Arquivo da tag: cursos

Núcleo da UFRJ realiza curso ‘Mídia, Violência e Direitos Humanos’

Inscrições até o dia 25 de setembro por email. Realização é do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ.

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ abre inscrições para o curso de extensão “Mídia, Violência e Direitos Humanos”. As aulas serão ministradas nos dias 9, 16 e 23 de outubro, 6 e 13 de novembro. O objetivo é discutir a maneira como a grande imprensa representa a violência urbana no contexto contemporâneo no Rio de Janeiro.

O público alvo preferencial são os moradores de favelas e periferias, líderes comunitários, repórteres comunitários, estudantes e demais interessados. Os candidatos a uma das 15 vagas devem enviar uma carta, de até cinco linhas, informando nome, endereço, contato e os motivos pelos quais desejam participar do curso, até o dia 25 de setembro, para o email midiaeviolencia@nepp-dh.ufrj.br. A divulgação dos resultados será feita no dia 4 de outubro. O curso conferirá certificado aos alunos presentes em, pelo menos, 75% das aulas.

O curso será ministrado pelo jornalista Pedro Barreto, doutorando da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, e contará com a participação de pesquisadores e professores da ECO/UFRJ, UFF e Nepp-DH.

Até 9 de março: inscrições abertas para a Escola de Fotógrafos Populares de 2012

Do NPC, do Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para uma nova turma da Escola de Fotógrafos Populares. O curso, realizado pelo Programa Imagens do Povo, já formou quatro turmas desde sua criação, em 2004, e agora chega a mais uma edição. A Escola de Fotógrafos Populares tem como objetivo capacitar alunos de comunidades populares a desenvolver, através da fotografia documental, um olhar crítico sobre seus territórios de origem. Ao longo do curso, cada aluno é estimulado a produzir ensaios fotográficos sobre aspectos pouco veiculados da vida nas favelas, em oposição à visão estigmatizante com que a grande imprensa freqüentemente trata o tema, associando as comunidades populares apenas ao tráfico e à violência.

Além do ensino básico e aprofundado de técnicas fotográficas e edição de imagens, o programa de aulas promove discussões que abrangem desde a questão dos direitos humanos à construção do olhar e do uso da fotografia como forma de percepção e expressão.  

Os interessados em participar da Escola de Fotógrafos Populares devem entrar em contato com o Programa Imagens do Povo através do email contato@imagensdopovo.org.br. A partir deste contato, será enviada a ficha de inscrição. O prazo para se inscrever vai até o dia 9 de março. Após este prazo, serão agendas entrevistas com os inscritos, que participarão do processo seletivo para a turma 2012 da Escola de Fotógrafos Populares. A prioridade será dada aos moradores de favelas e espaços populares em geral e as vagas estão destinadas aos jovens a partir dos 16 anos, que tenham o ensino fundamental completo.

Intervozes lança curso sobre funcionamento da mídia no Brasil

A crítica do comportamento da mídia e da concentração dos veículos em poucos grupos tem se tornado uma prática mais comum no Brasil. Para contribuir com este exercício, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social oferece a interessados no tema o curso à distância “Como funciona a mídia no Brasil e os Desafios do Novo Marco Regulatório”.

Dentro dos módulos, os participantes vão ver a discussão conceitual sobre liberdade de expressão, regulação e censura; o estado do fenômeno da convergência de mídias no mundo; como foram formados os oligopólios de mídia no Brasil e como eles mantêm seu poder até hoje; por quê a privatização das telecomunicações não foi um sucesso e constituiu um modelo para privilegiar as empresas e não o povo; e como está o debate sobre a criação de uma nova legislação para o país.

A iniciativa visa socializar informações e reflexões sobre esses assuntos e debater os desafios para uma reforma da legislação que contribua para democratizar o setor. Para isso contará nomes expressivos na abordagem crítica sobre as comunicações brasileiras e com integrantes do coletivo Intervozes, que agregarão o acúmulo da entidade nos temas citados.

A atividade terá início no dia 1º de março e se encerra em julho. A cada módulo, os conferencistas vão realizar uma aula que será presencial para os alunos daquela cidade e transmitida por internet para os demais. Textos e materiais de apoio ficarão disponíveis em um ambiente virtual, que também contará com um chat e com aplicações de trocas de mensagens para que o conteúdo seja debatido.

Ao final do curso, o participante vai ganhar um certificado desde que o aprovado no trabalho final, que será um artigo acadêmico.

Serviço:
Inscrições: Até 27 de fevereiro
Contato: cursos@intervozes.org.br ou (11) 3877.0824
Valor: R$ 450,00 parcelado em até quatro vezes ou R$ 405,00 em parcela única.
Forma de pagamento: Transferência ou boleto bancário
Mais informações em http://www.intervozes.org.br/cursos/

Inscrições abertas para curso de atualização em estudos da diáspora africana na UERJ

Com informações da ONG Criola, via NPC

Estão abertas as inscrições para o curso A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Africana nas Américas, que será ministrado de 7 de junho a 19 de julho de 2011, às segundas e quartas-feiras, das 13h às 18h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O curso é gratuito, há 20 vagas e a carga horária total é de 60 horas. Os certificados serão emitidos pela Sub-Reitoria de Extensão da UERJ.

