Arquivo da tag: minasgerais

Travestis e Transexuais ganham ala especial em presídio

Com uma medida inédita no Brasil, o estado de Minas Gerais criou uma ala especial para Transexuais e Travestis em um presídio recém-inaugurado em São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte. A ala, criada há um mês, ainda está funcionando em caráter experimental e tem dez celas e 37 presas. Cada cela é para até quatro detentas. No novo espaço, Travestis e Transexuais podem deixar o cabelo crescer, o que não era permitido fazer em presídios masculinos.

A medida tem como objetivo, além de elevar a autoestima de Transexuais e Travestis, retirá-las da situação de risco de DST/Aids e de violência. “E não é a saúde só deles [dos Homossexuais]. É de todos os presos que estão ali”, diz a Transexual Walkiria La Roche, secretária de Desenvolvimento Social de Minas, responsável pela criação da ala. Travestis e Transexuais são as principais vítimas de violência sexual nos presídios. A iniciativa foi um pedido do Centro de Referência de GLBT do estado.

Por três meses, La Roche fez reuniões com presos Homossexuais e ouviu deles os principais problemas nos presídios. Caberá à Travesti ou à Transexual presa dizer que deseja ir para a nova ala. Como o projeto é experimental, não se sabe se o número de vagas será ampliado.

Fonte: http://paroutudo.com/noticias/2009/05/20/travestis-e-transexuais-ganham-ala-em-presidio

Destino do prefeito de Januária será decidido dia 25

Por Fábio Oliva, jornalista

A Câmara Municipal de Januária, município de 65 mil habitantes, a 613 Km de Belo Horizonte, região Norte de Minas, marcou para o dia 25 de novembro a sessão especial para o julgamento do prefeito Sílvio Joaquim de Aguiar (PMDB), o sexto a ocupar o cargo entre 2004 e 2008. O processo de cassação de Aguiar iniciou-se com uma denúncia formulada pelo advogado Rodrigo Lagoeiro Rocha, vice-presidente da Asajan – Associação dos Amigos de Januária, uma organização não-governamental fundada em outubro de 2004 com o propósito de combater a corrupção no município, inspirada na Amarribo – Amigos Associados de Ribeirão Bonito/SP.

O prefeito é acusado de improbidade administrativa, por ter adquirido cerca de R$ 290 mil em combustíveis e lubrificantes do Posto Central, entre janeiro e abril de 2008, sem licitação pública. A proprietária do posto, Sônia Stadter Pimenta, foi presa em flagrante, em abril deste ano, quando tentava fraudar licitação destinada à compra de combustíveis e lubrificantes, mediante combinação de preços dos produtos com outros concorrentes.

Acreditando que os vereadores que lhe são subservientes arquivariam a denúncia, o prefeito não apresentou defesa, nem constituiu advogado. Isso obrigou a Câmara Municipal a contratar advogado para promover a defesa de Aguiar. O defensor sugerido pela subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil é Roberto Lima Neves, que está com os bens bloqueados pela Justiça e responde pessoalmente a vários processos por corrupção, entre eles lavagem de dinheiro, fraude a licitação, desvio e apropriação de recursos públicos municipais.

Em toda a cidade se comenta que cinco vereadores teriam recebido R$ 20 mil cada um para não cassar o prefeito. A Câmara de Januária tem 10 vereadores. Para cassar o prefeito seriam necessários pelo menos sete votos.

Parada LGBT em São João del Rei será dia 21 de setembro

Está marcada para o próximo 21 de setembro a 1ª Parada da Cidadania e do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes da Região das Vertentes, em São João del Rei (MG). O evento encerra as atividades da 1ª Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes, que tem inínico no dia 17 de setembro. Mais informações na página do Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV), clicando no título.

Parada LGBT em São João del Rei será dia 21 de setembro

Está marcada para o próximo 21 de setembro a 1ª Parada da Cidadania e do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes da Região das Vertentes, em São João del Rei (MG). O evento encerra as atividades da 1ª Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes, que tem inínico no dia 17 de setembro. Mais informações na página do Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV), clicando no título.

Parque Estadual do Ibitipoca

Buscava um refúgio seguro para fugir das badalações do carnaval deste ano. Minas, com suas milhares de cachoeiras e dezenas de oásis de belezas naturais, me oferecia um cardápio que ia de pequenos lugarejos a grandes parques ecológicos, ao qual decidi optar pelos dois, escolhendo a charmosa Vila de Conceição de Ibitipoca e seu encantador Parque Estadual do Ibitipoca, a aproximadamente 300 km de Belo Horizonte (…) Por Petrônio Souza Gonçalves, clique no título para ler.

Editora condenada por denunciar condições desumanas da cadeia de Leopoldina (MG)

Era inacreditável que um juiz de direito fosse se ocupar com um jornalzinho alternativo, de 200 exemplares, distribuidos numa cidadezinha no interior de Minas Gerais e que só visa contribuir para humanizar o sistema penal e atenuar o caos carcerário em nosso país. No entanto, a juíza disse textualmente na última audiência: “É melhor a senhora aceitar a transação penal porque não há a mínima possibilidade de absolvição, embora eu nem tenha lido o processo”. Por Glória Reis, professora e editora do jornal Recomeço.

Povo Maxakali faz apelo

O ano de 2008 iniciou com um comum cenário de enormes dificuldades para o Povo Maxakali, da Aldeia Verde, município de Ladainha, no Vale do Mucuri (MG). Há exatamente um ano estabelecido na reserva indígena da Aldeia Verde, o Povo Maxakali vem vivenciando problemas na nova área. Apesar de ser uma região de mata, a área não é suficiente em potencial para a garantia da qualidade de vida do povo. Leia aqui.