Arquivo da tag: oport_permanentes

CUFA pede doações para sala de leitura no DF

A Central Única das Favelas (CUFA) do Distrito Federal pede a colaboração de todos os moradores do Distrito Federal para contribuir com a Sala de Leitura CUFA-DF, construída nos núcleos de atividades no Areal e em Ceilândia. “O incentivo à leitura é primordial por estimular a imaginação, criatividade, novos sonhos e claro, a informação, que orientada torna-se conhecimento”, informa o grupo.

Para contribuir, a CUFA-DF convida voluntários que se disponham a orientar os freqüentadores da sala, bem como pede a doação de objetos que ambientem a sala de leitura (sofás, tapetes, eletroeletrônicos como TV, Som, DVD). As doações podem ser entregues no endereço: QS 06 casa 08 Avenida Areal/Águas Claras. Mais informações pelo telefone: (61) 3224-6557 ou pelo email cufadfassessoria@gmail.com

‘Médicos Sem Fronteiras’ procura profissionais brasileiros

Há 36 anos trabalhando em contextos de emergência, a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras está procurando ginecologistas, cirurgiões, anestesistas e profissionais com experiência em Aids e tuberculose para trabalhar em seus projetos internacionais. Para fazer parte da organização, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 99, é necessário ter nível superior completo, experiência comprovada e falar francês ou inglês. Não há número de vagas estabelecido. Atualmente, 11 brasileiros trabalham em projetos de Médicos Sem Fronteiras fora do país.

A organização oferece salário e paga por todas as despesas de seus profissionais (passagens áreas, acomodação, saúde e alimentação). O contrato de trabalho pode durar de três meses a um ano. Os interessados devem enviar seu currículo para o endereço eletrônico recrutamento@msf.org.br. Após uma análise, os aprovados serão convidados para um encontro informativo e uma dinâmica. Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.msf.org.br

Capes: inscrições para estágio de pós-doutorado estão abertas

Os interessados em concorrer a uma bolsa devem ser brasileiros ou estrangeiros com visto permanente de residência no Brasil e que tenham vínculo com instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira. O programa dá prioridade a áreas do conhecimento nas quais haja cursos consolidados de doutorado no país, com baixo nível de demanda na Capes, na modalidade de bolsa de doutorado pleno no exterior. O objetivo é desenvolver atividades de atualização, cooperação e abertura de linhas de pesquisa inseridas no contexto institucional de atuação do candidato.

As inscrições ficam abertas o ano todo, em fluxo contínuo. A coordenadora de candidaturas a bolsas e auxílios no exterior, Ana Cristina Tavares de Melo, informa que os pedidos devem ser encaminhados com antecedência de quatro a seis meses. Os candidatos selecionados pelo programa terão passagens aéreas de ida e volta ao Brasil, auxílio-instalação, seguro-saúde e mensalidade paga em parcela única para o período de até três meses antes da partida para o exterior. O valor das mensalidades corresponde a US$ 2 mil, com variações de acordo com o país de destino. Informações completas, clique no título.

Instituição oferece estágios em veículos de comunicação alemães

O IJP (Internationale Journaliten-Programme, programa internacional de jornalistas, em português), entidade dedicada a apoiar jovens jornalistas e em promover o intercâmbio de idéias entre a Alemanha e os demais países, oferece sistematicamente estágios em veículos de comunicação alemães a profissionais latino-americanos do jornalismo para que tenham contato com a cultura, o povo e a realidade política e econômica daquele país. O prazo é dia 15 de setembro, todo ano. O programa, apoiado pelo Ministério Federal de Imprensa da Alemanha e por empresas privadas, oferece bolsa de trabalho de dois meses como redator-visitante em um veículo alemão. Informações em português, alemão ou inglês em http://www.ijp.org/

Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenção de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Os recursos do Pibid para 2008 são da ordem de R$ 39 milhões. O objetivo do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) é contribuir para o aumento das médias das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa beneficia alunos de cursos de licenciatura e pedagogia de instituições federais de educação superior (Ifes), com o objetivo de incentivar a carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores, como ciência e matemática de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio. As propostas serão aceitas pela CAPES em fluxo contínuo. Informações adicionais clicando no título.