Primeira mostra competitiva na Rocinha recebe inscrições. O evento terá dez dias de cinema na praça e outras atividades como oficinas, fórum e debate.
Pela primeira vez na Rocinha, localizada no Rio de Janeiro, acontecerá uma mostra audiovisual competitiva. Na favela, para a favela e com a favela, esse é o objetivo do 1⁰ Cine Favela Festival: a favela e os 450 anos do Rio de Janeiro, que até oito de maio recebe inscrições de produtores e pessoas físicas pelo site: www.cinefavelafestival.com.br. Todas as obras selecionadas serão exibidas em junho, na praça Ailton Rosa.
O 1⁰ Cine Favela Festival é inspirado nos 450 anos da Cidade Maravilhosa e realizado pela TV Tagarela em parceria com a EntrePontos, com o patrocínio da Prefeitura do Rio pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento promoverá dez dias de exibição de filmes competitivos, oficinas de experimentos audiovisuais, mesa de debates, fórum “audiovisual e favela” e exercícios de câmera aberta (o espectador passa a ser um entrevistado, expondo sua opinião sobre a obra audiovisual assistida). Todo o evento é gratuito.
“Vamos levar às telas temas conceituais do dia-a-dia do espectador e contribuir para democratizar o acesso à informação, promover discussões culturais diversas e estimular a produção de conteúdo audiovisual. Queremos celebrar a cultura e o lazer a partir da promoção de um festival de cinema inédito”, diz Kleber Rodrigues, um dos coordenadores do projeto.
Poderão participar as obras que tenham a favela como tema principal ou secundário, em diferentes plataformas (digital, celular etc.), formatos e linguagens (web-vídeos, curta-metragem, longa-metragem ou vídeo-mapping), sem critério de minutagem ou ano de realização. A Mostra ocorrerá de 10 a 19 de junho, das 19h às 23h, e encerrada no dia 20, às 16h. No último dia, autoridades, especialistas e lideranças comunitárias estarão reunidas para uma mesa redonda com o tema “Acesso à cultura na favela: como, quando, onde e para quem?” e logo depois, a cerimônia de premiação, finalizando com um pocket show voz e violão.
Os prêmios serão divididos em dez categorias: melhor curta documentário, melhor curta ficção, melhor média/longa documentário, melhor média/longa ficção, melhor videoclipe musical, melhor obra experimental, melhor animação, melhor obra favela ontem, melhor obra favela hoje e o Prêmio Eduardo Coutinho – Melhor Obra Júri Popular.
SERVIÇO:
1⁰ Cine Favela Festival: as favelas e os 450 anos do Rio de Janeiro
13 de abril a 08 de maio de 2015 – Inscrições pelo site e correio para participação
25 de maio de 2015 – Resultado dos Selecionados no Site Cine Favela Festival
10 a 19 de junho – Mostra Competitiva Cine Favela Festival, a partir das 19h.
11,15 e 17 de junho às 17h – Oficina Experimentos Audiovisuais – Inscrições antes das oficinas.
19 de junho, às 21h – Fórum “Audiovisual e Favela”
20 de junho às 16h – Mesa Redonda “Acesso à cultura na favela: como, quando, onde e para quem?”, logo depois encerramento.
Local:
Praça Ailton Rosa Auto-Estrada Lagoa-Barra, Rocinha (logo após o túnel Zuzú Angel).
Informações:
www.cinefavelafestival.com.br; e-mail: inscricao@cinefavelafestival.com.br
Assessoria de Imprensa: Landa Araújo (landaaraujo@gmail.com) – (21) 97236-0089
Prezado atendimento, boa semana.
O Vozes das comunidades é uma organização ideologicamente,
atuante na politica ? Digo, que também, tenho minha filosofia politica
para visão do mundo. Mas, enquanto militante politico, também tenho
pensamento pró geração de recursos dai, buscar parceria de
debater esse ideal e saber como chegar a todas as comunidades
faveladas(?), Mediante, essa exposição, fico a querer mais
detalhes e/ou se é possível , sonhar e agir juntos. Atenciosamente,
companheiro José Perazzo