Segundo o Observatório Social, as ações até aqui impetradas pelo governo têm se mostrado ineficientes tanto no combate como na prevenção de novos casos. Prova disso é a atualização recente da lista suja do trabalho escravo que evidenciou uma realidade preocupante.
Com a inclusão pelo Ministério do Trabalho e Emprego de 52 empresas e pessoas físicas, a lista suja passa a contar com 294 nomes – um quadro recorde de infratores. Acesse aqui os detalhes.
* * *
Escritório da Justiça nos Trilhos é arrombado em Açailândia (MA)
“No dia 4 de janeiro, o escritório da Justiça nos Trilhos em Açailândia é arrombado. A motivação e os autores são desconhecidos, mas nada foi roubado. Apesar do intuito ainda não ser claro, a ação procurou apenas tumultuar o escritório e revirar e devassar os documentos. Em um estado onde os interesses vinculados à mineração são muito amplos e nem sempre muito democráticos ou amistosos, fica uma séria desconfiança de que o atentado tenha a intenção de intimidar e arrefecer os enfrentamentos que a Justiça nos Trilhos vem fazendo contra as arbitrariedades das mineradoras.
Na mesma semana do ocorrido, a organização Justiça nos Trilhos conseguiu ganhar repercussão internacional por incluir a companhia Vale entre as seis concorrentes ao prêmio de pior empresa mundo. Padre Dário, um dos membros e ativistas da Justiça nos Trilhos afirma que apesar de preocupados, não estão abalados com o ocorrido. Os planos dessa organização que integra a rede de Atingidos pela Vale é seguir com suas lutas ainda mais firmemente no ano de 2012.”
Saiba mais clicando aqui.
* * *
VIOLÊNCIA POLICIAL EM SÃO PAULO. O vídeo abaixo, preocupante, é de 2011 e mostra como os policiais militares atuam contra cidadãos comuns. Mesmo sendo infratores ou portando drogas, todo cidadão deve sofrer o rigor da lei – e não da ignorância.
* * *
O APARTHEID REVIVIDO. Um dos piores pesadelos da humanidade, o Apartheid na África do Sul, está sendo restabelecido em outra região do planeta.
Com diversos depoimentos e rica pesquisa de imagens, o documentário abaixo (Roadmap to Apartheid) conta um pouco do drama vivido pelos palestinos, vítimas das políticas dos seguidos governos extremistas de Israel.
* * *
CRIMES DA DITADURA NA AMÉRICA LATINA. A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) obrigou o Uruguai, em março de 2011, a realizar um ato de reparação pelo assassinato da filha do poeta argentino Juan Gelman.
Anteriormente, a Comissão havia condenado o Estado uruguaio por falta de investigação sobre o desaparecimento de Maria Claudia Garcia, filha do escritor argentino.
O filho e a filha de Juan Gelman – Marcelo Gelman e Maria Claudia Garcia – foram sequestrados na Argentina em 1976, durante a nefasta ditadura daquele país. As informações são da Agência Pulsar.
* * *
MÍDIA LIVRE EM AÇÃO. O terceiro Fórum de Mídia Livre, movimento que teve início em 2008 em todo o Brasil, será em Porto Alegre, dias 27 e 28 de janeiro. Mais informações em forumdemidialivre.org
Jornalista, 41, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis em https://amzn.to/3ce8Y6h). Acesse o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0384762289295308.