Categorias
Mundo

Separatistas devem vencer em Quebec eleição geral do Canadá

Clifford Krauss, de Montreal, para o NYT

Até alguns meses atrás, Gilles Duceppe era um líder hesitante do anêmico movimento separatista de Quebec, parecendo destinado a se tornar uma bizarra nota de rodapé na história canadense. Mas em uma virada de situação que tem mais a ver com o colapso do Partido Liberal, que está no governo, do que com as suas próprias habilidades, Duceppe está emergindo como o grande vencedor da campanha pela eleição parlamentar que escolherá um novo primeiro-ministro na próxima segunda-feira (28/06).

Duceppe não tem chances de substituir o primeiro-ministro Paul Martin, já que o seu partido só está disputando em Quebec. Mas, devido à insatisfação generalizada na segunda província mais populosa do Canadá com os recentes escândalos protagonizados pelos liberais, o Bloc Quebecois, de Duceppe, deverá obter uma vitória esmagadora em Quebec e remeter uma grande delegação à próxima Casa dos Comuns (…) Leia no New York Times.

Por Gustavo Barreto

Jornalista, 39, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (fb.com/gustavo.barreto.rio) e Twitter (@gustavobarreto_).

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Sair da versão mobile