O fantasma João Hélio

Três anos depois de ser brutalmente assassinado, o garoto João Hélio ressurge no noticiário das corporações de mídia. Antes, seu cadáver serviu como ferramenta para a insana campanha punitiva do rebaixamento da maioridade penal. Agora, ele aparece como um fantasma. O fantasma que assombra a classe dominante desde o genocídio inaugural do povo brasileiro.
O fantasma tem quinhentos e dez anos. Ele vem e vai, arrastando correntes ou imaginações, sempre manipulado pelos (maus) lençóis midiáticos. Ele é tão eficiente quanto pródigo na produção do medo, essa é sua condição existencial. Aterroriza as pessoas para que elas aceitem tudo: da tortura de pobres e pretos a roubo de dinheiro público por empresas privadas.
Agora há pouco, reportagem de um telejornal avisa que Ezequiel, julgado culpado pela morte de João Hélio, ficou preso “apenas” três anos no Degase. Pois bem, de duas, uma: ou o “jornalista” que redigiu esse texto não sabe que tipo de tratamento é oferecido pelo Degase, ou, se sabe, ele acaba de confessar o gosto pela violação dos direitos humanos. Em nenhuma das hipóteses merece o título com “J” maiúsculo.
Ao agirem dessa forma, as corporações de mídia desviam o foco das questões que realmente interessam. A quem interessa o rebaixamento da maioridade penal? Os sistemas de recuperação de crianças e adolescentes funcionam a contento? Onde o Estatuto da Criança e do Adolescente? Por que não dar o mesmo tratamento aos policiais que mataram uma criança de seis anos, também no Rio, após “confundir” a família com bandidos? Quem causa maior prejuízo à sociedade: crianças e adolescentes em conflito com a lei ou certos banqueiros – ou os oligopólios de mídia? Por que alguns que cometem erros são chamados de “bandidos” e outros não?
Eu diria que a sociedade, a começar pela família de João Hélio, não merece mais essa violência, a manipulação midiática. Mas não tem jeito. A pauta dessa imprensa é a defesa intransigente do sistema capitalista, da exploração do ser humano, da tortura, da morte.

17 comentários sobre “O fantasma João Hélio”

  1. A ancorada Lucia Hippolito, CBN, pensadora “higiênica” da limpeza social, achou absurdo uma ONG tentar recuperar para o convívio social um dos meninos envolvidos no caso do João Hélio, sendo adotado por família estrangeira com base em direitos humanos.
    A danada está tão ancorada nessa frente sinistra para murar, militarizar, matar, higienizar, e apartar pela violência as áreas populares, que fica batucando a pedagogia fascista, linha editorial da mafiosa rede, todo dia e o dia todo. Volta e meia aparece aquele timbre desagradável, cínico e ruminante como uma abutre que come a mesma carniça repetidamente…
    Aquela sofisticação fascista de “cultura superior”, é muito mais nojenta que o Datena somado ao Wagner Montes.

  2. Pingback: Orgulhos « Viagens Alternativas e Aleatórias

  3. EU NÃO SOU FORMADO EM DIREITO, MAS PENSO QUE APENAS UMA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO PARA ENTENDER QUE DENTRE OS PRINCÍPIOS CONSITUCIONAIS EXISTE A MORALIDADE QUE NÃO É EXERCIDA.
    ALIÁS, ESPERAR QUE O NOSSO GOVERNO, REPRESENTADO POR TRÊS PILARES TOTALMENTE CORRUPTOS, FAÇA ALGO SEMELHANTE EM FAVOR DA MORAL.
    O JUDICIÁRIO É PODRE, PERTENCENDO A MESMA ÍNDOLE DESSES MARGINAIS DE 12, 15, 18, 20, 30, 40 ANOS , NÃO IMPORTA.
    NÃO ENTENDO COMO UM MISERÁVEL DESSE AINDA ESTÁ VIVO E IRÁ SER UM BANDIDO PERIGOSÍSSIMO.
    PROVAVELMENTE SERÁ MORTO POR UMA BRIGA DE TRÁFICO OU MARGINAIS, AÍ A JUSTIÇA SERÁ FEITA. MAS PELO NOSSO JUISINHO QUE NÃO DEVE TER FILHO OU FILHA E NÃO TEM A NOÇÃO QUE UM MARGINAL DE 13 ANOS PODE FAZER COM O ÂNUS DE UM FILHO NOSSO.

