Estudantes lutam por meia-passagem no Rio

Por Carollyne Rodrigues e Jonathan Alves

Estudantes da Universidade Castelo Branco (UCB), em Realengo, realizaram um ato em defesa da meia passagem para estudantes universitários no último dia 2 de setembro. Cerca de 150 manifestantes paralisaram o trânsito de manhã e à noite na porta da universidade, colando adesivos da campanha nos ônibus, distribuindo panfletos e colhendo assinaturas de pessoas que apóiam o projeto.
De acordo com a presidente da União Estadual dos Estudantes do RJ (UEE-RJ), Flavia Calé, o objetivo do ato é cobrar do atual prefeito Eduardo Paes um compromisso que ele firmou com os estudantes durante as últimas eleições, no qual implantaria a meia passagem nos transportes coletivos para estudantes universitários.
O manifesto foi organizado pelo DCE da UCB, por integrantes da UNE e pelo UEE-RJ. Os idealizadores foram nas salas de aula conscientizar os alunos sobre a importância da participação e, com isso, houve uma grande mobilização dentro da universidade.
De acordo com o presidente do DCE, Fernando Rangel, a idéia do projeto de lei que defende a meia passagem para universitários surgiu aproximadamente há oito anos. A UCB deu o ponta pé inicial nessa luta em 2009, pelo fato de que o atual prefeito Eduardo Paes assinou o termo de compromisso na própria universidade na fase de sua campanha eleitoral, em 2008. A intenção também foi trazer a idéia do movimento para a zona oeste, e mostrar que os alunos da UCB têm um papel fundamental nessa luta.
A meia passagem universitária já existe em várias capitais do país incluindo São Paulo, Recife, Salvador e Porto Alegre. No Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis e Volta Redonda já têm a meia passagem implementada. De acordo com a presidente da UEE-RJ, Flavia Cale, a inclusão da meia passagem para universitários será uma conquista muito importante porque nos dias atuais, milhares de estudantes evadem de suas faculdades por dificuldades financeiras. A contribuição do poder público para a formação dos estudantes é fundamental. A meia passagem é um direito fundamental que os universitários também precisam garantir no Rio de Janeiro.
Os estudantes prometem lutar até que a meia passagem seja implementada na Cidade do Rio de Janeiro e, com isso, planejam organizar esse mesmo ato em outras universidades, para pressionar e continuar cobrando uma atitude do prefeito.

2 comentários sobre “Estudantes lutam por meia-passagem no Rio”

  1. Parabéns aos universitários que estavam no movimento ou o apoiam de alguma forma. Vivemos num constante ataque dos governos, é preciso mobilização para conquistar aquilo que é direito e necessário, além de ter sido uma promessa.

Deixe uma resposta