Categorias
Opinião

Homenagem a Gandhi, King e Silo

II Fórum Brasileiro resgata mensagem dos três principais guias inspiradores da não violência ativa de todos os tempos. Abertura ocorre em 9 de novembro na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Uma homenagem às três principais referências da Não Violência Ativa marca a abertura do II Fórum Brasileiro, que ocorre em São Paulo. Pronunciamentos sobre a obra e a vida de Mahatma Gandhi, Luther King e Silo dão início aos trabalhos do fórum no dia 9 de novembro na Assembléia Legislativa. O evento está celebrando pela primeira vez o Dia Internacional da Não Violência instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Mahatma Gandhi foi a figura que liderou a libertação da Índia do domínio britânico nas décadas de 30 e 40 do século passado. Martin Luther King foi o ativista do movimento negro que lutou pelos direitos civis, contra a segregação racial nos Estados Unidos nas décadas de 50 e 60. Mário Rodrigues Cobos, o Silo, que lançou as bases do Novo Humanismo na América Latina no final da década de 60.

“Neste desgraçado mundo no qual a força e a injustiça se impõem por campos e cidades, como é que se pensa acabar com a violência? Talvez pensem que são um exemplo inspirador para as novas gerações quando disfarçados de videogame investem contra o mundo, quando finalmente enviam a seus rapazes a invadir, a matar e a morrer em terras longínquas. Este não é um bom caminho nem um bom exemplo. Com um enfoque violento da violência não resultará a paz”, disse Silo em pronunciamento recente.

Atualmente, ele propaga sua Mensagem de Paz e Não Violência pelos quatro cantos do mundo. “O caminho para a reconciliação não surge espontaneamente, do mesmo modo que o caminho para a não-violência. Porque ambos requerem uma grande compreensão e a formação de uma repugnância física em relação à violência”, disse Silo em maio de 2007.

O Fórum pela Não Violência Ativa será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro na cidade de São Paulo. Essa é a segunda edição do Fórum Brasileiro de movimentos, organizações e ativistas, um espaço amplo para encontro de pessoas e organizações que trabalham para superar a violência nas suas várias formas: física, econômica, racial, psicológica, moral e sexual.

O fórum trabalha com Mesas Temáticas para promover o intercâmbio sobre a atuação, análise da situação atual e as diversas formas de atuação em direção a uma sociedade verdadeiramente humana, solidária, não violenta e não discriminatória. O fórum é iniciativa de A Comunidade para o Desenvolvimento Humano e do Centro das Culturas e conta com a participação de entidades como a Rede Gandhi e o Instituto Paulo Freire.

Programação

Sexta (09/11) – 19h – Assembléia Legislativa – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera
Abertura – Homenagem a Gandhi, King e Silo
Painel: Construindo uma Sociedade Não Violenta.

Sábado 10/11 (das 9h às 17h) e Domingo 11/11 (das 12h às 17h) – Trabalhos mesas temáticas, atividades auto-gestionadas, apresentações artísticas – Tendal da Lapa – Rua Constança, 72

Informações para imprensa

Alexandre Sammogini – (11) 9604 9629 / (11) 3211 3015 (manhã)
E-mail: alexandre.sammogini@gmail.com
Site: www.forumbrasileiro2007.org.br
Vídeos: www.silo.ws

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net/agencia]

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Sair da versão mobile