Arquivo da tag: Aviação civil

TSE julgará recurso contra Joaquim Roriz

O Tribunal Superior Eleitoral vai analisar o caso em que o PCdoB acusa o ex-senador Joaquim Roriz de ter sido beneficiado com propaganda institucional feita pela Companhia de Água e Esgoto de Brasília (Caesb) nas eleições do ano passado. De acordo com o partido, a empresa alterou o seu telefone e deu destaque ao número do então candidato. Segundo reportagem da revista Veja, parte dos R$ 2,2 milhões emprestados pelo empresário Nenê Constantino, dono da Gol, ao ex-senador teria sido usado para subornar juízes do TRE do Distrito Federal nesta ação. De acordo com a reportagem, “se parte do dinheiro foi mesmo usada para pagar uma bezerra, outra parte teve destino explosivo – serviu para subornar juízes do Tribunal Regional Eleitoral que livraram Roriz de cassação em 2006”. Reportagem de 22 de agosto do site Consultor Jurídico.

Jeitinho brasileiro

Antonio Veronese comenta: “O que aconteceu com o avião da TAM em São Paulo é resultado de uma absurda convergência de incompetências e irresponsabilidades e eu, que moro no exterior, confrontado com as manchetes internacionais sobre o acidente, sinto-me humilhado e envergonhado.” Texto interessante, ele argumenta: “O acúmulo de incompetências e irresponsabilidades que provocou o acidente da TAM, seja pela deficiência técnica da pista, seja pela localização inadequada do aeroporto, seja pela imoral autorização de um vôo com restrições mecânicas, é só mais uma das consequências deste emaranhado cotidiano de pequenas infrações, negligências, licenciosidades, charminhos e travessuras que costumamos chamar, com uma ponta de orgulho e grande dose de ingenuidade, de jeitinho brasileiro.” Leia a íntegra nesta Revista Consciência.Net clicando aqui.

Globo deu sim, depois continuou com novela

Faço uma retratação merecida: a Globo deu sim o acidente do vôo da TAM em Congonhas logo no começo, 19h07 (vídeo aqui), e o repórter destacou desde o começo que havia vítimas, mesmo que William Bonner estivesse a princípio desinformado, o que é totalmente compreensível. Mantém-se no entanto crítica que foi confirmada até mesmo pelo jornal EXTRA, que pertence às Organizações Globo, de que a Globo não interrompeu a grade para acompanhar esta tragédia de grande proporção. Uma notinha no EXTRA um ou dois dias depois pergunta ironicamente: “Quem quer ver novela uma hora dessas?” (GB)

O tal do reverso e o caos midiático

A grande chamada sobre o vôo 3054 da TAM feita pelo Jornal Nacional, suposto furo alardeado por William Bonner nesta quinta (19), é uma vergonha. A Rede Globo, autora do “furo” que mostraria suposta falha no reversor de empuxo – ou empuxo reverso -, tem insistentemente chamado pilotos para falar sobre o assunto. Hoje (20), a Ana Maria Braga novamente chamou especialistas que negaram ser este um fator determinante para o acidente. “Posso descer normalmente na pista sem o reverso”, disse um piloto a Ana Maria. Os freios, talvez, mas também condições de pavimento e falha humana. “As coisas permanecem nas mesmas condições”, disse um professor da USP, o outro especialista ouvido.

Basta contrapor com duas edições que poderiam ter sido feitas no JN:
1. Registrar o número de aviões que NÃO caíram e estavam com falha no reverso;
2. Mostrar a página do manual técnico que explica que um reverso com falha não é essencial, como explicam muitos técnicos.

Mas isso acabaria com o “furo”. Venderam a matéria mesmo contra as evidências técnicas.

O jornal Estado de S. Paulo (20/7), por exemplo, comprou a tese, mas a história é a mesma da Globo. Só acrescenta que “outros componentes do avião também podem ter falhado, justificando a curva à esquerda e a dificuldade de levantar vôo novamente – é o caso do freio hidráulico e do freio aerodinâmico na borda das asas”. Mas a reportagem destaca na primeira página que “não há registro de problemas anteriores”.

Parece claro que a pista é pequena, ruim, precária, conforme diversos controladores e pilotos repetem. Mas insistem em fazer anúncios contra evidências. Pior ainda a “matéria” que o Jornal da Globo (19/7) inventou filmando um assessor da presidência fazendo gestos sabe-se lá porque. Interpretou sem qualquer critério como queria, dizendo que o assessor culpava a TAM. A emissora parece trabalhar para aumentar o caos sobre o assunto, que já é grande. (GB)