  4. DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA…
    “As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
    têm direito inalienável à Verdade, Memória,
    História e Justiça!” Otoniel Ajala Dourado
    O MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA
    No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi o MASSACRE praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato “JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA”, paraibano de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.
    O CRIME DE LESA HUMANIDADE
    O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.
    A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOS
    Como o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é considerado IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, por isto a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza – CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos
    A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO
    A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.
    AS RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5
    A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;
    A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA
    A SOS DIREITOS HUMANOS, igualmente aos familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.
    QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA
    A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do “GEOPARK ARARIPE” mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?
    A COMISSÃO DA VERDADE
    A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.
    Paz e Solidariedade,
    Dr. Otoniel Ajala Dourado
    OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
    Presidente da SOS – DIREITOS HUMANOS
    Membro da CDAA da OAB/CE
    http://www.sosdireitoshumanos.org.br
    sosdireitoshumanos@ig.com.br

  5. Um sombra punitiva continua pairando, sinistra, sobre nossa sociedade. Do tolerancio zero aos nossos choques de ordem, multidões acreditam, graças, em parte, as campanhas da grande midia, que a melhor resposta é a repressão. No entanto, sequer nos questionamos o que é democracia – já que gostamos de gritar aos quatro cantos que somos uma sociedade dita democrática. Ou, por outro lado, o que é justiça? Ainda poderiamos questionar o como nossa sociedade funciona. Mas é claro que é muito mais facil pedir o suplicio do adolescente infrator e miseravel do que desnaturalizar praticas/discursos e pensar em novas formas de organização social. Assim a banda punitiva, tao em moda, continua tocando seus hinos em louvor das medidas repressivas e violentas contra as classes pobres. A classe media, por sua vez, acorvada e atemorizada, aplaude inerte este circo de horrores.

  6. Alguem por favor sabe mencionar o ECA sem somente dizer no quesito maioridade penal???Sim, porque até que um jovem negro, pobre e com pouquissima escolaridade venha a cometer um delito grave quantos DIREITOS a ele ja foram violados? Alguém arrisca-se a refletir??
    Nao precisamos de modificar as leis precisamos cumprir primeiro, ok?! CUMPRIR EFETIVAMENTE PARA DEPOIS AVALIARMOS ai sim. E isto se estende a Constituição brasileira em geral.

  7. sEJAMOS FRANCOS:não faltou escola para o ladrão e assassino vil.Vamospara com essa palhaçada de “negro e pobre”,etc.Com essa lenga-lenga a benedita chegou a senadora e tomou café-da-manhã com Bush.Dna Mariana não stavalá; não viu os assassino levarem seu filho arrastado por um carro. O nome do menino é joão Hélio. A dona parva não mencionou nem o seu nome.Ao contrário, vitimizou o assassino de JOÃO HÉLIO, que.no Degase<tentou assassinar um funcionário.

