Lula Day: 75 anos do ex-presidente são celebrados com atividades no Brasil e no exterior

A segunda edição do Lula Day está marcada para iniciar no próximo sábado (24). O evento comemora o aniversário de 75 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma extensa programação nacional e internacional entre os dias 24 e 27 de outubro.

As atividades, organizadas pelos Comitês Lula Livre dentro e fora do Brasil, têm o intuito de celebrar a vida e a contribuição do ex-presidente, mas também de exigir sua liberdade plena e a restituição de seus direitos políticos. Neste ano, a edição ocorre em diversos países como Itália, Canadá, Portugal, França, China, Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Alemanha, Espanha, Israel e Suécia.

“A data tem a intenção de promover os direitos da classe trabalhadora, representados por Lula desde sua atuação como líder sindical, e de estimular ações em prol da justiça social, diversidade, responsabilidade socioambiental, fortalecimento da democracia e paz entre os povos; práticas fomentadas por ele durante sua trajetória como presidente do Brasil e como um dos líderes globais mais populares de todos os tempos”, diz nota do Comitê Lula Livre.

Final de semana

programação global do Lula Day se inicia no sábado, na Catalunha (Espanha). No Brasil, está marcada uma manifestação em Florianópolis, com colocação de faixas na Catedral e depois na ponte Hercílio Luz. No mesmo dia, em São Paulo, coletivos irão fazer projeções com imagens na zona oeste da cidade.

Já no domingo, as principais comemorações e atos concentram-se fora do Brasil. Em Ravenna (Itália), haverá um encontro com políticos locais e discussão sobre o lawfare contra Lula. Em Nova Iorque (EUA), serão duas atividades: o coletivo Alerta fará uma entrevista com os jornalistas Brian Meir e David Griscom, e a Amsterdam Collective Casa de Cultura, no bairro do Harlem, apresentará a Segunda Exibição Anual Lula Day-Arte e Resistência.

Ainda no mesmo dia, na Suíça, o Comitê Lula Livre Genebra realiza a Homenagem ao Legado e Resistência Internacional pela Plena Liberdade de Lula. A atividade virtual contará com a participação do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), de Suzete De Paiva Kourliandsky, da associação Alma Paris, e do secretário Geral de IndustriAll Global Union Valter Sanches, entre outros nomes.

Na segunda-feira (26), na Bélgica, a artista plástica Inêz Oludé da Silva apresentará virtualmente o projeto perpétuo “1000 Pássaros para Lula” e “Poemas para a Paz”, uma homenagem às crianças “sem terrinha” e “sem casinha” do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Aniversário de Lula

Na terça-feira (27), dia oficial do aniversário de Lula, haverá uma programação especial. Diversas capitais brasileiras promoverão um “abraço a distância”, por conta da pandemia de covid-19, para homenagear o ex-presidente.

Em Maceió, a militância se reúne em ato simbólico em frente ao antigo Produban, no centro da cidade, com bolo e faixas. A mesma homenagem será feita em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres, e em Goiânia, no Setor Central. Em Vitória, haverá uma serenata na sacada do hotel na Praça Vermelha, com oficinas entre 12h e 15h.

No Distrito Federal, o Comitê Lula Livre realiza o ato “Anula STF”, em frente ao Supremo Tribunal Federal, exigindo a votação do habeas corpus do ex-presidente. No final do dia, um programa especial será exibido nas redes sociais do Comitê, do Instituto Lula e do PT.

Em entrevista ao portal Opera Mundi, Amanda Lisboa, que faz parte da equipe organizadora do evento, disse que o Lula Day é um momento para reafirmar os legados do ex-presidente. “Através de debates entre acadêmicos, ativistas, analistas políticos e lideranças sociais em diversos países, o Lula Day pretende ampliar o entendimento em torno da importância de avanços, como os que Lula propiciou para a população”, afirmou.

Fonte: Rede Brasil Atual

 

Deixe uma resposta