Todos às ruas contra Belo Monte

No dia 20 de agosto, sábado, o Brasil vai às ruas para protestar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
O projeto Belo Monte é um exemplo cabal de ineficiência energética (produzirá, em média, apenas 39% da eletricidade que promete), é absurdamente caro (cerca de R$ 30 bilhões, dos quais 80% são dinheiro do povo, a ser desembolsado pelo BNDES), e foi imposto pelo governo através de um processo brutal de sucessivas violações da legislação e da Constituição nacionais, e de acordos e tratados internacionais.
Acima de tudo, porém, o projeto de Belo Monte vai arrebentar com a vida dos povos, da fauna e da flora do Xingu, destruindo e secando parte de um dos mais belos e ricos rios do mundo, e transformando a região em terra arrasada. Não é à toa que Altamira foi campeã de desmatamento nesse primeiro semestre.
As máquinas já estão escavando o solo nas cercanias das barrancas do Xingu, mas não é tarde para silenciar seus motores! Unido, o povo brasileiro dirá ao governo o que pensa de Belo Monte!
Até agora, temos noticias de que Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, João Pessoa, Porto Velho, Belém e Santarém protestarão contra a usina. Outras cidades devem se juntar a essa corrente até o dia 20.
Mundo afora, manifestantes demonstrarão sua solidariedade com os povos do Xingu no dia 22, em frente a embaixadas e consulados brasileiros. Até o momento, ha confirmação de protestos na Austrália, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Iran, Holanda, Portugal, Escócia, Taiwan, Turquia, Estados Unidos, México e País de Gales.
SOLICITAMOS A TODOS QUE TENHAM INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE CIDADES, PAÍSES, LOCAIS E HORÁRIOS DE PROTESTOS E CONCENTRAÇÕES, QUE ENVIEM PARA O E-MAIL campanhaxingu@gmail.com.
SOLICITAMOS A TODOS QUE FIZEREM FOTOS, VIDEOS E DEMAIS REGISTRO DAS MANIFESTAÇÕE, QUE ENVIEM PARA OS CONTATOScampanhaxingu@gmail.comXingu Vivo no Facebook@xinguvivo.
Abaixo, as informações disponíveis até o momento:

20 de agosto (sábado)

Cidade Local Hora No Facebook
Belém (PA) Praça da República, em frente ao Teatro da Paz rumo ao Ver o Peso 8h30 Confirme sua participação
Brasília (DF) Em frente ao congresso nacional 14h Confirme sua participação
Fortaleza (CE) Praça José de Alencar 13h Confirme sua participação
João Pessoa (PB) Feirinha de Tambaú 14h Confirme sua participação
Recife (PE) Praça do Derby 14h Confirme sua participação
Rio de Janeiro (RJ) Posto 4, na Av. Atlântica em Copacabana 14h Confirme sua participação
Salvador (BA) Praça Campo Grande, até a Praça Municipal 14h Confirme sua participação
Santarém (PA) Praça da Matriz, com caminhada pela orla da cidade até o ‘Mascotinho’ 18h Confirme sua participação
São Paulo (SP) Av. Paulista, em frente ao MASP 13h Confirme sua participação

(*) Divulgação da página www.xinguvivo.org.br

3 comentários sobre “Todos às ruas contra Belo Monte”

  1. Discordo totalmente de vocês. Itaipu inundou sete quedas, Guaíra PR, porém, está aí, não se levanta uma ONG para querelar.
    O sul pode tudo. O norte não pode nada! Grande lema!!!

  2. Albuquerque , quer dizer que : se Hitler matou milhões de pessoas no norte também podemos matar milhões aqui no sul ?? que comentário mais ignorante! a hidrelétrica Belo Monte é uma insanidade. Vc faz parte da máfia que esta lucrando com a lucrando com esta construção ?políticos corruptos ? deve esta ganhando um bolão para falar estas asneiras? Ai sim entendo o porque de seu comentário

  3. Bruno, não tenho idade para responder a tamanho insulto. Li e reli minha postagem e não creio que insultei ninguém. Encerro minha participação aqui. Tomara que meus netos não leiam isso.
    Seja Feliz.

Deixe uma resposta