  8. Eu sou favorável à recuperação de assassino ou bandido de quaisquer classes sociais, raças, etnias, credo, nível de instrução, gênero, faixa etária, e etc.
    Vai dos assassinos de João Hélio às quadrilhas de Daniel Dantas, ex-governador Joaquim Roriz e José Roberto Arruda (governador preso), e etc. … com direito à assistência médica, educacional, judiciária e psicológica, para que possam se recuperar, segundo as leis republicanas e o direito moderno humanista, fora das formas bárbaras e instrumentos de castigo e punição, que a civilização humana forjou superar em sua evolução até aqui.
    Retirando-se estas referências, é regressão e incitamento à barbárie. Portanto, crime. Crime contra a pessoa humana portadora de direitos. Estes, estendem-se também, agora, à natureza como direitos ambientais e, se violarmos a sustentabilidade da vida, advêm a morte e a destruição. Logo, é necessário conter o ímpeto à morte, à destruição e a um espírito vingativo nas leis, que não defendam a vida e ao seu favorecimento indiscriminado.
    São princípios civilizatórios e humanizadores.
    Quem não aceita esses princípios, está, portanto, em regressão para a barbárie.
    Fraterno abraço.

  9. ô imbecil que critica uma senhora achar absurdo uma merdinha de ong tentar inutilmente recuperar um MARGINAL e não um dos ‘MENINOS”, MENINO COISA NENHUMA, vê como escreve palhaço. O seu propósito é sentir também o gostinho do que é irritar as pessoas, é isso? bicho besta. Tu é o quê? Louca é a família que pensa em adotar uma bela porqueira. quando souberem o que esse monstro fêz. Quem rumina e é carniça é tu otário. Quem fêz parte de frente sinistra, foi esse monstro que tu, tá se doendo pelo tal. Sinistro, repudiante foi esse covarde e os outros merdas que mataram a indefesa criança. Não é filho teu! regressão pra bosta de babárie… a barbaridade já foi praticada contra uma criança, seu abesta, ACORDA! ACORDA! Princípios civilizatórios? Retirando referências, referencial de quê? grandes referências… cinco féla da puta covardes assassinos e tu defendendo, idiota, dá uma bitocazinha no diabo! Nem tu está em um pais das maravilhas e muito menos no Jardim da Babilônia. Com essa tua equivocada falácia… ACORDA!!! Bandido..marginal, cadeia é pouco. É lenhada neles!!! Juntamente com quem os defendem!!!
    E tu ‘maria’ deboche, ‘a superinteligente’, com suas inoportunas colocações e perguntinhas: alguém sabe? Alguém não sei o quê – ‘ECA’? Mas lembre-se, eu sou inteligente e meio, entendeu!!! A mesma escola que todos tiveram acesso, esses vermes se quisessem e se interessassem pra ser gente, teriam sido, teriam acesso do mesmo jeito. Quiseram ser fedelhos asquerosos. Ser notícia de página policial, aparecer em vídeo de tv. Conseguiram! “Palmas”, aplauso mas de pés, de ponta pé nos seus trazeiros imundos, seus VIS!
    Caros senhores Luiz Carlos, Otoniel Ajala, Mário de Oliveira, de sensatos comentários… perceberam como lastimavelmente existe uma inclinação para o mal de tantas e tantas criaturas, até em um simples comentário, maquiavelicamente postado, já esboçam em resquício o que a ordinária natureza predomina. Pender para o que não presta, parace ser mais fácil, fácil até de criar modismo de escrita, meio de vida, pra justificar a DESESPERADA necessidade de querer, nem que por uma fresta… APARECER.
    Reconheço que devemos respeitar espaços, opiniões etc., mas OPINIÕES, espaços limpos, nunca equívoco, deboche, sadismo, sarcasmo, falta de respeito.
    E por mencionar falta de respeito, você sr. marcelo salles, transmite: “…o gatroto brutalmente assassinado…”, “…a sociedade não merece a violência midiática, a começar pela família de João Hélio (o garoto…enfim), pois, de sua parte, o respeito, numa próxima edição, tenha mais critério, mais cuidado, respeito mesmo, na sua forma de se expressar. O fantasma de… uma ova!!! A criança nem está mais entre nós, involuntariamente. Não pediu pra aparecer em mídia nenhuma, nem pra ser animalescamente assassinado. “…Em nenhuma das hipóteses merece…”, como escreveu pra outra finalidade, “hipóteses”, que na criminosa realidade, violou/violentou a verdadeira natureza de deveria ser os direitos humanos, ao ceifar uma inocente e indefesa vida.
    Mas na IRRITANTE TEIMOSIA, de vários insistentes cretinos, as palavras ‘direitos humanos’, são escritas, pronunciadas etc., sem precedente, após os bichinhos inofensivos do mal, provocarem marmotas e causarem vítimas. Mas ao contrário, somente falam isso, relacionado a inversão de valor, transformando satânicos vilões, em boazinhas vítimas, depois de terem causado desgraça a vida alheia.
    E mais, as instituições que abrigam criança e adolescente, é pra acompanhar criança e adolescentepor alguma razão desamparados, jamais por delinquência. Aí, enxertam esses delinquentes, entre realmente crianças e adolescentes, não dá outra… as crianças e adolescentes, quando não se contaminam pela péssima influência desses “queridinhos de muitos, (inclusive vocês ridículos defensores), sofrem alguma represália ou ameaça no mínimo. Se numa idade mínima (até menos de 10 anos) conseguisse empunhar uma arma contra alguém, já seria passível de julgamento e punição(desculpem a ofensa: punição). Faça idéia um bando de marmanjo, só porque possa ter APENAS dezessete anos, onze meses e vinte e nove dias, ou trinta (caso mês de ’31’), não tem ‘maioridade’ atingida, pode tudo o que não presta, contra as pessoas cidadãs. Então qual o motivo de TANTA POLÊMICA, tanta relutância, tanta resistência contra a idade penal aos tais elementos. Parem com isso!!! Que mentalidade! Parem de simpatizar defesa a essa praga! Ganham a consideração de quem? Arrancam aplausos de quem? DELES! Façam bom proveito.

