Categorias
Cidadania Educação Terapia Comunitária Integrativa

As rodas virtuais de Terapia Comunitária Integrativa

As rodas virtuais de Terapia Comunitária Integrativa me estão dando a possibilidade de refazer mais uma vez a minha presença, o meu estar aqui.
Algo muito precioso se recupera nestes encontros: é a minha humanidade, a confiança em mim mesmo, a capacidade de continuar a fazer juntos.
A memória mudou de lugar. Em virtude da atual situação em que estão limitados os contatos presenciais à moda antiga, vejo-me obrigado a voltar a minha atenção para o vivido.
A minha história se me apresenta com contornos muito mais nítidos. Aspectos da minha trajetória existencial se mostram agora como unificados em uma única realidade.
Se renova, acentuada, a minha perplexidade diante do estar vivo.
Olho para os rostos das pessoas que vejo na tela do computador ou do celular. Essas pessoas agora passam a fazer parte da minha vida.
As suas histórias se compõem com a minha, do mesmo modo como foi durante o tempo em que eu frequentava as rodas tradicionais de TCI.
Mais uma vez percebo o quanto temos em comum os seres humanos. O quanto é forte o potencial resiliente, o sentimento de que saramos ao ajudar alguém.

Por Rolando Lazarte

Sociólogo e escritor. Terapeuta Comunitário. Professor aposentado da UFPB. Membro do MISC-PB Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba. Vários dos meus livros estão disponíveis on line gratuitamente: https://consciencia.net/mis-libros-on-line-meus-livros/

Ver arquivo

Deixe uma resposta