Esporte na Favela – um olhar descolonizado

Olhar a favela por dentro da favela, com um olhar descolonizado. Essa é a proposta da exposição Imagens do Povo – Esporte na Favela, inaugurada nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, no CCBB do Rio de Janeiro. A mostra reúne cem fotos de 16 jovens formados em 2006 pela Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas, localizada no Complexo da Maré.
Por Lígia Coelho – Jornalistas Populares

Patrocinada pelo Ministério do Turismo, a exposição, que fica em cartaz até o dia 16 de setembro, pretende também propor uma discussão sobre a contribuição e o legado que o Pan 2007 deixou no cotidiano das comunidades populares do Rio de Janeiro.

O espírito da mostra é o mesmo que inspirou a criação do Centro de Documentação e Pesquisa Imagens do Povo, projeto do Observatório de Favelas: registrar a realidade das populações que vivem nos morros e nas periferias do Rio e de outras cidades brasileiras, a partir de uma visão descolonizada e livre de preconceitos, sem o estigma com que, freqüentemente, a favela é retratada pela mídia convencional. Trata-se, na verdade, de um auto-retrato, uma vez que os fotógrafos da agência integram as comunidades que eles próprios fotografam.

Do judô ao pião

Os registros fotográficos da mostra foram feitos nas favelas da Rocinha e Vidigal (Zona Sul do Rio), no Morro da Coroa (Zona Norte) e na Vila Vintém (Zona Oeste). Exibem desde a prática de esportes que exigem mais empenho, seriedade e disciplina, como boxe e judô, a tradicionais brincadeiras improvisadas e criativas, como bola de gude e pião, atividades lúdicas e despretensiosas ainda comuns nas favelas do Rio de Janeiro, em pleno império dos brinquedos eletrônicos. Sem falar, é claro, no futebol. Está tudo lá, registrado pelas lentes desses jovens e talentosos fotógrafos, que acompanharam as atividades dos XV Jogos Pan-Americanos no entorno de 13 favelas ou nas vias de acesso aos estádios, ginásios e outros locais de competição.

A curadoria é dos fotógrafos Dante Gastaldoni, João Roberto Ripper e Kita Pedroza, professores da Escola de Fotógrafos Populares, inaugurada em 2004, no complexo da Maré, junto com a agência Imagens do Povo. A Escola oferece um curso de 540 horas/aula, patrocinado pela Unicef e chancelado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense. Os fotógrafos que integram a mostra são: Adair Aguiar A.F. Rodrigues, Bira Carvalho, Davi Marcos, Diana Araújo, Fabio Café, Francisco Valdean, Jaqueline Felix, Larissa Freitas, Maicon Camargo, Ratão Diniz, Rodrigues Moura, Rosinaldo Lourenço, Rovena Rosa, Sadraque Santos e Walter Mesquita.

Além da exposição Imagens do Povo – Esporte na Favela, os jovens da agência vão participar de mais duas mostras em setembro: uma em Londres (Favela Inside – Canning House) e outra também no Rio de Janeiro, sobre os Jogos Para Pan-Americanos. Também vão participar do projeto “O Brasil passa pelo SESC”.

Serviço
Exposição: Imagens do Povo – Esporte na Favela
Fotógrafos do Observatório de Favelas
Curadoria: Dante Gastaldoni, João Roberto Ripper e Kita Pedroza
De 20 de agosto a 16 de setembro de 2007, de terça a domingo, das 10 às 21 horas
Centro Cultural Banco do Brasil (1o andar) – Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro, RJ. (21) 3808-2020
http://www.bb.com.Br/cultura
http://www.observatóriodefavelas.org.br

Deixe uma resposta