Poderão se inscrever para a seleção ativistas dos movimentos sociais, negro e de mulheres negras, bem como estudantes universitárias/os em nível de graduação e pós-graduação. Para participar, é necessário ter domínio da língua inglesa (leitura e compreensão), pois as aulas serão ministradas parcialmente em inglês e a maior parte da bibliografia é em inglês. Confira o edital e a ficha de inscrição.

O curso é promovido pela ONG Criola, através do Programa MultiVersidade Criola, o Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos (PROAFRO) do Centro de Ciências Sociais da UERJ, em parceria com a Universidade do Texas em Austin, através do Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos (CAAAS), do Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana e do Instituto de Estudos Latino Americanos Teresa Lozano Long (LILLAS).

Informações adicionais no PROAFRO

Local: UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524. Pavilhão João Lyra Filho, 8º andar, Bloco E, sala 8017.
Tel: (21) 2334-0140
Das 13h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Curso ‘Da gravação à edição de vídeos’ no Pontão da ECO

O Pontão da ECO, em parceria com a Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, abre inscrição para o curso “Da gravação à edição de vídeos”, com Marcelo Brito. O curso será realizado sempre às quartas, de 14h30 às 18h30, no Pontão da ECO. Tem início dia 26 de maio e segue até 14 de julho.

Trata-se de um curso de técnicas de gravação e edição de vídeo, com enfase nas técnicas de fotografia, iluminação, linguagem cinematográfica e edição. Objetivo: instrumentalizar o realizador de vídeos independentes para a produção de vídeos, com uma maior consciência dos recursos técnicos adequados à linguagem escolhida.

Saiba mais aqui.

ECO/UFRJ e Pontão da ECO abrem vagas para Pontos de Cultura e movimentos sociais na graduação

A Escola de Comunicação da UFRJ, junto com o Pontão da ECO, abre vagas para integrantes dos Pontos de Cultura e movimentos sociais nas seguintes disciplinas de graduação:

Linguagem Audiovisual I
Teoria e crítica do cinema. Diferentes linguagens cinematográficas. Gêneros do Cinema. Cinema e novas tecnologias. Vídeo-arte.

Roteiro e Redação de Audiovisual
O roteiro e os processos de produção audiovisual. Funções e usos do texto no audiovisual. O processo de criação e os elementos do roteiro. O drama. Formas de apresentação do roteiro. Diálogos e narração. Adaptação de obras literárias.

Cinegrafia
Características plásticas da iluminação e dos recursos técnicos de registro de imagens em movimento. Aspectos formais das imagens cinematográfica e videográfica. Segmentação da narrativa audiovisual. Análise estética da imagem. Decupagem.

Linguagem Gráfica
Uso de elementos gráficos, com características nos projetos de planejamento visual, layout, arte final, composição e seleção de tipologia. Estética da forma. Cores, medidas, aplicações. Comunicação Visual.

Fotografia
História da Fotografia. Teoria das cores. Luz e sombra. Usos da fotografia.

Gravação e Mixagem de Áudio
Tipos de microfones e sua utilização. Técnicas de gravação e mixagem de som. Operação em estúdio, operação em externa. Edição de som. Análise comparativa de gravações. O som no rádio, na televisão, no cinema, no teatro, no disco e no show ao vivo.

As aulas acontecem na Escola de Comunicação da UFRJ (www.pontaodaeco.org/como-chegar), começam dia 22 de março e irão até o dia 24 de julho de 2010.

Mais informações e inscrições: www.pontaodaeco.org/aulas-na-eco

Curso Trabalho Social com Famílias no Rio

Ação de capacitação de 80 horas, voltada para a formação e/ou atualização de profissionais que trabalham com redes sociais e familiares, é organizada pela ONG Terra dos Homens e começa hoje. Leia mais.

Em sua décima edição, ocorrerá de 12 de março a 10 dezembro de 2009 o curso “Trabalho Social com Famílias, promovido pela Associação Brasileira Terra dos Homens. As aulas ocorrem toda segunda quinta-feira de cada mês, das 08h30 às 17h. Local: Av. Marechal Câmara, 186 – 5º andar, no Centro (Sede da Federação dos Bandeirantes do Brasil).

O curso propõe contribuir na formação de profissionais que atuam no trabalho social com crianças, adolescentes e suas famílias. O programa aborda temas relacionados às redes sociais e familiares, como violência doméstica contra crianças, adolescentes e mulheres; medidas socieducativas; famílias acolhedoras; adolescentes em situação de rua, entre outros.

A mensalidade é de R$ 120,00, com material didático incluso. Para se inscrever é preciso agendar entrevista de seleção pelo telefone (21) 2524-1073 ou pelo e-mail valeriabrahim@terradoshomens.org.br e no ato da entrevista apresentar currículo resumido, foto 3×4 e pagar a taxa de inscrição de R$ 30,00. Para mais informações, visite o site www.terradoshomens.org.br