Caros Amigos de outubro nas bancas

A nova edição da Caros Amigos tem uma grande novidade. A revista está com duas capas diferentes, com troca de imagem e da chamada de maior destaque. Trata-se de um teste de impacto junto aos leitores. Só a capa muda. O conteúdo é o mesmo, com boas reportagens, entrevistas e artigos.
A reportagem da Caros Amigos acompanhou, durante uma semana, a rotina de uma família que teve o barraco incendiadona favela do Piolho, na zona sul de São Paulo. A história do casal Amadeu-Maria Aparecida, suas filhas e netos, expressa a dimensão humana de um fato nem sempre abordado pelo lado das vítimas – das pessoas que tiveram suas vidas radicalmente alteradas, ficaram à mercê dos serviços públicos e foram colocadas numa situação ainda pior do que estavam.
Outra reportagem procura desvendar quem tem se beneficiado realmente da Lei Rouanet, que é o principal instrumento de incentivo à cultura nacional. Mostra que os bancos e grandes empresas elitizaram tais recursos e reproduzem, na esfera cultural, algo parecido com o modelo econômico que concentra renda e gera desigualdade social. Por isso, milhares de projetos culturais continuam descartados de qualquer apoio.
Caros Amigos foi fundo também na análise da situação dos acidentes de trabalho, no Brasil, especialmente após a implementação de medidas neoliberais que agravaram as condições de trabalho, aceleraram o ritmo de produção e “flexibilizaram” a legislação de proteção aos trabalhadores. O quadro atual serve de alerta para quem tem alguma preocupação e alguma responsabilidade com a defesa da saúde do trabalhador.
Outra matéria instigante apresenta as principais questões tratadas no Simpósio Internacional – A Esquerda na América Latina, realizado em setembro, na USP, em São Paulo, no qual dezenas de pensadores, intelectuais e militantes analisaram as perspectivas da luta da esquerda no continente. Além disso, a revista tem outras reportagens, artigos e três ótimas entrevistas: com a cantora Teresa Cristina, com o comunicador popular Vito Giannotti e com a relatora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Rosa Maria Ortiz.
Enfim, um conteúdo imperdível. Vale a pena conferir.
Boa Leitura.
 
            Hamilton Octavio de Souza
            Editor.
 
Participaram desta edição: Caio Zinet, Claudius, Eduardo Sá , Eliane Parmezani , Emir Sader , Fabíola Munhoz, Fania Rodrigues, Frei Betto, Gabriela Moncau, Gilberto Breyne , Gilberto Felisberto Vasconcell os, Guto Lacaz , João Pedro Stedile , José Arbex Jr., Marcos Bagno, Mario Augusto Jakobskind , Mc Leonardo, Otávio Nagoya , Pedro Alexandre Sanches , Renato Pompeu, Sérgio Vaz, Tatiana Merlino.
 
Nota: A Edição Especial da Caros Amigos sobre a COMISSÃO DA VERDADE recebeu o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2012, na Categoria Revista. Essa edição especial está disponível, na íntegra, no site da Caros Amigos, no link
http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/politica/2608-caros-amigos-ganha-premio-vladimir-herzog-de-anistia-e-direitos-humanos
(*) Reprodução do informe da Caros Amigos.

Deixe uma resposta