Categorias
Rio de Janeiro

Grupo Pela Vidda/RJ comemora 20 anos de existência

Organização celebra duas décadas de luta contra estigmatização de pessoas vivendo com HIV/Aids.

Por Diego Cotta
No próximo domingo (24/5), o Grupo Pela Vidda/RJ – Pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids, realizará uma grande confraternização para celebrar seus 20 anos de existência na luta pela cidadania e direitos humanos que quem vive com HIV/Aids. A festa se dará no dia 24 de maio a partir das 19 horas no Cabaré das Rosas – Rua Conselheiro Saraiva 12 – Praça Mauá; um espaço recém inaugurado que surgiu rompendo paradigmas sociais e firmando importante parceria com o Movimento Social de Luta contra a Aids. A intenção é relembrar a história, rever os parceiros e fortalecer a missão do grupo.

Desde sua fundação, em 24 de maio de 1989, o Grupo Pela Vidda/RJ formulou sua missão institucional com base no acolhimento e na mobilização de portadores do vírus da Aids para que eles exercessem plenamente sua cidadania, informando-as e integrando-as na sociedade. Estes princípios foram inspirados no sentimento de calamidade pública mundial que a epidemia representou. Assim, no final da década de 80, o Grupo Pela Vidda/RJ tornou-se a expressão pública e política de todas as pessoas afetadas direta ou indiretamente pela epidemia de Aids.

Para o presidente do Grupo Pela Vidda/RJ, Marcio Villard “a organização assumiu papéis políticos para sensibilizar a comunidade frente aos problemas inerentes à epidemia, contribuindo também para o fortalecimento da Sociedade Civil Organizada, na medida em que suscitava em todos o sentido de solidariedade e responsabilidade. Hoje, o grupo expandiu a missão institucional do para a promoção da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e Aids, através da defesa dos direitos humanos fundamentais, da garantia de acesso à informação, da luta contra a discriminação e outras formas de exclusão social, na perspectiva de uma sociedade mais solidária e socialmente justa”.

Serviço

Festa 20 anos do Grupo Pela Vidda/RJ
Dia: 24 de maio de 2009
Horário: 19h
Endereço: Cabaré das Rosas – Rua Conselheiro Saraiva 12 – Praça Mauá
Eventos para convidados. Quem se interessar deve entrar em contato com o Grupo pelo telefone 2518-3993 ou email gpvrj@pelavidda.org.br

Informações para a imprensa
Márcia Vilella / Diego Cotta
Target Assessoria de Comunicação
Tels: (21) 8158-9692 / 8158-9715 / 2284-2475

Deixe uma resposta