Me permiti escrever para Lula, expressando o meu agradecimento pelo que ele fez pelo Brasil. Acabar com a fome, trazer para dentro da sociedade a massa de pessoas excluídas que vegetavam no desemprego, na miséria e na exclusão social.
Fiquei admirado com o poder dos chamados meios de comunicação, que dominam as consciências, impactam o comportamento, manipulam os valores. Não conseguiram quebrar Lula. Mas conseguiram levar para a presidência da república alguém totalmente desprovido de toda e qualquer qualidade moral. Uma vergonha.
A mídia venal contra o país. Veio a pandemia e o genocídio que vinha se realizando secularmente, arrefeceu. O massacre midiático prossegue. A direita não se endireita. E que fique claro que não se trata de opções ideológicas apenas, no sentido de falsas oposições, como tentam fazer parecer.
É uma questão humana, como bem diz o Papa Francisco no seu livro Vamos sonhar juntos. O caminho para um futuro melhor. Gustavo Barreto, criador desta revista, no seu artigo “A feira que nunca acaba” https://revistaconsciencia.com/a-feira-que-nunca-acaba/ com aguda sensibilidade e clareza, nos exorta para que acordemos e nos reconheçamos como parte da natureza.
É disto que se trata. Reumanizar a vida. Uma tarefa diária. Esta pandemia têm-nos chamado a atenção para o valor da vida. Num instante passa. Muitas pessoas já não estão mais entre nós. Em boa medida, devido à inexistência de ações governamentais capazes de prevenir e combater o vírus.
E numa outra medida, em razão da persistente tarefa perversa de desumanização sistemática denunciadas tanto pelo artigo de Gustavo Barreto acima citado, como pelo livro de Sua Santidade o Papa Francisco, também aqui mencionado.
Nos faça chegar as suas experiências. A revista cresce na escuta e na promoção do diálogo libertador.
Doutor em sociologia (Universidade de São Paulo). Mestre em sociologia (IUPERJ-Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Licenciado em sociologia (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina). Professor aposentado da UFPB. Terapeuta Comunitário Formador. Escritor. Membro do MISC-PB Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba. Autor de “Max Weber: ciência e valores” (São Paulo: Cortez Editora). Vários dos meus livros estão disponíveis on line gratuitamente: https://consciencia.net/mis-libros-on-line-meus-livros/
Perfeito, Rolando. É uma tarefa diária, e também não podemos nos deixar nem desumanizar, nem tampouco apagar essa chama pela transformação social e interior.