Arquivo da tag: domluizcappio

Freu Luiz merece viver

O ex-preso político, um dos fundadores do PT e sociólogo César Benjamin tentou em vão publicar seu artigo “Frei Luiz merece viver”, a favor do bispo em greve de fome, D. Luiz Cappio, na grande imprensa, mas este foi recusado “por falta de espaço”. Nele, “Cesinha”, como também é conhecido, diz entre outras coisas que “Aboletado em Brasília, o presidente Lula acusa frei Luíz e seus companheiros, contrários à transposição das águas do rio São Francisco, de não se importarem com a sede dos nordestinos. Para quem conhece os dois personagens, é patético. Um abismo moral os separa. Desse abismo nascem as suas diferentes propostas”. Saiba mais clicando aqui.

Dom Cappio é internado em hospital de Petrolina

O bispo de Barra (BA), dom frei Luiz Flávio Cappio, está sendo levado, nesse instante, de ambulância para ser internado na Clínica Memorial, em Petrolina (PE) a 50 Km de Sobradinho (BA), onde, há 23 dias, ele faz jejum contra a transposição do Rio São Francisco. A informação é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo Tomas Bauer, da CPT da Bahia, dom Cappio está semi-consciente e só depois que voltar à consciência comunicará se o jejum será suspenso. À tarde, por volta das 16h (horário de Brasília), dom Cappio teve um desmaio. No início da noite, o médico que o acompanha, frei Klaus Frankim determinou sua internação. Dom Cappio está acompanhado de sua família.

Governo abre negociação com bispo em greve de fome

O governo abriu um canal de negociação com o bispo Dom Luiz Cappio, em greve de fome há 20 dias contra a transposição das águas do Rio São Francisco. O chefe de gabinete da Presidência e assessor mais próximo do presidente Lula, Gilberto Carvalho, comunicou ontem que o governo aceita ampliar o programa de cisternas do semi-árido nordestino e prometeu, mesmo que a Justiça permita a retomada das obras de transposição, manter as máquinas paradas até o dia 7 de janeiro, quando termina a folga de natal dos militares. Leia matéria de Paulo de Tarso Lyra para Valor Econômico.

Letícia Sabatella visitará Dom Luiz Cappio no dia 8 de dezembro

A atriz Letícia Sabatella visitará Dom Luiz Cappio no dia 8 de dezembro de 2007 (sábado), em Sobradinho (BA), para prestar solidariedade ao bispo que está em greve de fome, em protesto contra o projeto de transposição do rio São Francisco. Letícia Sabatella é atriz e defensora dos direitos humanos. Tem se dedicado à defesa dos povos indígenas, dos trabalhadores sem terra e de organizações de mulheres. Ela levará uma carta de apoio a Dom Cappio, assinada por outros artistas do Movimento Humanos Direitos, como Dira Paes, Camila Pitanga, Bete Mendes, Chico Diaz, Cristina Pereira, Leonardo Vieira, Marcos Frota, Marcos Winter, Silvia Buarque, Wagner Moura, Osmar Prado, Eduardo Tornaghi, Zezé Polessa, entre outros. Leia o que diz a carta.

Nobel da Paz manifesta apoio a Dom Luiz Cappio

O escritor Adolfo Esquivel, nobel da Paz e reconhecido ativista pelos direitos humanos há décadas, manifestou na última quarta-feira, 5 de dezembro, apoio a Dom Luiz Flávio Cappio, que iniciou recentemente greve de fome pelo fim do processo de transposição do Rio São Francisco. Na carta, Esquivel expressa sua solidariedade à ação de Dom Cappio frente à “posição injusta do governo brasileiro do presidente Luiz Ignacio Lula, ao não respeitar o compromisso assumido de suspender o processo de transposição das águas do Rio São Francisco”. Para Esquivel, a “imposição autoritária”, como o envio do exército e falta de diálogo para resolver os problemas locais, “fere a convivência democrática e gera incerteza e preocupação aos povos que necessitam do Rio. Leia a carta na íntegra.