Isso é uma vergonha!

Matéria hoje na Revista Consciência.Net:

São Paulo. Cidade Universitária, 1994. Fernando Braga da Costa, aluno do segundo ano de Psicologia da Universidade de São Paulo, tem uma tarefa: acompanhar, por um dia, o cotidiano de um grupo de trabalhadores. Ele escolheu os garis, que todos os dias varrem as calçadas e ruas e esvaziam as lixeiras do campus da maior universidade brasileira. Desde então, há 10 anos, o aluno, hoje psicólogo clínico e doutorando pela mesma universidade, se veste semanalmente de gari para ouvir os relatos de seus companheiros e sentir na pele a humilhação social sofrida por eles.

"Homens Invisíveis: Relatos de uma Humilhação Social", de Fernando Braga da Costa

A experiência e as diversas histórias reunidas viraram tema de seu mestrado e chegaram aos leitores por meio do livro Homens Invisíveis: Relatos de uma Humilhação Social (Ed. Globo, 2004). Clique na foto da capa para acessar o livro no site Submarino.

A reportagem abaixo, de Plinio Delphino em 2003, foi publicada originalmente pelo jornal Diário de São Paulo e reproduzida pela Revista Consciência.Net dia 23 de abril de 2003. Reproduzimos na íntegra e incluímos, abaixo, considerações sobre a profissão de gari e um banner comemorativo da prefeitura do Rio de Janeiro.

Fazemos este registro em resposta ao jornalista Boris Casoy, do Jornal da Band, que disparou todo o seu preconceito, em rede nacional, contra esta digna categoria de trabalhadores. Conforme nosso registro anterior, Casoy disse em alto e bom som: “Que merda… Dois lixeiros desejando felicidades… do alto de suas vassouras… Dois lixeiros… O mais baixo da escala do trabalho”.

Fernando Braga da Costa conta como, uma vez reconhecida sua origem socioeconômica mais favorável, os garis se preocuparam em protegê-lo e passaram a tratá-lo melhor.

Foto de Fernando Braga da Costa no www.jlcarneiro.comApós oito anos, na data da entrevista, o repórter pergunta a Fernando o que mudou na vida dele. “Acredito que essa experiência me deixou curado da minha doença burguesa. Esses homens hoje são meus amigos. Conheço a família deles, freqüento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador. Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe. Eles são tratados pior do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo nome. São tratados como se fossem uma coisa.”

Este texto foi enviado para Boris Casoy (bcasoy@band.com.br), Fernando Mitre (fmitre@band.com.br), Joelmir Betingt (jbeting@band.com.br) e o email da redação (jornaldaband@band.com.br).

Matéria na íntegra aqui!

Um comentário sobre “Isso é uma vergonha!”

  1. É isso que o Reis e os amigos do Rei pretendem, desviar nossa atenção de seus roubos, para seus inimigos!
    Eu mesmo não me deixarei ser usado para estes fins!

    Mas aproveitarei para mostrar parte das vantagens pessoais e as Injustiças sociais covardemente acobertadas!

    http://www.youtube.com/watch?v=YkKSE-SkVFM
    http://www.youtube.com/watch?v=bDp3AxHT2vs&NR=1&feature=fvw
    No Brasil, pagamos pelo combustível quase o triplo do valor que paga o cidadão dos países vizinhos, onde nem um poço de petróleo tem; com a diferença, de que compramos “combustíveis” adulterados e eles, puro!
    Mesmo sendo os donos do petróleo, como ostentam por ai, somos obrigados a pagar por ele e seus derivados, como gás de cozinha, que é gênero de primeira necessidade, o preço mais caro do mundo!

    Já pensou se não fôssemos os donos?

    Esta é a justiça social, tão prometida e cantada em versos e prosa, pelos candidatos em vésperas de eleição?

