Pouca gente associa o Semiárido brasileiro à ideia de floresta. A imagem mais comum é a de solo rachado, vegetação rala e longos períodos sem chuva. Mas, em áreas onde o processo de desertificação já dava sinais claros de avanço, agricultores estão provando que esse destino não é inevitável. Em vez de abandonar a terra ou insistir em modelos que esgotam o solo, eles passaram a copiar o funcionamento da própria natureza e os resultados começaram a aparecer em tempo surpreendentemente curto.
Campo
Reforço ao setor primário-exportador pode implodir processo de reindustrialização brasileira, segundo analistas. Flora Villela / Brasil de Fato / Belo Horizonte (MG), 28.jan.2026 – 16:25 Os blocos econômicos Mercosul e União Europeia concluíram, neste mês, a…
TEMPO DE NATAL, JESUS, OS MAGOS E FOLIA DE REIS Por Gilvander Moreira [1] No Evangelho de Mateus, em Mt 2,1-12, é uma narrativa da visita de magos a Jesus recém-nascido, passagem exclusiva das comunidades…
Liderança do MST associa crise do capitalismo norte-americano à retomada da Doutrina Monroe nos governos latino-americanos. Redação Opera Mundi / São Paulo, 19 de dezembro de 2025, às 15:00 Os Estados Unidos estão em uma crise…
Evento discutiu reforma agrária popular e os efeitos do capital energético no semiárido. Redação do Brasil de Fato – João Pessoa (PB), 28.out.2025 às 15h04 No último fim de semana (de 23 a 26/10), a…
Na Semana Mundial da Alimentação, o Bem Viver traz o debate sobre quem produz e quem consome em uma entrevista com o MST. Leonardo Fernandes e Marina Duarte de Souza / Brasil de Fato (Brasília – DF),…
Realizado no Vale do São Francisco, o encontro conectou ciência, saberes populares e políticas de justiça climática. Daniel Lamir / Brasil de Fato, 18.out.2025 às 16h30 Em Juazeiro, no norte da Bahia, o lema “Agroecologia, Convivência…
Proposta de marco legal das comunidades tradicionais será apresentada ainda em 2025: ‘Único caminho para adiar o fim do mundo’. Carolina Bataier / Brasil de Fato, 13.out.2025 às 05h00 Decreto para estabelecer demarcação e reconhecimento…
Dados do IBGE confirmam sucesso das políticas do governo, que livrou mais 2,2 milhões de lares da fome em 2024. Resultado reafirma liderança global do presidente Lula no combate à pobreza. O Brasil celebra uma…









