Chega ao Brasil a Representante da Agência da ONU para refugiados palestinos

Com informações do UNIC Rio de Janeiro

A Comissária-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNWRA), Karen Koning AbuZayd, estará no Brasil entre os dias 27 e 28 de julho para participar do Seminário Internacional de Mídia sobre a Paz no Oriente Médio, que acontece no Rio de Janeiro com a presença de mais de 150 convidados de diversos lugares do mundo.

A UNWRA, criada há 60 anos, é a principal agência provedora de servicos básicos – educação, saúde e serviços sociais – para mais de 4,6 milhões de refugiados palestinos no Oriente Médio. Atualmente, a organização está empenhada na reconstrução de Gaza, após a ofensiva militar israelense em janeiro último.

O Seminário Internacional – que acontece pela primeira vez na América Latina – será aberto pelo Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas para Comunicação e Informação Pública, Kiyo Akasaka, e pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim. O Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, fará uma palestra sobre “O Processo de Paz, a ONU e os Novos Atores”, que será seguida por um debate com jornalistas de Palestina, Israel, Rússia, Austria e Turquia. Outros representantes do Governo brasileiro no Seminário serão o Sub-Secretário-Geral para Cooperação e Promoção do Comércio do Brasil, Embaixador Ruy Nogueira, e o Embaixador Extraordinário para o Oriente Médio, Affonso Celso de Ouro-Preto.

O Seminário, organizado pelo Departamento de Informação Pública da ONU com o apoio do Governo Brasileiro, pretende abordar os últimos acontecimentos no Oriente Médio e discutir maneiras de engajar israelenses e palestinos na busca por um acordo político abrangente e duradouro.

A participação é por convite. Os jornalistas interessados em cobrir o evento deverão confirmar presença no email valeria.schilling@unic.org. O credenciamento será realizado na abertura do evento, dia 27 de julho, a partir das 9h00.

Deixe uma resposta