Arquivo da tag: Fotografia

A vez do amor

Agora é a vez do amor

Agora é a nossa vez

A vez do amor é a nossa vez

É a vez da poesia e da canção

A vez da alegria e da celebração

A vez de desfrutar da vida até o último suspiro

Sim, é a nossa vez!

E quem ainda não tiver aprendido a amar e se amar

Vai ter que aprender que amar como viver

É uma vez

Apenas uma vez

Vida é amor

É só de ida

Justiça, educação

Deverão ser como a flor do dia

Embelezo da existência

Sem elas não há limites nem definição

Isto sim, isto não

Basta de burrice e bestialidade

Basta de mortes evitáveis

Livros sim, armas não!

Ilustração: “Garota de Ipanema.”

Janelas da Alma e outros Voos – mostra apresenta fotos do carnaval e festas populares

Por Adriana Medeiros – blog Vozes das Comunidades 

Foto de Yasmin Barros

O coletivo Favela em Foco completa 10 anos! A festa já começou: dia 8 de fevereiro foi inaugurada a exposição fotográfica do projeto “Folia de Imagens”, no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, centro do Rio de Janeiro, praça Tiradentes. Estão todxs convidadxs!

Quem é o coletivo Favela em Foco? Enquanto o mundo comemorava o aniversário de 20 anos sem o muro de Berlim, em 2009, no Complexo da Maré um grupo de fotógrafos começava a documentação sobre os muros que o governo criava para separar e conter as histórias de vida dos moradores de periferia dos moradores da cidade. Foi o primeiro voo do recém-nascido coletivo: janelas da alma para atravessar o muro da vergonha no Rio de Janeiro!
O grupo se expandiu e hoje conta com fotógrafxs de vários cantos do Rio de Janeiro – zona norte, oeste, sul – e colaboradores em outros estados, como Recife e Maranhão. “O favela em foco não é só favela! Nós discutimos os direitos na cidade”, afirma Elisângela Leite.

E o que o projeto Folia de Imagens tem a ver com tudo isso? Em 2012, novas janelas se abrem com o projeto “Folia de Imagens”. Ele reúne fotos sobre o carnaval e festas populares que, para além da alegria, também representam subversão dos sagrados e dos limites dos territórios. O processo de criação fotográfica é coletivo e compartilhado entre fotógrafxs e fotografadxs. De novo um voo que atravessa o limite: as fotos surgem do envolvimento, do vínculo, do respeito pelos fotografadxs, que também decidem como serão apresentados nas imagens. Constrói-se, assim, um banco de imagens e memórias que “voam” pelas janelas e permanecem nas lembranças locais.

Serviço
Exposição Folia de Imagens

Onde: Centro Cultural Helio Oiticica – Rua Luís de Camões – 68 – Centro/Praça Tiradentes – Rio de Janeiro
Quando: De 08 de fevereiro a 30 de março/ de segunda à sábado – 12h às 18h
Como chegar: acesso por ônibus, metrô e VLT.
Contatos:
– Favela em Foco: favelaemfoco@gmail.com/ foliadeimagem@gmail.com
Face: https://www.facebook.com/FoliadeImagens
Instagram: #foliadeimagens
Blog: https://favelaemfoco.wordpress.com/
Centro Municipal de Arte Helio Oiticica: cmaho.cultura@gmail.com / (21) 2242-1012 (12h às 18h)
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE.

Até 9 de março: inscrições abertas para a Escola de Fotógrafos Populares de 2012

Do NPC, do Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Escola de Fotógrafos Populares. O curso, realizado pelo Programa Imagens do Povo, já formou quatro turmas desde sua criação, em 2004, e agora chega a mais uma edição. A Escola de Fotógrafos Populares tem como objetivo capacitar alunos de comunidades populares a desenvolver, através da fotografia documental, um olhar crítico sobre seus territórios de origem. Ao longo do curso, cada aluno é estimulado a produzir ensaios fotográficos sobre aspectos pouco veiculados da vida nas favelas, em oposição à visão estigmatizante com que a grande imprensa freqüentemente trata o tema, associando as comunidades populares apenas ao tráfico e à violência.

Além do ensino básico e aprofundado de técnicas fotográficas e edição de imagens, o programa de aulas promove discussões que abrangem desde a questão dos direitos humanos à construção do olhar e do uso da fotografia como forma de percepção e expressão.  

Os interessados em participar da Escola de Fotógrafos Populares devem entrar em contato com o Programa Imagens do Povo através do email contato@imagensdopovo.org.br. A partir deste contato, será enviada a ficha de inscrição. O prazo para se inscrever vai até o dia 9 de março. Após este prazo, serão agendas entrevistas com os inscritos, que participarão do processo seletivo para a turma 2012 da Escola de Fotógrafos Populares. A prioridade será dada aos moradores de favelas e espaços populares em geral e as vagas estão destinadas aos jovens a partir dos 16 anos, que tenham o ensino fundamental completo.

Concurso de fotografia enaltece patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses acervos e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos do concurso de fotografia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, com inscrições abertas até 8 de julho. Confira abaixo o regulamento e a ficha de inscrição.

