No contexto do espaço comunitário cidadão, ressaltam as ações cidadãs de promoção da vida, fortalecimento de vínculos, reforço da auto-estima. Estas ações acontecem no âmbito das famílias, associações, movimentos, bem como nos cenários nacional e internacional.
O tempo que vem transcorrendo desde o início do confinamento imposto pela pandemia, têm-nos feito voltar as nossas atenções para o espaço mínimo da vida de todo dia. No entanto, ao mesmo tempo, temos ficado mais conscientes de que é imprescindível uma ação integrada em diversos âmbitos, em escala nacional e mundial, se queremos de fato que a humanidade defina uma alternativa viável.
A cultura têm se mostrado como uma fonte inesgotável de recursos que sustentam a nossa capacidade resiliente. Procuramos a nossa história de vida, a memória coletiva, os projetos de inclusão social, a arte como exercício diário da esperança que constrói horizontes positivos. Como uma forma de suscitar a participação de leitoras e leitores neste mutirão, partilhamos estas frases mobilizadoras, e uma canção. Elas deverão servir como incentivos para o aprofundamento destes temas.
“Estamos rodeados de beleza” (Jorge Luis Borges. Arte poética)
“É preciso a chuva para florir” (Almir Sater, Tocando em frente)
“A lógica é o dinheiro do espírito” Frase lida num livro de Karl Marx.
“A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal” (Machado de Assis, Iaiá García).
“Às vezes penso que a única coisa que torna possível viver sem repugnância neste mundo é a beleza que de quando em quando os homens criam do caos. Os quadros que pintam, as músicas que compõem, os livros que escrevem, as vidas que levam. E em tudo isto o que encerra maior beleza é uma vida bela. Essa é que é a perfeita obra de arte.” (W. Somerset Maugham, O véu pintado)
“Ciranda Momento Novo”, proposta para a celebração da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 https://youtu.be/Pty-sx-MSNI (CONIC/CNBB)
Doutor em sociologia (Universidade de São Paulo). Mestre em sociologia (IUPERJ-Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Licenciado em sociologia (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina). Professor aposentado da UFPB. Terapeuta Comunitário Formador. Escritor. Membro do MISC-PB Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba. Autor de “Max Weber: ciência e valores” (São Paulo: Cortez Editora). Vários dos meus livros estão disponíveis on line gratuitamente: https://consciencia.net/mis-libros-on-line-meus-livros/