Ato público abre Fórum Social Urbano

balao_faixasManifestação levou ontem, 22 de março, cerca de 500 pessoas às ruas do Centro do Rio. Os participantes do Fórum Social Urbano saíram da Candelária, às 10h, rumo aos armazéns da Zona Portuária, onde está sendo realizado o Fórum Urbano Mundial (FUM), da ONU. Lá um grupo de artistas de Santa Teresa promoveu uma intervenção em protesto à pouca participação popular no fórum oficial. Houve princípio de tumulto com a polícia, que foi contornado.

Resolvemos ir até a porta do fórum da ONU para denunciar que existem visões e temas que não estão contemplados naquele espaço como a criminalização dos movimentos sociais, da pobreza e os prejuízos que megaeventos como os jogos olímpicos tem provocado nas cidades sede”, disse Valério da Silva, da Fundação Bento Rubião.

Durante o trajeto, que incluiu a Rua Primeiro de Março e a Avenida Rio Branco, umas das mais movimentadas do Rio, faixas e bandeiras denunciaram as injustiças de uma “cidade-empresa”. O panfleto entregue à população nas ruas criticava a atual visão de governantes e empresas sobre o que é “progresso” urbano.

“Hoje em dia tudo vira mercadoria. Educação, saúde, transporte, moradia, comunicação e até a natureza! A exploração de recursos naturais é desenfreada. Transnacionais procuram se instalar em países periféricos na busca de mão de obra barata e leis ambientais flexíveis. Indústrias chamadas “sujas”, como as siderúrgicas, se encravam em bolsões de pobreza, gerando injustiça ambiental. Isso é desenvolvimento?”, questiona o documento.

Os organizadores do Fórum Social Urbano avaliam que o fórum da ONU não rompe com um modelo competitivo e injusto para as cidades, já quem em outras edições o FUM deu prioridade em suas agendas para governos, empresas e instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no lugar da participação popular.

De forma lúdica, a manifestação também contou com a leitura de poesias de cordel e músicas de grupos de Hip Hop da comunidade Jorge Turco, da Zona Norte do Rio. Um grupo de teatro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) uniu campo e cidade na busca por justiça.

“Não temos como falar dos problemas da cidade sem nos lembrarmos como foi o processo de industrialização do Brasil. Esse processo, que aumentou a concentração da terra na mão de poucos, fez com que as pessoas do campo fossem para as cidades. Acreditamos que a reforma agrária é uma das ações necessárias para a solução de conflitos urbanos. Por isso estamos no Fórum Social Urbano” ressaltou Marcelo Durão, do MST.

Depois do ato público, os ativistas partiram em direção ao Centro Cultural da Ação e Cidadania, que fica a 300 metros de onde ocorre o fórum da ONU. A proposta do Fórum Social Urbano é criar um espaço onde participantes do Brasil e do mundo possam trocar suas experiências para a busca da construção de outra cidade: democrática, igualitária, comprometida com a justiça social e ambiental.

Até o dia 26 de março, último dia do evento,  são esperados 10 mil participantes no FSU. São mais de 150 atividades programadas – entre palestras com especialistas de várias partes do mundo, debates, oficinas, intervenções e atividades culturais – em quatro eixos temáticos: Criminalização da Pobreza e Violências Urbanas; Megaeventos e a Globalização das Cidades; Conflitos Socioambientais nas cidades e Justiça Ambiental, e Grandes Projetos Urbanos e Áreas Centrais e Portuárias.

Relato originalmente publicado no blog do Forum Social Urbano e escrita pela Comissão de Comunicação do FSU, com a qual colaboram diversas iniciativas de comunicação alternativa/comunitária, inclusive este Fazendo Media. Fotos: Gabriel Bernardo/Fazendo Media.

Um comentário em “Ato público abre Fórum Social Urbano”

  1. ??? ???????? ?? 10 ????????? ?? ??????????????? ?????? 5????? ?????? ??????????????? ??????????????? ???????????? ?????? ????? ???????? ?? 3 ?? ?? 3 ??????????? ??? ??????? ? ?????????????????? ??????? ??? ???????? ? ?????????? ????????????????? ??? ????????? ????????????? ?????????????????? ? ??????? ???????? ??????????? ??? ????????? ?????? ???????????? ?????? ??? ????????????? ???? ? ????????-??????????? ???????????? ?? ???????? ??? ?? ???? ????? 6 ???????????????? ?????????? ?????????????? ??????? ?????? ?????????? ??????? ????? ???????? ????????? ?????? ????????? ?? 3 ??? ?? 5 ??????????? ??? ??? ??????????????? ?????????

Deixe uma respostaCancelar resposta