Todos os moradores do Estado do Rio de Janeiro podem participar. O concurso é gratuito e estruturado em cinco categorias de idade: infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e idoso. Além disso, há quatro temas em que cada participante pode se inscrever: (1) Caminhos de Ferro; (2) Expressões da Tradição; (3) Memória da Saúde e (4) Paisagem Vivenciada. Veja os detalhes de cada tema no regulamento, que inclui desde edificações a sítios arqueológicos, áreas urbanas ou naturais e cidades históricas, objetos do quotidiano, obras de arte, expressões do fazer humano e da arte.

Todos os trabalhos inscritos farão parte de exposição virtual a ser veiculada no site da Semana Fluminense do Patrimônio, evento que acontece em agosto de 2011 reunindo no Estado do Rio de Janeiro especialistas, organismos públicos e a sociedade para debater sobre o seu patrimônio cultural. Os autores dos três melhores trabalhos de cada categoria e tema serão premiados com a utilização de suas imagens em exposição e na identidade visual da própria Semana Fluminense do Patrimônio. Serão ao todo 60 trabalhos premiados.

Documentos relacionados

O gato fotógrafo

A dica é do Escriba. Eu copiei, porque tá ótimo. Registra ainda nos comentários que o bicho poderia se tornar um ótimo jornalista investigativo. :] Fato. Lá vai:

[Fritz é] legítimo pêlo-curto brasileiro (sim, é uma raça). Desde setembro do ano passado ele circula pelo bairro onde mora com uma pequena câmera pendurada no pescoço. É leve e não parece perturbar o bichano. A cada 15 segundos, a maquininha tira uma foto. O material que produziu não é fraco não, saca só. Ainda não entendeu como funciona?

Então assista acima!

ECO/UFRJ e Pontão da ECO abrem vagas para Pontos de Cultura e movimentos sociais na graduação

A Escola de Comunicação da UFRJ, junto com o Pontão da ECO, abre vagas para integrantes dos Pontos de Cultura e movimentos sociais nas seguintes disciplinas de graduação:

Linguagem Audiovisual I
Teoria e crítica do cinema. Diferentes linguagens cinematográficas. Gêneros do Cinema. Cinema e novas tecnologias. Vídeo-arte.

Roteiro e Redação de Audiovisual
O roteiro e os processos de produção audiovisual. Funções e usos do texto no audiovisual. O processo de criação e os elementos do roteiro. O drama. Formas de apresentação do roteiro. Diálogos e narração. Adaptação de obras literárias.

Cinegrafia
Características plásticas da iluminação e dos recursos técnicos de registro de imagens em movimento. Aspectos formais das imagens cinematográfica e videográfica. Segmentação da narrativa audiovisual. Análise estética da imagem. Decupagem.

Linguagem Gráfica
Uso de elementos gráficos, com características nos projetos de planejamento visual, layout, arte final, composição e seleção de tipologia. Estética da forma. Cores, medidas, aplicações. Comunicação Visual.

Fotografia
História da Fotografia. Teoria das cores. Luz e sombra. Usos da fotografia.

Gravação e Mixagem de Áudio
Tipos de microfones e sua utilização. Técnicas de gravação e mixagem de som. Operação em estúdio, operação em externa. Edição de som. Análise comparativa de gravações. O som no rádio, na televisão, no cinema, no teatro, no disco e no show ao vivo.

As aulas acontecem na Escola de Comunicação da UFRJ (www.pontaodaeco.org/como-chegar), começam dia 22 de março e irão até o dia 24 de julho de 2010.

Mais informações e inscrições: www.pontaodaeco.org/aulas-na-eco

Movimento Olimpíada Não Justifica Remoção


Foto feita por Francisco Valdean, da agência Imagens do Povo, durante manifestação do dia 10/02 contra a remoção de favelas no Rio. Mais imagens do fotógrafo popular em www.ocotidiano.com.br. Clique na imagem para ler a cobertura da reunião com o prefeito, por Sheila Jacob, do NPC.

Comentário: A ética dos brancos

Gustavo Barreto, da redação – No blog do Mello, um breve texto demonstra a hipocrisia do jornal O Globo ao dizer que preservou as imagens de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina Isabella, assassinada no dia 29 de março, diante do entendimento de que “sem acusação formal e sem laudos técnicos que dessem base para qualquer decisão, seria precipitado expor publicamente pessoas que, se posteriormente inocentadas, já poderiam ter sido “julgadas” pela imprensa e pela opinião pública”.

O exemplo de ética do jornal O Globo vale, pelo exemplo citado, apenas para brancos da classe média. Na página 26 da edição de 16 de abril, pobres, todos eles negros, moradores do Complexo do Alemão, favelados, amarrados como réstias de cebola ou alho, humilhados e ameaçados com fuzis posam para uma foto do jornal, ameaçados por PMs fortamente armados. Todos eles não tinham sequer acusação formal. Estavam apenas detidos.


Que beleza de ética, heim?