  10. Ia esquecendo! Não há essa de “sombra punitiva continua… sinistra, na sociedade”. As “ditas” campanhas da grande mídia… servem sim, como alerta e prevenção, pelo menos de alguma forma possível… (dentro das limitações de quem é cidadão-cidadã, já que bandidagem não tem limites e tem plena proteção) …de defende-se contra os pulhas, as escórias que você – josé rodrigues, está em demasia de sofrimento e doído pelos tais. Resposta de repressão?… da mídia para o povo? Quê é isso!!! Não é necessário questionar o que é democracia com a justiça, quando quem está do outro lado da democracia e da justiça, NÃO SERVE PRA NADA, VEZES NADA (esses e tantos outros bandidos) e não ‘adolescente infrator-miserável, com ou sem suplício, É PRA SER PUNIDO MESMO!!! É PRA SER PUNIDO SIM!!! Então quer dizer que é certo, sermos punidos por um bando merda, a hora que quizerem? Aaah! Vá! Você faz parte de qual banda? A banda impunitiva e impune desses TRASTES, é isso? E mais… “medidas repressivas e violentas contra as classes pobres?”. Chega de palhaçada!!! Chega de defender quem não presta pra coisa alguma!!! justificando a inútil e equivocada opinião, com classe social! A classe média, não é corvade, nem temerosa, e nem a classe pobre ou a rica. Muito menos vitimadas entre si, de baixo pra cima ou vice-versa. Pra encerrar… a classe “aplaude inerte este circo de horrores”? Mas como vocês que defendem com unhas e dentes a marginais, invertem na base da irritante ironia, os valores existentes! Quem fica aplaudindo e palitando os dentes, junto a vocês ‘inertes’ – defensores do mal, é exatamente os inúteis e imprestáveis que vocês defendem. Transformam os horrores praticados, num picadeiro, em seguida, petulantemente, audaciosamente, com cretina pretensão, achar que fêz da nossa cara, um circo. Vai fazer hora com a cara da P.. q. P..!!!

