Arquivo da tag: Dicas Culturais

Museu da Maré completa 9 anos de criação e enfrenta ameaça de despejo

Por Miriane da Costa Peregrino

 

Diante da ameaça de despejo, moradores se pronunciam em defesa do Museu da Maré

O Museu da Maré, que completa 9 anos de existência nesta sexta-feira, 8 de maio, enfrenta desde setembro do ano passado uma ameaça de despejo pela empresa proprietária do imóvel onde está instalado desde 2003, quando era conhecido como Casa de Cultura da Maré. Iniciativa ímpar na área de museologia social e preservação da memória das favelas, o museu foi criado em 2006 por um grupo de moradores do conjunto de favelas da Maré como um dos projetos da ONG Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), e ocupa um imóvel cedido pelo Grupo Libra de Navegações que, com a entrada das tropas federais, solicitou a devolução do imóvel.

Intervenção do Coletivo Projetação no Ato em defesa do Museu da Maré em 18 de outubro do ano passado. Foto: Terezinha Lanzellotti.

No dia 18 de outubro do ano passado, equipe, apoiadores e moradores da Maré saíram em ato pela Avenida Brasil em protesto contra o despejo do Museu da Maré. De lá pra cá, a ameaça de despejo continua. O Conselho Municipal de Cultura aprovou o tombamento do acervo do Museu da Maré em setembro do ano passado, mas até hoje o prefeito Eduardo Paes não sancionou o decreto.

Continue lendo Museu da Maré completa 9 anos de criação e enfrenta ameaça de despejo

1º Cine Favela Festival: a favela e os 450 Anos do Rio de Janeiro recebe inscrições

Primeira mostra competitiva na Rocinha recebe inscrições. O evento terá dez dias de cinema na praça e outras atividades como oficinas, fórum e debate.

 

   Pela primeira vez na Rocinha, localizada no Rio de Janeiro, acontecerá uma mostra audiovisual competitiva. Na favela, para a favela e com a favela, esse é o objetivo do 1 Cine Favela Festival: a favela e os 450 anos do Rio de Janeiro, que até oito de maio recebe inscrições de produtores e pessoas físicas pelo site: www.cinefavelafestival.com.br. Todas as obras selecionadas serão exibidas em junho, na praça Ailton Rosa.

     O 1⁰ Cine Favela Festival é inspirado nos 450 anos da Cidade Maravilhosa e  realizado pela TV Tagarela em parceria com a EntrePontos, com o patrocínio da Prefeitura do Rio pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento promoverá dez dias de exibição de filmes competitivos, oficinas de experimentos audiovisuais, mesa de debates, fórum  “audiovisual e favela” e exercícios de câmera aberta (o espectador passa a ser um entrevistado, expondo sua opinião sobre a obra audiovisual assistida). Todo o evento é gratuito. Continue lendo 1º Cine Favela Festival: a favela e os 450 Anos do Rio de Janeiro recebe inscrições

Radio Jorge Turco tá no ar

Girasol Comunicações

A RADIO JORGE TURCO é uma rádio web com notícias sobre a favela Jorge Turco,  América Latina, além de muita música do brasil e de nosso continente.

Criada pelo Bonde da Cultura e a equipe Girasol Comunicações a RADIO JORGE TURCO começa hoje, dia 01/07/2014 suas transmissões com uma programação muito especial.

Programação da Radio Jorge Turco no Ar

http://jorgeturconoar.caster.fm/

10h -Mientras tanto y por si acaso
Noticias em dia – conexão Radio Sur- Venezuela
12h -Noticiário Jorge turco
13h – Cortina musical
14h – Especial eleições presidenciais na Colômbia
Música colombiana conexão Vozes del Sur
30 minutos
15h – Escritores latinos. Hoje Gabriel Garcia Marquez
16h – Pagofunk informativo
17h- Programa Migrantes e migrações – Conexão Radio Sur- Venezuela
18h- Cortina musical
19h – Atores econômicos em America Latina – Conexão Radio Sur- Venezuela
21h Jorge turco no ar
23h Cortina musical
00h Fechamento transmissões

Domingo é dia de cinema – Um dia frio, um bom lugar para ver um filme…

Por Kelly Tiburcio

Boa parte dos cariocas já sabem. Domingo é dia de cinema! No último, dia 25 de maio, mesmo com chuva e frio, cerca de 200 pessoas quase lotaram a sala do Cine Estação de Botafogo. O homenageado do dia foi o documentarista Silvio Tendler, com a exibição do filme “Encontro com Milton Santos ou a globalização vista do lado de cá”. O evento foi prestigiado com a intervenção artística da dupla de Mc’s Júnior e Leonardo. Os cantores de funk contaram através das músicas suas histórias pessoais e encantaram a plateia com o retrato da vida nas favelas cariocas.

