Arquivo da tag: movimentossociais

Campanha pelo petróleo para capital carioca

Leandro Uchoas, do Rio de Janeiro (RJ), para o Jornal Brasil de Fato

A campanha “O Petróleo tem que ser nosso” demonstrou, na manhã dessa quinta-feira 21, no Rio de Janeiro, um potencial ímpar de mobilização. A presença de cerca de seis mil militantes, fechando a avenida Rio Branco, consolidou a unidade de setores distintos da esquerda carioca na luta pela retomada do monopólio estatal do petróleo, e em defesa do papel social da Petrobrás.

Estiveram presentes parlamentares, prefeitos e líderes de quase todos os partidos do campo progressista, além de representantes dos mais significativos movimentos sociais, sindicais e estudantis. Convocado às pressas, o ato alcançou repercussão nos meios de comunicação e alavancou o movimento. As lideranças pretendem, agora, organizar manifestações nos outros estados do País, unificando as tendências de esquerda em defesa de uma Petrobrás pública e socialmente comprometida.

Clique no título para ler na íntegra.

Criminalização dos movimentos populares em debate na UFRJ nesta sexta (5)

A Associação Internacional dos Advogados do Povo (IAPL), em parceria com o Núcleo dos Advogados do Povo (NAP) e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), promoverá, dia 5 de dezembro (sexta-feira), o seminário A criminalização dos Movimentos Populares na cidade e no campo.

O objetivo do encontro, que será realizado no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura, das 8h às 18h, é mostrar como essas manifestações são tratadas de forma criminalizante e opressora pelo Estado e pela mídia.

Estarão presentes advogados de diversas instituições e países, dentre eles o finlandês Edre Olalia, presidente da IAPL, e Nilo Batista, professor titular de Direito Penal da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e presidente do Instituto Carioca de Criminologia.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica localizado no campus da Praia Vermelha, no 2º andar do Palácio Universitário, na Av. Pasteur, 250. (Informações do Portal da UFRJ)

Movimento estudantil ocupa reitoria da UnB e reivindica mudanças


Fazendo Media – Estudantes ocupam desde quinta-feira, dia 03 de abril, o prédio da Reitoria da Universidade de Brasília. Inicialmente era apenas o gabinete do reitor, atualmente o prédio inteiro está ocupado. As negociações com os órgãos da universidade não avançaram.

Nesta segunda-feira, dia 7, aconteceu uma Assembléia Geral com mais de mil e trezentos alunos que legitimaram a ocupação. Leia aqui nota do movimento que, entre outros pontos, exige a saída do reitor, envolvido em escândalos de corrupção. Leia na íntegra clicando no título.

II Fórum Brasileiro reúne movimentos, organizações e ativistas

Ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na cidade de São Paulo, o Fórum pela Não Violência Ativa. Essa será a segunda edição do Fórum Brasileiro de movimentos, organizações e ativistas. Um espaço amplo para encontro de pessoas e organizações que trabalham para superar a violência nas suas várias formas: física, econômica, racial, psicológica, moral e sexual.

O Fórum trabalha com Mesas Temáticas para promover o intercâmbio sobre a atuação, análise da situação atual e as diversas formas de atuação em direção a uma sociedade verdadeiramente humana, solidária, não violenta e não discriminatória. As mesas são formadas por especialistas e pela iniciativa de pessoas interessadas em se aprofundar, estudar e promover ações em áreas específicas. Foram formadas 10 mesas, que estão se reunindo nos Encontros Preparatórios. Saiba mais na Agência Consciência.Net.