  11. “Ao pisar na cabeça da cobra, a tendência é que ela vomite seu veneno e fique estrebuchando!”
    Esse modo de expressão acima, é o que caracterizo como conseqüência do incitamento à cultura da barbárie, que a meu ver, deve ser criminalizado.
    O suposto direito de expressão que programas policiais “jornalísticos”, sobretudo em rádio e TV, incitam, diariamente, à barbárie e à cultura da apartação.
    O plano nacional de direitos humanos III tem de ser aplicado nesses casos e conter essa necrofilia social que vai se expandindo nas propagandas e pedagogia fascistas pela “limpeza social”; o ódio racial e de classe; o pessimismo e o desespero em relação ao humano e aos processos humanizadores.
    Que tipo de sociedade, afinal, queremos construir?
    Fraterno abraço

  12. Vocês, Mestrado-Doutorado-PHD e muito mais, na abusiva arte da inversão dos valores, continuam sobrevivendo desesperadamente, a todo custo, querendo por fim da força, no grito e na marra, fincar na prática, a horrível bandeira dessas teorias destorcidas de valores, só existentes unicamente, em cabeças destorcidas, de visão equivocada (curta, rasteira e estreita)daquilo que considera-se o inverso dos PRINCÍPIOS e DIREITOS, e direitos de SERES HUMANOS DIREITOS. Vocês entortarão, envergarão, sucumbirão, desaparecerão, mas NÃO PREVALECERÃO. Quando menciona-se vocês, está incluído todo o ‘ilustre facínora’, que os ‘ilustres senhores do nada’ (vocês), i n s i s t e m em agraciá-los, admirá-los, indo contra tudo e contra todos, demonstrando uma repugnante idolatria, veneração, pelos ‘praticantes’ dos atos estúpidos-grotescos-gritantes característicos de mal caráter, premeditados devaneios psíquicos etc., contra OS DIREITOS E DECENTES SERES HUMANOS. As serpentes que deveriam apresentar pisaduras cabeça abaixo, são exatamente vocês – retrato da demência, com ou sem peçonha. Olhem para si!… Enxerguem-se! Façam uma reflexão, sabe-se lá, depois de um estupendo esforço, até por quê, nada disso lhes interessa, logo, não vos interessará nada disso!… Numa atitude de hombridade, pelo menos uma, só uma vez, reconhecam… vocês precisam com extrema urgência, transformar a mente necrosada, em inteligência plena. É inconcebível, um ser dotado do privilégio de “pensar”… a si permitir, uma leve demência no mínimo, autoconfundida por inteligência. Imitação barata de inteligência. Quem continua veemente incitando toda a LÁSTIMA de desgraças nesse território de ninguém, são nada mais, nada menos – vocês os propiciadores, pois, nesse lugar, PARECE MESMO que vocês, nem que por algum TEMPINHO limitado, deitam e rolam, mas é só. E só! Aqueles imerecidos protegidos e simpatizados, são tão inteligentes, mas tão inteligentes(acham que raciocinam), que quando se detém de aprontar suas constantes marmotas, é sem demora… a instituição policial os capturam. Não é lindo!!! Nem dá tempo de festejarem. Ó que pena! Aí aparecem, cabisbaixos, transparecendo a falsa inofensividade de ‘coitadinhos’. BANDO DE CÍNICOS, CRETINOS. Vamos vêr, a implantar, o emprêgo desse ‘criminoso plano’ de direitos dos criminosos III, deduzo, versão III, que pouco importa, digo, NADA importa, pois aquilo sem relevência, não merece atenção, pode têr até o IV, V, VI etc., contrário aos bons costumes, um mero intento pessoal mal resolvido, inclinando UM VERDADEIRO ATENTADO àqueles exemplarmente exercendo a CIDADANIA. Vocês, tem como uma incômoda pedra no sapato, a expressão da verdade, a prevalescência do bem, proferidas exatamente pelas pessoas de mente saudável, com isso as oponências frustradas, fazem sentir-se corroídos e derrotados, com a realidade de que sempre..sempre existirão sensatas pessoas rebatendo e coimbindo as distorções e inversão de valores, que vocês inversores prismam tanto, e, por quê não, rebater e coimbir os inversores (vocês). Mas um dia… talvez tardiamente, se é que desfrutarão também do “tardio”. Forte indício se manifesta, de que ideais macábros apodrecerão com todo o marasmo no emaranhado mundinho de vossas preferências. Convém lucidez… deixem de provocar com “vara curta” a cidadania, os cidadãos e os bons costumes, disfarçando, a farsa de idéias no combate à barbaridade (A TAL CITADA ‘BARBÁRIE’ EM MELANCOLIA), de uso exclusivo dos criminosos, mas destorcidamente dita, como praticada por quem exerce a cidadania, e, enquanto isso… os monstros em pele de cordeiro, saltitando a cada desgraça, sob os vossos aplausos, viva!!! Viva!!! Êêêêê!!! Viva!!! Queremos uma sociedade RECONSTRUÍDA, saudável, longe do surto-da epidemia-da pandemia da doença DEMÊNCIA. FUI!!! Tarde e sem demora. Sem fraternidade DEMAGÓGICA. Malhem e xinguem! Aproveitem! Aqui jamais acessarei.

