Tornar-se e ser (por Osho)

“A fonte original de toda tensão é tornar-se. O indivíduo está sempre tentando ser algo; ninguém está tranqüilo consigo mesmo tal qual é. O não ser é aceito, o ser é negado e algo mais é tomado como um ideal no qual se transformar. Assim, a tensão básica é sempre entre aquilo que você é e aquilo que você ambiciona vir a ser.

Você deseja tornar-se algo. A tensão significa que você não está satisfeito com o que você é e você ambiciona ser o que não é. A tensão é criada entre estes dois. O que você deseja se tornar é irrelevante. Se quiser se tornar rico, famoso, poderoso, ou mesmo se quiser ser livre, liberado, ser divino, imortal, mesmo se você ambiciona a salvação, moksha, também a tensão estará ali.

Qualquer coisa que seja desejada como algo a ser satisfeito no futuro, contra você como você é, cria tensão. Quanto mais impossível o ideal é, maior a tensão tende a ser”.

Este trecho encontra-se no livro Meditação, a arte do êxtase. Alude a um mecanismo interior de não aceitação de si mesmo, que está na base de muita infelicidade. A educação deve conduzir, ao contrário, a uma aceitação total e profunda da pessoa humana exatamente como ela é, como cada um de nós é.

Deixe uma resposta