Fruto de uma parceria entre os escritórios da agência da ONU no Brasil e no México, o seminário quer dar voz aos participantes, sobretudo aos jovens, para discutir experiências de mobilização comunitária e engajamento cívico. Por meio de um diálogo entre os formuladores das políticas e líderes de organizações não governamentais e movimentos sociais, o objetivo do encontro é mostrar como diferentes setores da sociedade interagem e influenciam o governo.
Participam do evento os secretários de Juventude do Brasil e do México, Assis Filho e Jose Manuel Romero, respectivamente, Raphael Vandysdadt, gerente de Projetos Sociais da TV Globo, Luana Cabral, do AfroReeggae, e René Silva, da Voz da Comunidade.
Na programação, está prevista a apresentação da versão em espanhol da publicação “Desenvolvimento social de base em favelas do Rio de Janeiro: um guia prático” (Desarrollo social de base em favelas de Río de Janeiro: un manual práctico). O documento é um manual que contém ferramentas, informações e conceitos fundamentados em evidências científicas sobre o modelo de desenvolvimento social encontrado em organizações de base.
A publicação é voltada para os interessados na elaboração de políticas públicas e em abordagens inovadoras de trabalho com instituições comunitárias no Brasil. O conteúdo também contribui para a construção de modelos globais, pois mostra como iniciativas de mobilização e desenvolvimento nas favelas, com subsídios e conhecimento das próprias pessoas da comunidade, podem ajudar na promoção de mudanças sociais.
A concepção do manual teve início no âmbito do projeto de pesquisa “Sociabilidades Subterrâneas”, cujo objetivo é explorar meios alternativos de integração e socialização desenvolvidos por comunidades em condições de extrema exclusão social. O programa também visava estudar e disseminar a metodologia de trabalho desenvolvida pelos grupos AfroReggae e Central Única das Favelas (CUFA), do Rio de Janeiro.
O projeto “Sociabilidades Subterrâneas” foi executado a partir de uma parceria entre a UNESCO no Brasil, a London School of Economics (LSE), organizações sociais de base e o setor privado.
Fonte: Nações Unidas – Brasil
https://nacoesunidas.org/jovens-do-brasil-e-da-america-latina-se-reunem-no-mexico-para-discutir-mobilizacao-comunitaria/