Grupo Arco-Íris contesta declarações de Marcelo Dourado que diz: “homem hetero não contrai HIV”

 

O BBB Marcelo Dourado levantou polêmica, na manhã desta terça-feira (2), durante o banho de piscina. O lutador disse para os colegas que um homem que tem AIDS em “algum momento teve relação com outro homem”. “Hetero não pega AIDS, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles me disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”, afirmou. Segundo a presidente do Grupo Arco-Íris, Gilza Rodrigues “é um retrocesso uma fala como essa às vésperas do lançamento de uma campanha de prevenção contra Hiv/Aids do Ministério da Saúde. O governo gasta milhões com campanhas de conscientização – tanto para heterossexuais quanto para LGBT – para uma pessoa mal informada, em rede nacional, pôr em xeque todo o esforço de anos dos movimentos sociais. É por este motivo que nosso grupo continua organizando oficinas de esclarecimento à população”.
 
Organização produz oficina Saúde e Enfrentamento de DST, Aids e Hepatites Virais e recepciona autoridades do Ministério da Saúde
 
A diretora e o diretor-adjunto do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, Mariângela Simão e Eduardo Barbosa visitarão o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT (GAI) na próxima sexta-feira (5/2) às 19h. O encontro fará parte da oficina Saúde e Enfrentamento de DST, Aids e Hepatites Virais oferecida pelo infectologista Dr. Jorge Eurico, juntamente com o Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento e o Coordenador Técnico do GAI, Julio Moreira.

 

Oficinas HIV2

 
“Às sextas-feiras executamos oficinas com freqüentadores do grupo. Englobamos vários assuntos, dentre eles: direitos, legislação, militância, política, convivência e, claro, saúde. O Arco-Íris, desde sua fundação, sempre se preocupou com o setor de prevenção contra  as DST/AIDS. Temos dois projetos de conscientização e formação de multiplicadores, que visam informar e contribuir para frear a epidemia em jovens lésbicas, gays e bissexuais. Recentemente fomos a ONG escolhida para sediar o programa de testagem rápida Quero Fazer, da Pact Brasil”, informa o coordenador Julio Moreira.

 
No dia seguinte (6/2) às 10h, as autoridades lançarão a Campanha de Carnaval para Prevenção à Aids, voltada para Mulheres Jovens e Jovens Gays na Vila Olímpica da Mangueira (Rua Santos Melo, 73 – São Francisco Xavier –RJ).

19 comentários sobre “Grupo Arco-Íris contesta declarações de Marcelo Dourado que diz: “homem hetero não contrai HIV””

  1. Realmente é mais difícil um hetero, que não use drogas, ser contaminado.
    Os cientistas descobriram que somente pela abrasão da mucosa há contato com os finos e frágeis capilares e os fluídos do portador penetram na parede danificada.
    Já li um cartaz onde dizia:”Um dos dois é portador de HIV e o outro sabe”; o casal trocava um beijo. Bem, se há lesão na mucosa da boca, por uma escovação mais radical, o outro já passa a categoria de “soro positivo”.
    A minha colocação é científica. Nada contra as escolhas e preferências. Escrevo por ter estudado e gostar de dividir o que aprendo nos bancos da faculdade.

  2. Maria Rejane, com todo o respeito, não faz nenhum sentido essa abordagem. Qualquer cientista que tentasse este tipo de abordagem seria desqualificado e, desta forma, você não encontra quem o faz.

    Segundo o Ministério da Saúde (MS), estudos de comportamento sexual indicam que gays e HSH (Homens que fazem sexo com homens) têm 11 vezes mais chances de serem infectados pelo HIV do que homens heterossexuais. Isso é uma realidade SOCIAL, e não científica. Diz respeito a comportamentos. É, portanto, cultural.

    Ao ler o seu comentário, fico com a impressão de que você concorda com a afirmação do nobre rapaz, que afirma estar isento do HIV por ser hetero. Esta declaração deve, em primeiro lugar, ser repudiada, pois trata-se de uma completa idiotice, sem qualquer respaldo científico.

