Categorias
Cidadania Cultura Direitos Humanos

Genocídio nunca mais!

Quando se diz que o atual governo brasileiro é genocida pode haver quem não saiba do que se trata. São regimes voltados para o extermínio da população. Nazismo, neonazismo, ditaduras, são exemplos históricos de regimes genocidas. Atualmente no Brasil estamos sob um regime neonazista.

O atual presidente fez apologia da tortura em cadeia nacional de TV durante a execução do golpe parlamentário-midiático-judicial de 2016. Isto ficou impune. Quando delitos contra a humanidade — que são imprescritíveis– ficam impunes, é um sinal gravíssimo de decomposição tanto do sistema político quanto da sociedade.

O Brasil fechou os olhos para os crimes cometidos pela ditadura de 1964. Quando não olhamos para o passado este tende a se repetir. Para que não haja mais ditadura, para que o Brasil volte a ser um país democrático constitucional com respeito aos Direitos Humanos, vai ser necessário um profundo trabalho de reforma tanto do sistema político quanto da vida social e dos valores que norteiam ambos.

Quando as pessoas se desinteressam pela política, isto é excelente para quem vive da manipulação e da enganação. Consciência é estudo, é pesquisa, é visitar a história, é refletir sobre a vida, é criar, é agir de acordo com valores superiores tais como o amor, a solidariedade, o bem comum.

Deixe uma resposta