ANPEd amplia pesquisas sobre inclusão sócio-educacional

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) renova convênio com o MEC para ampliar pesquisas sobre inclusão sócio-educacional, como foi anunciado durante sua 30ª Reunião Anual, que aconteceu em Caxambu, de 7 a 10 de outubro.

“Mais uma vez a ANPEd demonstra seu compromisso intelectual e político com a transformação da sociedade brasileira para superar o quadro de desigualdades sócio-econômicas”, diz Márcia Angela da Silva Aguiar, presidente da ANPEd. “O combate a todas as formas de exclusão é também alimentado pela produção acadêmica”.

O primeiro convênio data de 2005 e resultou em 23 pesquisas que serviram de apoio para implementar políticas públicas nas áreas voltadas para a educação de jovens e adultos, diversidade étnico-racial, educação no campo, educação indígena, relações de gênero e educação ambiental, e acesso de jovens das classes populares ao ensino superior público.

As pesquisas foram publicadas em dois volumes, lançados durante a 30ª Reunião Anual, com a presença da professora Regina Vinhais Gracindo (UnB), dos autores e pesquisadores da ANPEd. Na ocasião, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC – Secad), André Lázaro, anunciou a renovação e ampliação do convênio com a entidade para a realização de pesquisas sobre a inclusão sócio-educacional. Ele destacou a importância de realizar estudos sobre a educação no campo.

Desafios e perspectivas: 10 anos de LDB

Em ato público realizado durante a Reunião Anual, os presidentes das entidades educacionais destacaram os desafios e perspectivas da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que completa seus 10 anos.

Participaram os presidentes do CEDES (Centro de Educação & Sociedade), ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação), ANDES (Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior); AELAC (Associação dos Educadores da América Latina e Caribe) e da ANPEd.

Parte dos pesquisadores e dos coordenadores dos 82 programas de pós-graduação associados à ANPEd participaram do evento, coordenado pelo professor Romualdo Luiz Portela de Oliveira (USP).

Homenagem a Paulo Freire

Os participantes da reunião anual da ANPEd, que reúne cerca de 3.000 pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação, prestaram uma homenagem ao educador Paulo Freire pelos 10 anos de sua morte, em 2 de maio. Educador da práxis cidadã e democrática, este pernambucano de Recife, nascido em 19 de setembro de 1921, dedicou sua vida a formular uma pedagogia que interfira e avance na questão da transformação social. Ele criou um sistema revolucionário de educação de adultos e uma teoria do conhecimento emancipadora.

Saiba mais no Portal da ANPEd (www.anped.org.br)

Informações para a imprensa:
Menezes Comunicação: (11) 3815-1243 / 3815-0381 / 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana (menezescom@uol.com.br)

_______________________________________
Lembre-se que você tem quatro opções de participação: (I) Um email de cada vez; (II) Resumo diário; (III) Email de compilação; (IV) Sem emails (acesso apenas online). Para cancelar, responda solicitando. [www.consciencia.net/agencia]

Deixe uma resposta Cancelar resposta