    Ainda segundo o MS, a taxa de homens heteros com HIV é de 19,5 casos por 100 mil. É, portanto, um problema de saúde pública que um cidadão completamente desinformado desconhece. O problema é que ele está em rede nacional, para mais de 40 mil telespectadores.

    Cordialmente,
    Gustavo

  3. Cra Rejane, espero que vc tente se informar mais sobre o referido asunto, já que vc tem acesso a internet, para que não venha reforçar o comentario infeliz do nosso “amigo” do BBB.
    ps: e fique longe desses cientistas pois eles irão te levar pra cadeia…

  4. Marcelo Dourado já foi preso
    >> Domingo, Fevereiro 21, 2010 – BBB10

    ARQUIVO Dezembro de 2005

    O sol já brilhava e os DJs se encarregavam de manter a animação em alta. A festa durou mais de 12 horas. Um público de 17 mil pessoas lotou o Riocentro. Esta manhã muitos ainda dançavam ao som da música eletrônica. A operação policial aconteceu durante a madrugada.

    Os agentes entraram disfarçados e gravaram imagens de jovens consumindo drogas.

    http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/foto/0,,11624020,00.jpg

    Segundo a polícia, um grupo, sentado no chão, faz uso de entorpecentes. Jovens inalam produtos químicos. Vinte e oito pessoas foram presas em flagrante e levadas de ônibus para a delegacia. Entre eles, Marcelo Dourado, ex-participante do Big Brother Brasil.

    Os jovens foram autuados por uso de drogas e encaminhados ao juizado especial criminal. Eles não quiseram gravar entrevistas.

    “As pessoas que conseguimos identificar conseguimos prendê-las e estamos trazendo para a delegacia e também teve muito material apreendido, uma vez que as pessoas que foram presas jogavam o material no chão”, conta o delegado Rodrigo Oliveira.

    Durante a operação foram apreendidos comprimidos de ecstasy, maconha, cocaína e lança-perfume.

    “O evento tem o apoio das autoridades, da polícia e a campanha anti-drogas é feita dentro do evento. Somos a favor da diversão, jamais do consumo de drogas”, afirma Roger Lyra, organizador da festa.

    Um especialista lembra que o diálogo nas famílias é importante para que os jovens não se envolvam com as drogas. E recomenda que os pais acompanhem a rotina dos filhos.
    “Se for um adolescente, menor que 21, 22 anos, se os pais não consentem, tem que ser enérgicos e dizer não. Ou se permitem, acho que pai e mãe deveriam levar a festa e buscar depois”, acredita Maria Tereza Aquino, do núcleo de estudo do uso de drogas da UERJ.
    .
    Os acusados continuam prestando depoimento. As informações são do RJTV em 17/12/2005.
    >> Postado por Lucas R. Félix às 21:59 | add a comment | link to this post | send email |

    Links para esta postagem

    >> Criar um link
    Postar um comentário

    Canal de comunicação direta com o HED News. Deixe sua opinião e ajude o

  5. Hoje no shopping no horário do almoço escuto dosi rapazes conversando sobre o carnaval:
    cara 1) nossa, pequei muita mulher nesse carnaval cara.
    cara 2) po cara, você deve ter usado muita camizinha.
    cara 1) que nada, você não ouviu o Dourado dizendo que homem hetero não pega AIDS.

    Isso e a instrução e educação que a globo dá, imagina quantos seguidores de Dourado não se contaminaram nesse carnaval? Lamentável.

  6. Pingback: TV Globo e a desinformação: tudo a ver « GBlog

  7. gostaria de pedir a ajuda de todos os gays , lesbicas e simpatizantes para votar e tirar aquele preconceituoso do programa. ele tornou publico seu comportamento contra todos os gays do brasil, deveriamos nos unir e votar pq ainda da tempo de mudar os numeros e ajudar angelica a fica, por favor votem em marcelo dourado.