  13. Sou estagiário em direito ultimo ano, quero dar minha opinião como alguém que conhece um pouco das leis e estudou um pouco a nossa sociedade brasileira.
    1º)- Vamos falar um pouco sobre a declaração universal dos direitos humanos Segundo sua concepção, o seu art. 1º diz ( Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e “DEVEM” agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Notem que elas devem agir, mas se não agirem, qual a consequência?
    Eu como estudante de direito do 5º ano sou defensor dos direitos humanos mas, na sua gêneses ou seja, defendo os direitos humanos em seus princípios que são, proteger o individuo dos arbítrios do estado ou seja, protege unicamente a pessoa o individuo o cidadão, do poder do estado que, na maioria das vezes procura perseguir aqueles que pensam diferente daquele que representa o estado, isso ocorre com muita frequência nos estados socialistas ou ditatoriais, porém, nos estados democráticos também, só que, de forma menos explicita, assim a declaração não foi criada para defender criminoso comum, e mais, O mior equivoco dos defensores dos direitos humanos no Brasil é, não distinguir os limites jurisdicionais de aplicabilidade dos direitos humanos, visto que, em sua esmagadora maioria e eu diria que até mesmo entre os juristas, acham que os mandamentos contidos na declaração universal dos direitos humanos é aplicável a qualquer pessoa, assim, tanto os cidadãos que vivem segundo o regramento social positivo de um determinado estado soberano, como também os que quebram as regras sociais, inclusive os que viola as mais importantes da própria declaração dos direitos humanos que é, o direito a vida e a integridade física, estaiam totalmente protegidos pelos mandamentos da referida declaração, talvez todo o problema esteja na elaboração da citada declaração, vez que, esta, datá de 1948, onde os problemas políticos e sociais eram totalmente diversos dos de hoje, por esse motivo, a referida declaração só fala em direitos, quando na verdade deveria falar dos direitos e, para cada direito uma obrigação, assim fora, o art. 1º, teria a seguinte redação, ( Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência sendo obrigadas a agir em relação às outras com espírito de fraternidade, as que infringirem este mandamento serão apenadas de acordo com as leis e costumes de seus estados. art. 2º, ( Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição, desde que, respeitados os limites da moral, da ética e do respeito social do estado em que vivam. art. 3º e mais importante, ( Toda pessoa tem direito à vida e tem a obrigação de proteger a dos outros como a sua própria, tem direito à liberdade e a obrigação de respeitar o próximo como a si mesmo tem direito e à segurança pessoal desde que, não seja nem represente ameaça social, caso que sera punido de acordo com as leis penais do pais em que viva. Se assim fosse, a tal declaração seria mais humana, menos agressiva a soberania dos estados e muito menos criticada, pois da forma que é redigida e por quem é invocada da-se a nítida impressão que esta só protege bandidos, e é verdade porque o menino João Helio, caso que comoveu a sociedade brasileira, tinha direito a vida? não, segundo a declaração dos direitos humanos não, só o seu assassino tem, o caso Vanessa S/P, ela também não tinha direito a vida segundo a mesma declaração, mas seu executor tem, e a comissão parlamentar de direitos humanos devera ir protege-lo caso algum de seus direitos seja desrespeitado na prisão ou fora dela, talvez alguma comissão pastoral também vá.
    Ocorre que, a meu ver, não é aplicáveis aos criminosos comuns os direitos humanos não de forma abrangente e cogente a como se tenta, isso porque, como ja dito, tal declaração foi elaborada com o intuito de proteger o individuo, do poder do estado e não para proteger criminosos comuns, chego a essa conclusão, refletindo na história da guerras, das civilizações e no caso das aplicações penais, estas deveriam basear-se no principio do direito comum, exemplo, o dever de reparação de dano cod. civil, art. 944, caputi, ou seja, o valor da indenização mede-se pela extensão do dano, só assim teríamos penas mais inibidoras a criminalidade.
