Niterói realiza sua Pré-Conferência LGBT neste sábado (17)

Niterói realiza sua Pré-Conferência LGBT neste sábado (17)  Evento reúne sociedade civil e poder público para debater e encaminhar propostas de políticas públicas em prol da comunidade LGBT

A Pré-Conferência LGBT com sede em Niterói, que acontece no próximo sábado (17), irá abranger as regiões de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá. São esperadas cerca de 300 pessoas na Escola Estadual Liceu Nilo Peçanha que, além de participarem dos painéis que explicitarão o panorama atual de homofobia no estado e os serviços prestados através do Programa Estadual Rio sem Homofobia, elegerão delegad@s e proporão políticas de combate à homofobia e promoção da cidadania LGBT no estado.

“As regiões de Niterói e adjacências possuem um histórico fúnebre em relação à prática da homofobia. O assassinato do jovem Alexandre Ivo, as agressões de participantes das Paradas do Orgulho LGBT e a homofobia institucional por parte de vários setores do poder público configuram um quadro emergencial de atenção e cuidado. Esta Pré-Conferência auxiliará no conhecimento das demandas da população e norteará  ações específicas do Governo do Estado na região”, afirma o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.  

Principais demandas

A Pré-Conferência LGBT de Niterói terá dois principais ganchos: a segurança pública e a educação. A questão dos chocantes assassinatos, como de Alexandre Ivo e da juíza Patrícia Acioli e de agressões a homossexuais serão abordadas como reivindicações para a valorização deste setor social. Além disso, a juventude LGBT da região é engajada e promete dar corpo e robustez às propostas de políticas públicas que zelem pelos seus direitos civis.

Em tempo, a implementação de um Centro Estadual de Referência da Cidadania LGBT em Niterói está prometida para o final do mês de outubro.
 
Informações para a imprensa:
Márcia Vilella | Diego Cotta (SuperDir/Seasdh)
Tels.: 21 2284 2475

Deixe uma resposta