  8. acho q no bbb , oq os participantes tem acarretado na vida lá fora não esta em questionamento pois não é divulgado o lado negro de todos eles , ou é? então temos que analisar oque acontece lá dentro e as pessoas como se mostram lá dentro
    Dourado é sim muito explosivo ao falar , fala muito palavrão, mas as pessoas q mostram quem são nem sempre são bonequinhas de porcelana …, é válido pra saber q são verdadeiras. ele não disse q bateria na morango (pelo contrario disse q ñ bate em mulher e ela por saber disso se aproveirtou para tirar-lo do serio na discusão)até q ela fosse homem a regra do jg ñ permite agressão fisica , e ela usou isso pra agir como agiu,tanto foi dessa forma q ela saiu devidamente, não sou afavor de todos atos do dourado mas acho q ele é o + vedd ali dentro.

  9. nesse jg ganha quem age naturalmente e o dourado esta agindo , se agrada a todos ou não ele é ele mesmo o tempo todo,os outros são falsos debaixo do nosso nariz, dá pra ver na cara , ele(dourado) é lutador na vida real e vai lutar lá dentro , a forma de vida dele , não é o q esta em jg, se procurarmos podres acharemos de todos , mas ele pra mim é oque é mais ele mesmo. Não acho que descrimina gays ou lesbicas , mas nem todos são obrigados a gostar do q os outros gostam e praticam ali o importante é conviver em paz …reseitar as diferenças , ninguem é obrigado a gostar das opções sexuais dos outros aceitar sim , respeitar tbm , mas se não te agrada , vai fingir , claro q não …acho que ele é o que é , apesar dos defeitos , ele é real

  10. Nada a ver qum ta contra o Dourado, ele não é preconceituoso merda nenhuma preconceituosos são esse bando de Lesbicas Gays e Trans, porque eles não aceitão pessoas normais , eles não aceitão a opnião das pessoas , as pessoas são obrigadas a concordar com a opnião deles , mais eles esqueceram que se o Pai e a Mãe deles fossem Gays ou Lesbicas , eles não teriam nascido .
    DOURADO É ISSO AI TO COM VOCÊ

  11. Luana, minha bonita…

    Numero 1 – aceitão não existe. o correto é aceitam.

    Numero 2 – a palavra MAS, com conotação de adversidade, não possui I. A palavra mais, com I, tem significado de adição, que não é o caso.

    Numero 3 – bando é um o coletivo de aves, como, por exemplo, de galinhas, suas colegas.

    Agora, o fato de você escrever assim, só demonstra o quão ignorante e sem educação você é.

    Fico imaginando se foi realmente justa a posição dos nossos políticos que, na nossa última constituição, de 1988, deram direito a voz e a voto a analfabetos “normais” como você.

  12. Gente, infelizmente o Dourado apenas reproduziu o que muitas pessoas, leigos e não leigos, reproduzem diariamente. A desinformação e a sua propagação é sempre lamentável.
    Mas não podemos caracterizar e categorizar a ignorância como homofobia, são duas coisas completamente distintas.
    Eu, particularmente, acharia interessantissimo usar o Dourado depois em uma campanha de exclarecimento falando algo do tipo: “Cara, que mancada minha! Falei besteira, eu não sabia, Mas agora que eu sei, vou contar para todos! E blá blá blá. Isso seria dez.

  13. NÃO ADIANTA DISCUTIRMOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VOTEM PARA DICESAR FICAR NA CASA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    USEM TELEFONE, CELULAR E SÓ VOTEM NO SITE DA GLOBO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    FICA NA CASA DICESAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VOTEM SEM PARAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. nao adianta dourado é o cara, vcs falam de que é grosso, preconceituoso, e dicesar que falou que dourado devia apanhar como judas e pediu para que o publico gay o batesse a pauladas, e depois falou que ia provocar dourado ate que ele o batesse, entao nao julguem se nao podem olhar seu proprio nariz, e se acham que dourado falou besteira, olhem para dicesar que todos chamam de falso, e pensem se ele representou bem os gays, que lutam para uma melhor aceitaçao da comunidade, dicesar nao representou bem os gays!!!!