    2)- Outra falacia dos intelectulóides brasileiro é, tentar justificar os altos índices de criminalidade, na condição socioeconômica dos criminosos e na desigualdade social, pura falta de coragem de falar a verdade ou mesmo jogada politica, visto que, vagabundo na rua também vota e pior, o voto do bandido tem o mesmo valor do cidadão de bem, dai tantos políticos integrando comissões de direitos humanos em porta de cadeias, mas voltando ao assunto, tais explicações não tem base cientifica que a sustente, visto que, na Índia pais com a maior desigualdade social do planeta, os índices de criminalidade é 10 % dos apurados no brasil, assim tais justificativas não prospera.
    DIANTE DOS BREVES ARGUMENTOS CONCLUO DIZENDO QUE.
    No Brasil, é crescente e tende a se agravar a criminalidade por vários motivos, abordaremos os mais relevantes.
    1º É na minha opinião, o mais relevante, Com criação do ECA, estatuto da criança e do adolescente, o estado passou a interferir demasiadamente no seio familiar, calma, eu não sou a favor de espancamento infantil, só acho que, ao invés de proibir todos os pais de educarem seus filhos nos limites das reais necessidade da índole de cada filho, visto que, o ser humano em nada diferem dos animais, sendo uns doceis e de fácil lida, já outros, impetuósos e de difícil controle, este deveria exercer o direito de coibir com firmeza apena os abusos, porem, para eximir-se da efetiva fiscalização e, com base em uma ideologia falsa de proteção aos direitos da criança e do adolescente, o estado proíbe os pais de corrigir com mais severidade os filhos, assim, como muitos pais já não tem muito interesse em educar seus filhos, diante da vedação do estado, solta os no mundo e “seja o que Deus” quiser, na maioria das vezes, delinquentes, insubordinados, agressores de professores e se tornão adultos criminosos e imprestáveis, pessoas desprovidas de qualquer valor social ou moral, há que se observar que, o não tem o dever de educar, e sim de instruir, a educação e dever moral, ético e Bíblico dos pais, aquele que instrui o menino no caminho em que deve andar, este quando jovem não se desviara dele, o pai que corrige seu filho verdadeiramente o ama, quem são os desprovidos de conhecimento que, nos dia de hoje revogam as máximas do dia de ontem, lançando toda uma sociedade a desordem social, moral e ética.
    2º As leis penais brasileira são outro incentivo a criminalidade, vez que, o nosso código penal esta completamente ultrapassado, é de 1940, época que os pais educavam os filhos para torna-los homens respeitáveis e, ai se se desviassem do caminho, era uma vergonha para toda a família, hoje, matar e roubar é quase profissão reconhecida, e mais, o governo, para esvaziar as cadeias, vive flexibilizando as leis e criando facilidades para que os vagabundos saiam pra rua, a certeza da impunidade é um dos maiores incentivo a criminalidade, hoje, sem sombra de duvidas o maior problema brasileiro.
    3º Como Rui Barbosa já dizia com muita propriedade, (De tanto ver crescer a INJUSTIÇA, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos MAUS, o homem chega a RIR-SE da honra, DESANIMAR_SE de justiça e TER VERGONHA de ser honesto”, assim nos sociedade devemos gritar em uma só voz, e se for o caso vamos as ruas exigir, o direito de educar nossos filhos dizendo não a intervenção do estado, exigir nas ruas de todo o pais leis mais duras contra os criminosos, como por exemplo, prisão perpetua para aqueles que tira a vida de outrem trazendo equilíbrio entre o dano e a reparação do mesmo, porem qualquer mudança só sera possível com o empenho da sociedade como um todo, assim como eu perdi cerca de duas horas ou mais para escrever estas linha você poderá se fazer ouvir se copiar e colar estas linhas acrescidas de sua opinião pessoal e enviar ao deputado que você votou nas ultimas eleições. O poder é do povo e este só delega aos representantes políticos, portanto este continua com o povo, se quiser criticar ou apoiar este pensamento entre em contato, claudiomartins3737@hotmail.com.

