Por que Serra não virou capa da Veja?

Foto: Reprodução Internet.
Foto: Reprodução Internet.

Por Leandro Leite Leocadio,
Só uma pergunta: por que a Globo não noticiou o escândalo do Serra dessa semana? Ok, duas: Por que Serra não virou capa da Veja. A resposta é muito simples e é uma só: para a grande maioria das pessoas, o que não existe na TV não existe no mundo. Forma-se, assim, o que se chama de massa de manobra, que só bate panela quando a grande mídia autoriza.
Esqueça aquela bobagem de Montesquieu! Desde os tempos do mercantilismo, o verdadeiro poder sempre foi exercido pela classe burguesa. Fato histórico. Com a transição para o capitalismo, essa situação se consolidou. Os ilusórios poderes executivo, legislativo e judiciário são apenas marionetes daqueles que os financiam.
Além disso, hoje, o Brasil – e o mundo – tem um quarto poder clandestino, similar ao que era exercido legalmente, ao final do império, por seu monarca: o poder moderador. Exercido atualmente com veemência por sua não muito discreta signatária: a Imprensa. Por quê? Porque também é burguesa a meia dúzia de famílias que, praticamente, monopolizam as telecomunicações no país, e estão, portanto, apenas representando a sua classe. A nossa nação é uma das poucas no mundo onde uma só família ainda tem o direito de deter concessões e licenças de rádio, TV, jornais e revistas, tudo ao mesmo tempo.
O resultado disso é um ódio visceral por alguns políticos – em parte ou em tudo contrários aos interesses empresariais – e uma permissividade cega para outros, a quem se tudo perdoa – representantes diretos, esses, dos interesses da classe patronal. Eis por que não há ódio por Serra nem por nenhum outro filiado ao eterno Partido Derrotado em 2014. Que eles pecam, todos já sabem: quem não conhece o esquema do Aécio? Mas no fundo ninguém acredita. Por quê? Porque seus pecados não existem na TV. E o que não existe na TV…

Deixe uma resposta