Categorias
Mundo

Peru: arquivo 2003

Peru confirma adesão ao Mercosul e fortalece bloco

16/12/2003. A 25ª reunião de cúpula dos presidentes dos países que integram o Mercosul, realizada nesta terça-feira (16/12), em Montevidéu, marcou a confirmação da adesão do Peru ao bloco, na qualidade de membro associado. O encontro também consolidou a criação de um conjunto de acordos entre os países-membros nas áreas de serviços, investimentos e compras governamentais.

Outro resultado importante da reunião de cúpula foi a revisão do documento Objetivo 2006, proposto pelo Brasil na reunião anterior, realizada em junho. O Objetivo 2006 estabelece esse ano como limite para a entrada em vigor da união aduaneira, acabando com as exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) no bloco. O documento também traça metas institucionais, como a integração política, social e cultural entre os países que integram o Mercosul.

Guerra civil no Peru matou 69 mil, diz relatório

28/8/2003. Um relatório do governo peruano, divulgado nesta quinta-feira, sugere que 69 mil pessoas morreram ou desapareceram entre 1980 e 2000, na guerra civil vivida pelo Peru depois da revolta de grupos de esquerda. O número é bastante superior ao estimado anteriormente de cerca de 40 mil vítimas. bbc aqui

Lula sela acordo entre Mercosul e Peru em Lima

25/8/2003. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira, em Lima, um acordo de livre comércio entre o Peru e o Mercosul. A assinatura do acordo foi o evento mais importante da visita de 24 horas que o presidente fez ao país. Na noite desta segunda-feira, Lula embarcaria para Caracas, na Venezuela.

No primeiro dos compromissos de uma intensa programação, Lula voltou a pregar a integração da América do Sul, desta vez em oposição a outros parceiros comerciais. “Estamos mais próximos da América Latina do que dos Estados Unidos, estamos mais próximos do que da União Européia, e às vezes voltamos as costas para os nossos vizinhos e buscamos aliados onde não há”, afirmou o presidente no domingo, em um dos três discursos que fez no Palácio do Governo. bbc aqui

Peru e Brasil

24/8/2003. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Peru hoje na tentativa de fechar um acordo comercial entre o país e o Mercosul, dentro do projeto de construir o que seria o quarto pólo econômico mundial, informa Clóvis Rossi. “O bem-estar e o progresso de nossos vizinhos fomentam nosso próprio bem-estar e progresso”, afirma o chanceler Celso Amorim.

Na viagem a Lima, informa Julia Duailibi, Lula pretende ainda vender os dados captados pelos satélites do Sivam (Sistema de Proteção da Amazônia) para o Peru, que manifestou interesse em usar as informações ali obtidas no combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas. (fsp, pág. 1, A5 e A16)

Por Gustavo Barreto

Jornalista, 39, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (fb.com/gustavo.barreto.rio) e Twitter (@gustavobarreto_).

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Sair da versão mobile