  14. ACHO QUE ESSE CARA NAO TEM FILHO,PORQUE SE ELE TIVESSE E O FILHO DELE FOSSE TIRADO DESTE MODO QUE NAO POSSO NEM DIZER BARBARO MAS MACABRO E SATANICO,ELE COMO QUALQUER PAI E MAE DESEJARIA QUE ESSES DEMONIOS QUE FIZERAM UMA COISA DESSAS FOSSEM QUEIMADOS VIVOS PRA PAGAR PELO QUE FIZERAM!
    SEM FALAR QUE O “FANTASMA” DO JOAO HELIO VAI VIVER PRA SEMPRE SIM PRA NOS LEMBRAR EM QUE MUNDO CHEIO DE MONSTROS NOS VIVEMOS HOJE! O QUE MAIS PREOCUPA EM TUDO ISSO E RELIZAR QUE ASSIM ELE FOI CAHAMADO “CRIANçA OU ADOLECENTE” QUE TIRA A VIDA DE UMA OUTRA CRINAçA,ISSO E O QUE FAZ REALMENTE DESESPERAR E PENSAR QUE O FILHO DESSE MONSTRO AMANHA VAI ESTAR SENTADO DO MEU LADO NO ONIBUS,NAO QUERENDO GENERALIZAR MAS O QUE UMA PESSOA SEM MORAL,AMOR PELA VIDA ,E DEUS NO CORAçAO PODE ENSINAR DE BOM PRO SEU FLHO?! ESTA E A PROVA QUE O FUTURO QUE NOS ESPERA E PIOR DO QUE NOS PODEMOS IMAGINAR!
    EU ESPERO QUE A MIDIA NO BEM O NO MAL FALE SEMPRE DO CASO JOAO HELIO PRA QUE NUNCA MAIS SE ESQUEçA PORQUE PODERIA SER SEU FILHO,SUA MAE ,SEU PAI OU SEU IRMAO! EU GOSTARIA DE QUEIMARLOS VIVOS MAS CREIO NA JUSTIçA DE DEUS … O INFERNO OS ESPERA!

  15. Não deu outra, o infeliz já foi preso de novo… trafico, roubo de carros e etc…
    palmas ai pros defensores da impunidade para “criancas desprotegidas que não sabem o que fazem” com menos 18 anos.

Deixe uma resposta