Categorias
Oriente Médio

Turquia enviará nova 'Flotilha da Liberdade' para Gaza

Última missão foi atacada pelas forças israelenses. Desta vez, o governo da Turquia enviará tropas junto à frota para se defender de potenciais ataques.

Última missão foi atacada pelas forças israelenses. Desta vez, o governo da Turquia enviará tropas junto à frota para se defender de potenciais ataques.

O MV Mavi Marmara
O MV Mavi Marmara

A organização de ajuda humanitária turca (IHH) está organizando uma “Flotilha da Liberdade II”, que vai levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza sitiada, disse na quinta-feira (24) o presidente da IHH, Bulent Yildrim.
Em declarações ao ‘Gulf online’, Yildrim disse que sua organização iniciou os procedimentos legais e burocráticos necessários para obter uma autorização para a viagem. Assim que uma autorização final for emitida, o IHH e com outras organizações internacionais se integrarão ao comboio.
O presidente da IHH, um dos principais organizadores da primeira flotilha, disse que as tropas do exército turco vão acompanhar os navios para protegê-los de potenciais ataques, ressaltando que sua organização exigiu que o governo forneça proteção para eles, como cidadãos turcos.
Em maio de 2010, a primeira flotilha foi atacada pelas forças de Israel, com nove ativistas mortos – todos de origem turca.
Maze Keheil, presidente da campanha europeia pelo fim do cerco a Gaza, confirmou a intenção de sua campanha de participar da nova flotilha, como fez na primeira, em 2010.
A frota de 2010 transportava 750 pessoas e 10 mil toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza em seis embarcações, quando foi interceptada pela Marinha de Israel.
(Com informações do Middle East Monitor)

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Sair da versão mobile