a descentralização da produção de bens culturais.
Também contou com a presença de representantes da Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico (PROET) do IFRJ, da Professora Adriana Facina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e idealizadora do curso, além de pessoas oriundas de várias favelas do Rio de Janeiro como Complexo do Alemão, Rocinha, entre outras.
A diversidade das atividades apresentou-se como determinante para o sucesso do I Festival Periferias em Cena que contou com apresentação de vídeo produzido pelos alunos, a partir da visita técnica ao Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, além de depoimentos sobre o impacto do curso em suas vidas e atividades profissionais; mostra de fotos; cromoterapia; esquetes; sarau, dança e futebol, realizados por artistas com deficiência que emocionou todos os presentes. E como fechamento, a realização da Roda de Funk, pelo grupo da Associação de Profissionais e Amigos do FUNK (APAFUNK) que uniu, por meio da música, diferentes gerações.

Como estratégia para a troca e discussão dos agentes culturais populares que vem se formando desde a primeira turma realizada pela UFF, a Coordenação atual do Curso de Formação de Agentes Culturais Populares firmou como compromisso, a realização do Fórum Periferias em Cena a ser realizado semestralmente no IFRJ.

Um dos produtos do curso foi a produção de uma cartilha de elaboração e execução de projetos para agentes culturais populares. Distribuída gratuitamente e disponível para donwload, a cartilha explica o passo a passo de como montar, executar e prestar contas de um projeto. Assim, o objetivo é contribuir na democratização e autonomia na submissão de projetos culturais aos editais de fomento. Baixe sua cartilha no aqui.
(*) Mais informações em: http://periferiasemcena.wordpress.com/

Um comentário sobre “Aconteceu no I festival periferias em cena”

Deixe uma resposta