Depois, teve início o surpreendente documentário, que mostra o geógrafo, pensador e intelectual Milton Santos de maneira pouco convencional. Ele aparece sem os famosos ternos, com roupas mais descontraídas, revelando seus pensamentos políticos e sua intimidade como nunca. No filme, ele apresenta uma visão crítica da globalização. Mostra esse processo tal como é, como as propagandas o divulgam e sustenta a tese de uma outra globalização, que respeite as culturas e os povos. Continue lendo Domingo é dia de cinema – Um dia frio, um bom lugar para ver um filme…

Atos históricos no palco: Sacco e Vanzetti no cais do porto

Por Rodrigo Oliveira

Companhia Ensaio Aberto encena “Sacco e Vanzetti”

O porto do Rio ganhou mais vida no penúltimo final de semana de maio. Em meio a um imenso e escuro espaço de prédios vazios e obras inacabadas, o Armazém 6 do cais mantinha iluminado seu nome como um importante ponto de cultura da cidade. Dando continuidade ao seu histórico de apresentações de cunho político, o chamado Armazém da Utopia abriu seus portões, desta vez para a peça Sacco e Vanzetti.

Com uma atuação que levava os espectadores para dentro da história, as vozes dos atores ecoavam alto, enquanto se moviam e surpreendiam a plateia, surgindo de diferentes pontos do espaço. Seu enredo girava em torno da prisão de dois trabalhadores italianos nos Estados Unidos do início da década de 20. Acusados de homicídio, os dois anarquistas foram duramente julgados e oprimidos pelas suas convicções políticas. Em homenagem à sua coragem e em respeito à bravura de seus argumentos apaixonados, inspiraram manifestações no mundo todo, clamando por sua libertação. Continue lendo Atos históricos no palco: Sacco e Vanzetti no cais do porto

Documentário “Memórias do Chumbo” revela a relação entre futebol e as ditaduras na América do Sul

Por Euro Mascarenhas

A copa do mundo no Brasil começa daqui a poucos dias. Para ajudar a pensar no uso que se pode fazer do esporte para esconder outros interesses, vale muito assistir ao documentário “Memórias do Chumbo: O Futebol nos Tempos do Condor”. O filme foi produzido pelo jornalista da emissora esportiva ESPN Brasil, Lúcio de Castro. Aborda como os governos militares na Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, auxiliados pelos Estados Unidos, puseram em prática a chamada “Operação Condor”. Fizeram isso se valendo do futebol para promover um falso otimismo e ocultar as violações aos direitos humanos praticadas por eles. Os momentos marcantes do filme são muitos, como a luta das mães da Praça de Maio, em Buenos Aires, pelo direito de saber o que aconteceu com seus entes queridos, desaparecidos no regime argentino. Ou,  então, como as dependências do Estádio Nacional de Santiago, no Chile, foram usadas para prender e torturar presos políticos. No Brasil, embalados pela campanha da seleção na copa de 70, os militares passam a sua mensagem de que no país “vai tudo bem, obrigado!”. Continue lendo Documentário “Memórias do Chumbo” revela a relação entre futebol e as ditaduras na América do Sul

DOCUMENTÁRIOS – ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS

Seleção feita por Eric Fenelon

Segundo o IBGE, quase 4 milhões de crianças e adolescentes se encontram fora das escolas. Os motivos são muitos, desde o desinteresse escolar, a gravidez precoce ou até o ingresso no mercado de trabalho para ajudar na renda da família.

Em todo o mundo, de acordo com os dados divulgados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), temos 215 milhões, entre crianças e adolescentes, que trabalham, sendo que a metade está exposta à condições degradantes. A exploração sexual, a escravidão, a servidão e atividades em conflitos armados são as principais consequências da ausência escolar e a falta de políticas púbicas, levando nossas crianças a baixo estima e os tornando vulneráveis as propostas ilusórias de enriquecimento e consumo.
A publicidade voltada para o público infantil colabora com a obesidade, erotização precoce, violência e diminuição da criatividade e de momentos importantes da infância, fora o estresse familiar na qual prometem uma vida feliz cheia de emoção, desde que você possua o que está sendo vendido. Precisamos refletir sobre isso…..
Esses filmes são uma homenagem as crianças de todo mundo.    Continue lendo DOCUMENTÁRIOS – ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS