Categorias
Brasil Indígenas Meio ambiente

MPF denuncia ‘ação etnocida’ e pede intervenção judicial em Belo Monte

Depois de extensa investigação, procuradores concluem que o projeto de desenvolvimento do governo brasileiro promove a destruição da organização social, costumes, línguas e tradições de povos indígenas.

Categorias
Brasil

Nota de la Plataforma de Derechos Humanos – Dhesca Brasil sobre la misión a la Usina Hidroeléctrica de Belo Monte

La Plataforma de Derechos Humanos – Dhesca Brasil compone el Consejo Nacional de Derechos Humanos (CNDH), que fue criado por medio de la ley 12.986, del 2 de junio de 2014. El CNDH, en abril de 2015, recibió del Movimiento de los Afectados por las Crecidas/MAB la denuncia sobre violaciones de Derechos Humanos que estarían […]

Categorias
Opinião

COLETIVA DE IMPRENSA: Espionagem da sociedade civil pela Vale e Belo Monte: que provas existem?

Observatório para a Proteção dos Defensores de Direito Humanos (FIDH-OMCT) e Justiça Global convidam para coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014, às 10h, na sede do Justiça Global (Av. Beira Mar 406, sala 1107, Centro, Rio de Janeiro, RJ).

Categorias
Brasil

Deputadas europeias criticam construção da hidrelétrica de Belo Monte

Os ecos da controversa construção da hidrelétrica de Belo Monte fizeram com que três deputadas do Partido Verde de países europeus viessem ao Brasil conhecer de perto a usina e trocar impressões com autoridades do Executivo, do Ministério Público Federal, do Judiciário e movimentos sociais, principalmente de Altamira, em agosto do 2013.

Categorias
Brasil Direitos Humanos Trabalho escravo

Trabalhadores reféns em obras bilionárias na Amazônia

Mortes no Maranhão, trabalhadores forçados por soldados da Força Nacional a permanecerem em canteiro de obras em Belo Monte. Acusados de violar direitos trabalhistas, megaempreendimentos recebem financiamento do BNDES. Leia na reportagem da Agência Pública.

Categorias
Direitos Humanos Questão agrária

Funcionário de Belo Monte é flagrado espionando reunião do Xingu Vivo para informar ABIN

Na manhã de 24 de fevereiro, quando finalizava seu planejamento anual em Altamira (PA), o Movimento Xingu Vivo para Sempre detectou que um dos participantes estava gravando a reunião com uma caneta espiã. Em um vídeo, ele admitiu estar trabalhando para o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM).

Sair da versão mobile