Categorias
Opinião

'Há uma ausência total de projeto nacional', critica o senador Roberto Requião

Embora seja um quadro respeitado no PMDB, o senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião, não poupa críticas ao seu partido e ao governo. Mesmo sendo da base aliada, aponta a ausência de diálogo com a sociedade e a falta de democratização dos meios de comunicações como alguns dos erros cometidos pelos que estão no poder. Para ele, falta um norte estratégico para o futuro do país.

Categorias
Opinião

América Latina em debate no Fórum Social Mundial Temático

“América Latina, resistências e alternativas”, esse foi o tema de um rico debate que marcou a programação do Fórum Social Mundial Temática. A mesa foi realizada na tarde da última quarta-feira (21) no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Categorias
Opinião

Alternativas à crise nacional debatidas no Fórum Social Mundial

Representantes do governo e partidos políticos analisaram na tarde da última quarta-feira (20/01) a atual conjuntura nacional em busca de consensos e iniciativas de unidade popular. “Democracia e desenvolvimento em tempos de golpismo e crise” foi o tema, na mesa realizada em Porto Alegre (RS), durante o Fórum Social Mundial…

Categorias
Opinião

Intelectuais e lideranças fazem um balanço dos 15 anos do Fórum Social Mundial

Globalização, desigualdade e a crise civilizatória, esse foi o tema da mesa de debate na tarde de ontem (20/01) no Fórum Social Mundial Social, em Porto Alegre. Com o auditório no Parque Farroupilha lotado, os palestrantes defenderam o fortalecimento da democracia e fizeram um balanço da conjuntura política e econômica das últimas décadas.

Categorias
Opinião

Movimentos vão às ruas na abertura do Fórum Social Mundial de Porto Alegre

Começou nesta terça (19), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Fórum Social Mundial. Na abertura houve uma ampla marcha em torno do Largo Zumbi dos Palmares, no centro da capital, que reuniu em torno de cinco mil pessoas.

Categorias
Memória & Consciência

Fórum Social Temático luta por memória e justiça

O jornalista e sociólogo Ignacio Ramonet defendeu a criação e o fortalecimento de comissões da verdade para que os crimes cometidos por ditaduras não sejam esquecidos nem repetidos. Ramonet definiu o direito à memória com um novo direito humano, que precisa ser respeitado e garantido às vítimas e à sociedade.