    Notem que nossos representantes políticos são os mais bem pagos do mundo!
    A questão, é que não se contentam; além de terem altos salários, cheios de exorbitâncias e de mordomias principescas, para fazer nadica de nada, exercem variados cargos: sem perceber que; só eles conseguem estar em vários lugares ao mesmo tempo; ter direito a varias aposentadorias, e ainda superfaturam, como no caso das ambulâncias, e das merendas escolares, onde davam lixo para as crianças!
    Enfim daria um livro, se fossemos citar os milhares de escândalos escabrosos que conhecemos!
    E o pior, é que continuam impunes, sem devolver um centavo daquilo que roubaram dos cofres públicos; pois além de terem a lei de imunidade para acobertá-los; dominam o cabide de empregos, onde funcionários públicos estão escalados para limpar suas barras! Feito o Juiz, que deu a liberdade ao banqueiro bandido Daniel Dantas, e puniu o Delegado de policia que o prendeu: Mas lógico, foi uma troca de favores; uma mão lavou a outra; e a corda arrebentou pelo lado mais fraco!
    Só que esta história não terminou, ainda tem muita lenha para queimar!
    Mas vamos em frente: Notem que antes de terminar seu mandato, Lula promoveu o Juiz que liberou o sócio do seu filhinho genial, que após fazer a sociedade, e embolsar milhões, passou a pousar de empresário bem sucedido, fazendeiro e bilionário!
    Mas o estranho é que, o garoto só se tornou gênio, depois que o pai se elegeu; antes ele era um simples empregado assalariado, em um Zôo de SP… Notaram este detalhe? Pois bem: Esta deve ter sido uma das promessas que Lula cumpriu! Outra deve ter sido feita aos seus amiguinhos, que defendem o Italiano assassino! Pois este também ganhou cidadania, talvez seja indenizado e até ganhe uma aposentadoria por ter ficado preso no Brasil! Por isso não tem verbas para dar o aumento digno aos aposentados, não tem para a saúde, não tem para a educação! Mas estamos vendo que os corruptos têm muita facilidade em criar bodes expiatórios para assumir a responsabilidade por suas culpas! É só contatar a mídia; e com sensacionalismo armar bem os policiais, dar uma volta pela periferia, ou então subir nos morros; invadir residências e apresentar para a sociedade meninos descalços e sem camisas, que aparentemente não tem nem o que comer; e dizer que estes são os responsáveis pelo aumento da criminalidade, da violência e trafico de droga!
    São poucos entre a sociedade e entre os policiais, a notar que as vitimas deste sistema enganoso; estão sendo jogados uns contra os outros, para fazer joguinhos sujos e promíscuos; e defender o câncer político, responsável pelo verdadeiro crime organizado, pela injustiça social e pela violência, que permanece enraizada nas entranhas do país!
    Esta história é antiga; e os verdadeiros responsáveis; são aqueles que para se elegerem prometem milhões empregos, prometem casas populares, prometeram justiça social e justa distribuição de renda; e depois de eleitos, se tornam bilionários da noite para o dia, extorquindo a sociedade com altas taxas tributarias, e defendendo e acobertando os verdadeiros bandidos, e até aqueles que antes criticavam para se eleger!
    Veja as mais diversificadas formas de engodo: Pagamos impostos, para ter direito a Educação e Segurança; mas somos obrigados a conviver e confiar em gente hipócrita, mentirosa, oportunista e mesquinha, que manipula, compra, forja e distorce todos os tipos de pesquisas para se idolatrarem… Pouco, ou nada se importando com a Pátria, ou, com seu semelhante! Se não fosse desta maneira, há muito seriamos o País mais rico do planeta, em todos os sentidos! Existem desvios de verbas, que debilita e desacredita a educação estadual e municipal, e os políticos tiram vantagens desta situação; pois, tanto montam suas escolas, como tomam parte nos lucros de outras, induzindo os que têm melhor poder aquisitivo, a procurar escolas particulares! Desta maneira, a maioria sem poder aquisitivo, continuara mal formada, e mal informada como sempre foi!
    Bom esquema não é mesmo?
    E as estradas, que são privatizadas?
    Primeiro eles as constroem com verbas do IPVA e impostos do cidadão; depois eles as privatizam; ou seja, vendem, a eles mesmos por preços de bananas; colocam seus parentes e amigos para administrá-las, e boa parcela deste povo desinformado, nem percebe que esta pagando absurdos, para rodar nas mesmas estradas que foram construídas com seus impostos!
    E as empresas que foram privatizadas?
    Boa parte destas empresas estava sendo usadas como cabide de empregos, para dar bons salários e mordomias aos pelegos e parentes de políticos; desta maneira ficaram com rombos! Então os políticos usaram verbas dos nossos impostos para tapar estes rombos!
    Exemplo: gastaram valores equivalentes a preços de diamantes para tapar os rombos, e venderam estas empresas, a preço de casca de bananas: Mas tem um detalhe: Eles mesmos as compraram! E as empresas passaram a ter lucro! Esta é uma das formulas mirabolante de se tornar empresários genial, fazendeiros e milionários da noite párea o dia! E Iguais a esta, existem milhares…
    Desde a falsa independência, até os dias de hoje, houve muitas formas de governos; só que as mentiras aumentaram e os cambalachos seguem a todo vapor; estamos feito os índios, que trocaram suas terras por badulaque! Por isso querem a população desinformada e inculta! Desta maneira, fica mais fácil tosquiá-los feito cordeiros, e os empurrar para os currais eleitorais! Por isso as cadeias estão superlotadas de gente pobre e analfabeta!
    E dizem que cada preso, daqueles que estão embolados em pequenos cubículos, custa ao governo; ou seja, para o cidadão pagador de imposto, quatro mil e quinhentos reais!
    Enquanto isso, muitos pais de família trabalham de sol a sol a troco de um salário mínimo de quinhentos e poucos reais! Isso quando consegue emprego: E é com este salário que o cidadão é obrigado a se manter e sustentar sua família!
    Estes nossos representantes políticos, superfaturam desde a construção do presídio até a estadia dos presos, e isso já vem de longa data!
    E a mídia vendida e sensacionalista, não deveria divulgar algo a este respeito?
    É simples: Tem muita gente obtendo vantagens, para distorcer fatos e acobertar maracutaias! E eu aqui falando bobagem!!!
    Mas eu insisto: será que uma faculdade em período integral custa tanto quanto dizem custar a estadia do preso?
    Será que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade em período integral, senhores canalhas?
    E os “senhores onipotentes”, continuam fazendo suas turnês, à custa do sangue e suor destes cordeiros tosquiados, humildes e desinformados, que estão sendo mantido em currais eleitorais, “com os valores”, que os “senhores”, continuam roubando dos aposentados; enquanto se passando por bonzinhos e salvadores da pátria!
    E se o italianinho continuar preso, ele terá mordomias e custara mais de quatro mil e quinhentos reais mensais aos pagadores de imposto, não é mesmo?
    Mas se for entregue a Itália, não haverá mais embaraço na relação Brasil Itália, e o bandido deixara de ser um peso aos cofres Públicos, não é mesmo?
    Pois; se não tem verbas para as necessidades básicas, como educação, saúde e segurança; que a Itália e o bandido, resolvam seus problemas, lá deles, não é mesmo?
    Pois assaltantes, bandidos, assassinos, mentirosos e oportunistas, nós já temos muitos no Brasil!
    O texto é de minha autoria, mas pertence a toda “sociedade”, que precisa conhecer estes fatos!
    Quem sabe desta maneira, este povo não se deixe engambelar por promessas, que são cantadas em versos e prosas por canalhas, nas vésperas de toda eleição!

Deixe uma resposta