Pedágio derruba mais um jornalista da TV Cultura

Do blog do Luis Nassif, 08/07/2010 – 22:25
Há uma semana, Gabriel Priolli foi indicado diretor de jornalismo da TV Cultura.
Ontem, planejou uma matéria sobre os pedágios paulistas. Foram ouvidos Geraldo Alckmin e Aluizio Mercadante, candidatos ao governo do estado. Tentou-se ouvir a Secretaria dos Transportes, que não quis dar entrevistas. O jornalismo pediu ao menos uma nota oficial. Acabaram não se pronunciando.
Sete horas da noite, o novo vice-presidente de conteúdo da TV Cultura, Fernando Vieira de Mello, chamou Priolli em sua sala. Na volta, Priolli informou que a matéria teria que ser derrubada. Tiveram que improvisar uma matéria anódina sobre as viagens dos candidatos.
Hoje, Priolli foi demitido do cargo. Não durou uma semana. Semana passada foi Heródoto Barbeiro, demitido do cargo de apresentador do Roda Viva devido às perguntas sobre pedágio feitas ao candidato José Serra.
Para quem ainda têm dúvidas: a maior ameaça à liberdade de imprensa que esse país jamais enfrentou, nas últimas décadas, seria se, por desgraça, Serra juntasse ao poder de mídia, que já tem, o poder de Estado.

10 comentários sobre “Pedágio derruba mais um jornalista da TV Cultura”

  1. Pingback: Tweets that mention :: Fazendo Media: a média que a mídia faz :: » Pedágio derruba mais um jornalista da TV Cultura -- Topsy.com

  2. As privatizaçoes das estradas e a instalaçao de pedágios sao fatores estratégicos da política neoliberal.Isso foi feito nos EUA e no mundo inteiro e continua sendo executado aqui no Brasil, principalmente pelo psdb.
    As praças de pedágio, além de uma forma fácil de roubar dinheiro, tem como motivo principal controlar a populaçao em seus deslocamentos, já que tudo é filmado por cameras nos pedágios: placas, pessoas, objetos, tudo.
    Os pedágios sao uma política facista de invasao do direito de ir e vir (já que nem todos podem pagar), da privacidade dos cidadaos e uma forma de controle e espionagem dos movimentos e ativistas de esquerda, que se opoem a invasao do império capitalista dos EUA.
    Nos EUA a populaçao já teve seus direitos individuais quase todos invadidos pela política facista do governo bush (continuada por obama) a pretexto da tal “segurança contra o terrorismo”, sendo que o governo dos EUA é que é comprovadamente (vide o genocídio de iraquianos) o grande terrorista mundial …
    Outro fato que comprova que os pedagios sao uma política neoliberal facista é que seus donos sao empresas controladas pelos capitalistas do imperialismo estadunidense.
    Por exemplo, a Andrade Gutierres tem mais da metade de suas açoes controladas pelo Banco Mundial, um reconhecido agente do neoliberalismo. Além disso, há as concessoes de pedagios dadas a empresas privadas espanholas, estadunidenses, etc.

  3. Ora, leandro, pedágios são uma invenção do século XIX, com a construção dos turnpikes, entre nós ianquimperialistas. Depois veio uma federalização da malha que equilibrou a equação. Hoje em dia, ainda tem alguns vias e pontes com pedágios, utlizados como mecanismos para controlar fluxos de trânsito, mas saem muito mas muito mais em conta.
    Nem um dólar indo e vindo de Nova Jersey a Nova York. Eu fico pasmado com as taxas cobradas aqui em pontos que parecem colocados à toa. Dez pau? Quinze? Poxa, mudei pra cá para aproveitar o baixo custo de vida. Pra onde fugiu?

  4. Vocês não virão nada…
    Se Serra Ganha essa Eleição, ele vai continuar vendendo o Brasil inteiro.. porque? porque concursado tem poder de pensar e escolher o melhor para o país, contratado, vota em que o contratou…
    Vai acabar de vez com as ondas de concursos públicos, vai privatizar até o ar que respiramos…
    e a Mídia vai ser igual a China… o fazendomedia, vai ser visto pelo Sistema em Brasilia e se for sadio para o governo do PSDB, vai ao ar se não… Off-line…
    Abaixo o Capitalismo e o Imperialismo…

  5. Isso é absurdo. Depois do pedágio agora o censurágio? Serra cobra pedágio até para se expressar?
    Por isso que afirmo que a Dilma dos tempos do regime militar é a mesma de agora, apenas mais experiente. A de antes lutava para derrubar o regime, a de agora luta para que não volte.
    Sou a favor de que a mídia tenha total liberdade para expressar e questionar, mas não para caluniar e manipular como fazem certas revistas.
    Sabe o que está derrubando o poder da mídia manipuladora? A internet. Pq? Pq não tem dono, não tem um gerente, não tem censura. Só em casos muito graves, mas censura de opinião isso não tem.

  6. A única verdadeira ameaça a liberdade de imprensa vem do atual governo federal que tem atos concretos e constantes de tentatica de domar as criticas. Típico deste governo federal neopeleguista que além de ser anacrônico e populista, se revelou o mais corrupto desde a redemocratização.
    Liberdade de imprensa, política, econômica, democracia e respeito aos direitos individuais!!

  7. Os Evangélicos e os Católicos deveriam espalhar um importante depoimento do saudoso PADRE LÉO, da TV Canção Nova, que acusa o então Ministro da Saúde no Governo FHC, José Serra.
    O candidato José Serra organizou o Grupo Guararapes para fabricar dossiê e boatos contra Dilma Rousseff, entre eles… o boato de que Dilma iria legalizar o aborto.
    Serra só não fala que foi ele quem assinou Portaria a FAVOR DO ABORTO.
    Veja no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=yst5IM8Q2os
    http://www.youtube.com/watch?v=tXTMkA2eGHc
    AQUI VC VÊ A PORTARIA ASSINADA POR JOSÉ SERRA, para fazer ABORTOS no SUS, quando ministro da saúde: http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf
    Isso não é boato! Nem falsa corrente!

Deixe uma resposta