Categorias
Opinião

Estudantes ocupam reitoria da UFRJ nesta quinta (18)

Nesta quinta-feira, 18 de outubro, ocorreu o Conselho Universitário extraordinário da UFRJ, com a intenção de aprovar o Programa de Reestruturação e Expansão, como conseqüência do decreto 6.096/07, o decreto do REUNI. Estudantes ocupam neste momento Reitoria e devem permanecer até amanhã, sexta 19, para cobrar explicações sobre processo de votação que consideram ilegítimo.

Os estudantes da UFRJ organizados no Comitê de Luta Contra a Reforma Universitária já vêm há bastante tempo lutando contra a reforma e o decreto do REUNI, com diversos atos no Conselho Universitário, e com a ocupação da Reitoria no período passado, quando esta tentaria aprová-lo. Mais uma vez estes estudantes organizaram um ato contra o REUNI, que exigia maior democracia nesta decisão, com a realização de um plebiscito ou de um congresso interno que envolvesse toda a comunidade acadêmica nesta decisão que mudaria tão profundamente a universidade.

O que se viu por parte da Reitoria neste conselho foram sucessivas tentativas de despistar os estudantes a atrapalhar sua organização. Começando pela mudança do local do conselho no dia anterior sem a menor divulgação. Na própria seção do CONSUNI, a discussão foi atropelada. Mesmo inviabilizado pelo ato dos estudantes, a Reitoria tentou aprovar o decreto, numa votação sem legitimidade, que não computou ao menos os votos das representações estudantis.

O Reitor Aloísio Teixeira declarou o projeto aprovado, mesmo com o auditório lotado com centenas de manifestantes gritando palavras de ordem em sua ampla maioria contra o decreto. Destaca-se o papel lamentável de cerca de 30 estudantes da antiga gestão do DCE e ligados aos partidos do Governo, que se enfrentaram fisicamente com os manifestantes, formando um cordão de isolamento para que o projeto fosse aprovado de maneira burocrática e autoritária. Inconformados, os manifestantes ocuparam o palco e a sessão foi dada como encerrada.

Diante das manobras autoritárias por parte da Reitoria, mais de 600 estudantes fizeram uma plenária do lado de fora do auditório e decidiram seguir em passeata até o prédio da Reitoria pelas ruas do campus do Fundão para cobrar explicações a respeito do ocorrido. Neste momento, se encontram ocupando o saguão da Reitoria.

Os estudantes a princípio estão cobrando um posicionamento público por parte da Reitoria em relação ao que aconteceu na manhã de hoje (18/10). Neste momento, os estudantes estão em assembléia para decidir os rumos do movimento, mas a expectativa é ocupar o gabinete da reitoria pelo menos até amanhã.

Para maiores informações, entrar em contato com a comissão de Imprensa do movimento:

Carol Barreto – (21) 9955-7233
Badauí – (21) 8857-1985
Allan Mesentier – (21) 9329-0765
Patricia Cordeiro – (21) 87858717

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net/agencia]

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Sair da versão mobile