Categorias
Direitos Humanos

Nota pública: Polícia militar mata 13 pessoas em operação em Salvador (BA)

Ao longo dos últimos meses, a Anistia Internacional tem recebido denúncias sobre a abordagem abusiva da Rondesp, com relatos de uso excessivo da força, desaparecimentos forçados e execuções sumárias.

Categorias
Brasil Opinião Segurança pública

Para que serve a polícia militar no Brasil?

A Polícia Militar nasce, no Brasil, como guarda imperial de D. João VI, formada por soldados estrangeiros profissionais e milicianos populares que deveriam preservar o Estado imperial e, igualmente, resguardar a propriedade (incluindo os escravos, negros transplantados da África em uma das maiores violências já ocorridas em todos os tempos). Está registrado, nos livros de […]

Categorias
Opinião

Será que teremos esse tipo de jornalismo humano e cidadão de volta?

“Como loucos, os policiaes sacaram dos revólvers e os apontaram contra os demais passageiros, que aggrediram, conseguindo, assim, apavoral-os.”

Categorias
Opinião

RJ: Recruta que estava sendo treinado para atuar em UPPs é morto após seção de maus-tratos

No Rio de Janeiro, um recruta de 27 anos teve sua morte cerebral diagnosticada após participar, segundo a família, de um trote violento que deixou pelo menos outros 30 outros policiais com queimaduras, convulsões e desmaios.

Categorias
Brasil

Inteligência da PM na Bahia infiltra agentes nos movimentos, revela capitão

Identificação de lideranças, monitoramento de “suspeitos” e tentativa de influenciar passeatas estão entre ações, de acordo com oficial da PM que pediu sigilo de identidade.

Categorias
Rio de Janeiro

Brasil: Fortalecendo a campanha internacional contra as milícias no Rio de Janeiro

“Por todo o mundo, ativistas de direitos humanos continuam trabalhando para acabar com a disseminação das milícias no Rio de Janeiro. Trata-se de grupos do crime organizado formados, majoritariamente, por ex-agentes da área de segurança pública ou por agentes da ativa que atuam fora do seu horário de serviço. (…)”