Outra reportagem – do jornalista Caio Zinet – aponta as principais causas geradoras da desigualdade social em São Paulo, a mais rica metrópole brasileira. Estudos revelam que as políticas públicas, aliadas ao processo de especulação imobiliária, são responsáveis pela exclusão e a falta de acesso da população aos serviços essenciais.
A jornalista Tatiana Merlino aprofunda a investigação jornalística sobre o torturador argentino preso em Santa Catarina (por crime de estelionato) e relata que ele guarda informações preciosas sobre mortos e desaparecidos pela Operação Condor, que foi constituída pelos órgãos de repressão política durante as ditaduras do Cone Sul, dos anos 1960 a 1990.
Em outra reportagem, a jornalista Eliane Parmezani mostra que o sistema prisional brasileiro cria inúmeras dificuldades para as mulheres presas amamentarem seus filhos recém nascidos – que é um direito reivindicado não apenas pelas presas, mas também por vários estudiosos das condições existentes nos presídios femininos.
Além dessas matérias, temos duas entrevistas excelentes: uma com o urbanista estadunidense Mike Davis, autor do livro “Planeta Favela”; e outra com o compositor Edi Rock, um dos fundadores do grupo de rap Racionais MCs.
Ao completar 15 anos de resistência, a revista Caros Amigos reafirma seus compromissos com o jornalismo independente, crítico e de qualidade.
Leia Caros Amigos – já nas bancas!
Hamilton Octavio de Souza
Editor