  15. É muito triste isto, ainda não acredito em pessoas como estas que defende tanta hipocrisia. Esquecem o Dicesar, estamos falando de atitudes de pessoas civilizadas, parem de comparar outras pessoas com este cara, pois uma pessoa com ética e boa educação não concordaria com o mesmo. Verdadeiro, coerente, humilde, até os politicos são e nem todos gostam deles. Todos colocaram na cabeça o fato do preconceito e esqueceram do principal, a ética e é claro, que pessoas civilizadas não concordam com as aditudes dele. 60% dos votos, foram pq ele disse ser pobre, mas não foi isto que ele disse no Fautão, todos fizeram e estão fazendo papel de bobo concordando com ele. Vocês sabem quem disse isto:” “Eu só tenho amigos cineastas, escritores. Não me misturo com povão, só quando vou tomar um coco na rua ou quando a moça vem limpar a minha casa (risos)”. É isto aí, povão, vocês certamente sabem o que fizeram, mas não critico o resultado, um povo que colocou um presidente para governar um país, só pq ele é bonitinho, esperar o quê ?

  16. O problema é um só:

    Os gays não querem ser respeitados, querem ser enaltecidos, como se fossem seres superiores.
    NÃO SÃO!!!!!!!!!
    São pessoas comuns como qualquer outra, Dicesar é uma caricatura, gays que merecem ser respeitados não se comportam como ele se comportou. Se ele fosse uma mulher, esse comportamento teria sido rejeitado da mesma forma.
    Eu acho que Dourado ganhou porque foi autentico, não ficou lambendo os gays como se devesse isso a eles, pra msotrar respeito, como fez o Cadu e o Michel, se esfregando neles pra MOSTRAR que não tem preconceito, babaquice, não precisava disso. Voces não querem igualdade???? Taí. Ah me poupem, vcs fazem muito carnaval por nada, coisa de quem gosta de flash, e se aproveita da popularidade HONESTA de outros para aparecer.
    Cada um dá o que tem, e o que gosta.

  17. Bom! Não sou a favor nem de um e nem de outro, concordo que por mais que o Dourado tenha mostrado ser um pouco cruel em relação aos gays também acho que ele fez o certo não precisou se esfregar em ninguém para mostrar que não tinha preconceito do mesmo jeito que os demais conversaram entre si, aposto que se não houvesse tanta hipocresia todos estariam convivendo numa boa, o problema é que ser gay também não é fácil sei que há muito preconceito ainda mais também não vale justificar que qualquer ato de alguém já trate como homofóbico, realmente ele se enganou referente ao comentário sobre HIV assim como qualquer outra pessoa pode ainda não saber, agora por mais que ele seja rústico sei que ele é formado em educação física ou seja ele teve uma educação e com certeza ele teve muitas orientações sexuais quando estudava. Portanto também não sou de misturar com as pessoas, tenhos meus amigos também, não sou esnobe mais também não preciso esculachar e nem me sentir assim como mensionado nos comentários acima, ser culto é uma coisa interder de cultura é outra! Meu ponto de vista é o seguinte cada um vive a vida de sua maneira e condições o primordial é a educação e o respeito com o próximo pois com isto você frequenta qualquer lugar seja chique, vulgar ou decadente isso vai de estinto e de humor da pessoa. SEJA NORMAL!

  18. Sou hetero. Nem penso nisso, é minha natureza. Sou brancão, me perguntar se sou homossexual seria como me perguntar se sou negro. Agora é natural alguém ser negro, ou finlandês, ou cozinheiro….tanto quanto ser homo, bi, metro ou pansexual…Voltando ao assunto: jamais dei a bunda, acho repugnante a idéia de tocar um homem e para mim travestis são tristes…Pois é, e sou portador! Peguei de mulher, de alguma puta entre tantas que comi, fazendo sexo oral e as vezes até umas metidinhas sem proteção….Peguei e sou hetero. Abraço, Dourado, e…troca de médico.
    P.S.Maria Rejane: na saliva há pelo menos 17 substâncias que inativamo HIV. Vá estudar.

Deixe uma resposta